11/04/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


V SEMANA DA QUARESMA (Roxo, Prefácio da Paixão I Ofício do dia)

Antífona de entrada

Cristo e o mediador de uma nova aliança, para que, por meio de sua morte, recebam os eleitos a herança eterna que lhes foi prometida (Hb 9,15).

Oração do Dia 11/04/2019

Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos dos nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Gênesis 17,3-9

Leitura do livro do Gênesis.
Naqueles dias, 17 3 Abrão prostrou-se com o rosto por terra. Deus disse-lhe: 4 “Este é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos. 5 De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos. 6 Tornar-te-ei extremamente fecundo, farei nascer de ti nações e terás reis por descendentes. 7Faço aliança contigo e com tua posteridade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que eu seja o teu Deus e o Deus de tua posteridade. 8 Darei a ti e a teus descendentes depois de ti a terra em que moras como peregrino, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o teu Deus.”
9 Deus disse ainda a Abraão: “Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu e tua posteridade nas gerações futuras".
Palavra do Senhor.


Salmo - 104/105

O Senhor se lembra sempre da aliança!
 
Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!
Lembrai as maravilhas que ele fez,
seus prodígios e as palavras de seus lábios!
 
Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.
 
Ele sempre se recorda da aliança,
promulgada a incontáveis gerações;
da aliança que ele fez com Abraão
e do seu santo juramento a Isaac.

Evangelho – João 8, 51-59

Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 8 51 "Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte".
52 Disseram-lhe os judeus: "Agora vemos que és possuído de um demônio. Abraão morreu, e também os profetas. E tu dizes que, se alguém guardar a tua palavra, jamais provará a morte.
53 És acaso maior do que nosso pai Abraão? E, entretanto, ele morreu e os profetas também. Quem pretendes ser?"
54 Respondeu Jesus: "Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; meu Pai é quem me glorifica, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus
55 e, contudo, não o conheceis. Eu, porém, o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas conheço-o e guardo a sua palavra.
56 Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria".
57 Os judeus lhe disseram: "Não tens ainda cinqüenta anos e viste Abraão!"
58 Respondeu-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse, eu sou".
59 A essas palavras, pegaram então em pedras para lhas atirar. Jesus, porém, se ocultou e saiu do templo.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade, este sacrifício para que seja proveitoso à nossa conversão e à salvação de todo o mundo. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Deus não quis poupar seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós e deu-nos, com ele, todas as coisas (Rm 8,32).


Depois da Comunhão

Nutridos, ó Deus, pelo pão que nos salva, imploramos vossa misericórdia, a fim de que, pelo mesmo sacramento que nos dais como alimento neste mundo, nos leveis a participar da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Só a morte se preocupa que, na verdade, não tem a vida

"Garanto-vos que aquele que é fiel à minha palavra nunca morrerá" (Jo 8, 51).
Jesus nos trouxe a vida em plenitude, Ele nos ensina a viver eternamente. A ciência procura, em todos os sentidos, encontrar uma chave e uma luz para o problema da morte.
A morte por Deus não é um problema, porque Deus é o Senhor e o autor da vida e só Ele pode nos dar a vida eterna. Temos medo da morte, porque ela nos preocupa, muitas vezes tira nossas perspectivas de planos, esperança e assim por diante. Perdoe-me, mas só se preocupe com a morte que, de fato, não tem vida, porque se a vida disso em nós, a Palavra dAquele que nos garante que nunca veremos a morte, o que veremos é a transformação de Nossa vida, vamos ver a nossa vida assumir uma pose do que Deus nos preparou.
Se de alguma forma a morte nos incomoda, nos causa medo, inseguranças e preocupações, é necessário encontrar Jesus e deixar a Sua Palavra permanecer em nós.
Cada vez que nos aproximamos da Palavra de Jesus, ela não dá vida, encorajamento, apoio, orientação, dá luz e nos dá mais e mais razão para viver. Mas eu não estou apenas pensando sobre a morte, enquanto um dia que eu passar desta vida para a eternidade, mas acho que a morte de cada dia, onde nós precisamos de encontrar sempre mais razão para viver.
Somente Jesus tem palavras de vida eterna, somente Ele supera tudo que o medo e a morte causarão em nossos corações
Essa razão maior para nossa vida é chamada Jesus, o Senhor, autor e consumador da nossa fé. Precisamos mergulhar a nossa vida em Jesus, encontrar e saborear a Palavra de Jesus, deixar levar, iluminar e orientar todo o nosso viver.
Nós estamos olhando em guru, em pensadores aqui e ali, eles podem até trazer iluminação, belas palavras para nossa vida, mas quem traz vida para nossa vida é Jesus. Somente ele tem palavras de vida eterna, somente Ele supera tudo o que temos e a morte causará em nossos corações.
Vamos colocar nossos corações em Jesus para que possamos ter uma vida plena.
Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ