01/10/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


SANTA TERESINHA VIRGEM E DOUTORA (Branco, Prefácio Comum ou das Virgens Ofício da Memória)

Antífona de entrada

Deus cercou-a de cuidados e a instruiu, guardou-a como a pupila dos seus olhos. Ele abriu suas asas como a águia e em cima dos seus ombros a levou. E só ele, o Senhor, foi o seu guia (Dt 32,10ss).

Oração do Dia 01/10/2019

Ó Deus, que preparais o vosso reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Zacarias 8,20-23

Leitura da profecia de Zacarias.
20 Eis o que diz o Senhor dos exércitos: "virão ainda muitos povos e habitantes de grandes cidades:
21 os habitantes de uma cidade convidarão os habitantes de outra, dizendo: ‘Vamos e roguemos ao Senhor! Busquemos o Senhor dos exércitos! - Também eu irei’. -
22 Virão muitos povos e poderosas nações buscar o Senhor dos exércitos em Jerusalém, e implorar a face do Senhor".
23 Eis o que diz o Senhor dos exércitos: "naquele dia dez homens de todas as línguas das nações tomarão um judeu pela orla de seu manto, e dirão: ‘queremos ir convosco, porque soubemos que Deus está convosco’".
Palavra do Senhor.


Salmo - 86/87

Nós temos ouvido que Deus está convosco.

O Senhor ama a cidade
que fundou no Monte santo; 
ama as portas de Sião 
mais que as casas de Jacó. 
Dizem coisas gloriosas
da Cidade do Senhor.

Lembro o Egito e Babilônia
entre os meus veneradores. 
Na Filistéia ou em Tiro
ou no país da Etiópia, 
este ou aquele ali nasceu. 
De Sião, porém, se diz:
“Nasceu nela todo homem;
Deus é sua segurança”.

Deus anota no seu livro,
onde inscreve os povos todos:
“Foi ali que estes nasceram”. 
E por isso todos juntos
a cantar se alegrarão; 
e, dançando, exclamarão:
“Estão em ti as nossas fontes!” 

Evangelho – Lucas 9, 51-56
Aleluia, aleluia, aleluia.
Veio o Filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
51 Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, ele resolveu dirigir-se a Jerusalém.
52 Enviou diante de si mensageiros que, tendo partido, entraram em uma povoação dos samaritanos para lhe arranjar pousada.
53 Mas não o receberam, por ele dar mostras de que ia para Jerusalém.
54 Vendo isto, Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?"
55 Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente.
56 "O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las". Foram então para outra povoação.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Ó Deus, ouvi as nossas preces, ao proclamarmos as vossas maravilhas em santa Teresinha. Assim como vos agradou por seus méritos, também vos agrade o nosso culto. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Se não vos converterdes e não vos tornardes semelhantes às crianças, não entrareis no reino do céu, diz o Senhor (Mt 18,3).


Depois da Comunhão

Ó Deus, fazei que o sacramento que recebemos acenda em nós aquela caridade que levou santa Teresinha a abandonar-se inteiramente a vós e a implorar vossa misericórdia para com todos. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Somos chamados e temos vocação para o céu


Quando o tempo da sua elevação ao céu estava prestes a ser cumprido, Jesus decidiu ir a Jerusalém ” (Lc 9,51)

A beleza é Jesus, sabendo que sua hora de ir para o céu está chegando. Não é o momento da Sua morte, porque a morte pela morte é uma tragédia, e não fomos feitos para a morte, não devemos esperar por ela ou procurar.
O que devemos esperar, almejar e trabalhar é ir para o céu, porque, assim como Jesus chegou e o tempo está chegando ao céu, nosso tempo também está chegando. São 50 ou 60 anos, é um dia ou são horas, o importante é que nosso coração tenha coragem e gosto pelo céu. Se não desejássemos o céu, viveríamos com medo da morte com toda a tristeza que a morte causa em nós.
Jesus, sabendo que Seu tempo de ir para o Céu estava chegando, partiu para Jerusalém, porque precisava encarar a vida como ela deveria ser encarada, ele deveria ir para Sua cidade. Em Jerusalém, ele mudou os oponentes, aqueles que, de fato, eram contra a sua vida. Contra Sua pregação e mensagem.

Somos chamados a construir o Céu aqui na Terra, para que, depois da vida na Terra, assumamos a plenitude do Céu na eternidade.

Jesus abraçou Sua causa e Sua missão, por isso é importante não esquecer: para ir para o Céu, precisamos viver comunhão com Deus, mas não podemos tirar os pés do chão, não podemos parar de realizar e viver intensamente nossa missão.
Não podemos viver escondidos no casulo do medo, preocupados, tensos, porque a vida está indo embora e consumindo, sendo liderada pela ditadura do medo. Da mesma forma, podemos nos expor ao mal, perigo, morte ou viver com medo disso. Precisamos viver caminhando para o céu, cumprindo nossa missão, assumindo nossas responsabilidades e encarando a vida com seus desafios.
Somos chamados a construir o Céu aqui na Terra, para que, depois da vida na Terra, assumamos a plenitude do Céu na eternidade. Que nossa vida seja movida por essa esperança, por essa segurança e toda a confiança de que fomos feitos para o céu.
É para o céu que devemos ir, é para o céu que devemos preparar todos os dias. Não devemos andar no medo da morte, mas na alegre e feliz esperança de que é para o céu que é a nossa vocação e clama pelo Senhor da vida.
Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ