06/11/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)

Antífona de entrada

Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s)

Oração do Dia 06/11/2019

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Romanos 13,8-10

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
13 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei.
9 Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
10 A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.
Palavra do Senhor.


Salmo - 111/112

Feliz quem tem piedade e empresta!

Feliz o homem que respeita o Senhor
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
abençoada a geração dos homens retos!

Ele é correto, generoso e compassivo,
como luz brilha nas trevas para os justos.
Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve sues negócios com justiça.

Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez,
e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho – Lucas 14, 25-33
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

14 25 Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:
26 "Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo.
28 Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?
29 Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele,
30 dizendo: 'Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar'.
31 Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?

32 De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.
33 Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo".
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós, felicidade sem limites! (Sl 15,11)


Depois da Comunhão

Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Somente Deus pode ocupar o primeiro lugar em nosso coração


Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lucas 14,26).

Jesus está se dirigindo para o nosso coração de discípulos e seguidores d’Ele. E ser discípulo de Jesus não é muito fácil, porque a nossa mentalidade mundana nos impede, muitas vezes, de segui-Lo de todo o coração.
Três verbos são essenciais para o seguimento de Jesus, e todos eles são muito duros, mas necessários para moldar, cuidar, cultivar e formar o verdadeiro coração do seguidor de Jesus Cristo .
O primeiro deles é o verbo “desapegar”. Quem quiser seguir a Jesus tem de ser uma pessoa desapegada. Quem vive um apego demasiado à sua família não consegue seguir a Jesus, porque o tempo inteiro está com a cabeça, o coração, a mente e o sono preso naquela situação.
Desapegar não quer dizer largar, não quer dizer fazer pouco-caso; desapegar quer dizer amar com profundidade, e não de forma doentia, porque todo apego exagerado é uma forma doentia de se viver. Por isso, aquele que é desapegado, confia; é aquele que se entrega para Deus; é aquele que entrega e vive pelos seus, deixando que Deus ensine a cuidar, e não toma para si todas as coisas. Há aquela pessoa da família que quer resolver tudo, tomar conta de tudo, inclusive, nem permite a família amadurecer, em Deus, pelo excesso de apego que tem.

Aquele bem que possuímos e cuidamos é importante para nós, mas não pode ocupar o primeiro lugar no nosso coração

O outro verbo é “renunciar”: “Se vós não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”. Para ser um discípulo não se pode ser apegado ao outro, não pode ser preso aos bens e as circunstâncias materiais. Tudo o que temos é para promover o bem, fazer o bem, vivermos bem.
Renunciar quer dizer colocar cada coisa no seu lugar. Ou seja, aquele bem que possuímos e cuidamos é importante para nós, mas não pode ocupar o primeiro lugar no nosso coração.
O terceiro verbo tão importante para seguir Jesus é “carregar” a sua cruz, isto é, ter a cruz não somente no peito, e sim como marca da vida. Carregar a cruz é carregar a sua própria vida com as circunstâncias que ela tem; com todas as coisas boas e com as dificuldades; com os problemas; com os desafios; com as necessidades e superações que nós temos; com as doenças, enfermidades e contrariedades. É saber que seguir a Jesus não é deixar de termos isso, mas é assumirmos todas essas coisas com o coração de um discípulo de Jesus.
Que o bom Mestre nos ensine a sermos desapegados, ensine-nos a viver a renúncia para segui-Lo de todo o coração.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ