28/01/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
SANTO TOMÁS DE AQUINO SACERDOTE E DOUTOR (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores Ofício da Memória)
Antífona de entrada
Os sábios refulgirão como o esplendor do firmamento; e os que ensinaram a mitos a justiça brilharão como estrelas para sempre (Dn 12,3).
Oração do Dia
Ó Deus, que tornastes santo Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Hebreus 10,19-25
Leitura da carta aos Hebreus.
10 19 Por esse motivo, irmãos, temos ampla confiança de poder entrar no santuário eterno, em virtude do sangue de Jesus,
20 pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu, isto é, o caminho de seu próprio corpo.
21 E dado que temos um Sumo-sacerdote estabelecido sobre a casa de Deus,
22 acheguemo-nos a ele com coração sincero, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado com a água purificadora (do batismo).
23 Conservemo-nos firmemente apegados à nossa esperança, porque é fiel aquele cuja promessa aguardamos.
24 Olhemos uns pelos outros para estímulo à caridade e às boas obras.
25 Não abandonemos a nossa assembléia, como é costume de alguns, mas admoestemo-nos mutuamente, e tanto mais quando vedes aproximar-se o Grande Dia.
Palavra do Senhor.
Salmo - 23/24
É assim a geração dos que buscam vossa face,
Ó Senhor, Deus de Israel.
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
O mundo inteiro com os seres que o povoam;
Porque ele a tornou firme sobre os mares
E, sobre as águas, a mantém inabalável.
“Quem subirá até o monte o Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?”
“Quem tem mãos puras e inocente coração,
quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor
E a recompensa de seu Deus e salvador.”
“É assim a geração dos que o procuram
e do Deus de Israel buscam a face.”
Evangelho - Marcos 4,21-25
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 4 21 Jesus dizia à multidão: “Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?
22 Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado.
23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça”.
24 Ele prosseguiu: “Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.
25 Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Que o vosso Espírito, ó Deus, nos conceda nesta celebração a luz da fé que iluminava santo Tomás de Aquino na propagação da vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Nós anunciamos Cristo crucificado: Cristo, força e sabedoria de Deus (1 Cor 1,23s).
Depois da Comunhão
Nós vos pedimos, ó Deus, que, renovados por esta comunhão e exortados por esta comunhão e exortados pelos ensinamentos de santo Tomás de Aquino, vivamos em contínua ação de graças pelos dons que recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Usemos todos os dias a medida da misericórdia
Quero chamar atenção para duas realidades que a Palavra de Deus coloca aos nossos olhos. Primeiro, que uma lâmpada não é para ficar escondida, não é para ser sufocada nem deixada de lado. A lâmpada é para iluminar, para trazer luz; a lâmpada é, de fato, para nos permitir enxergar bem.
Sejamos luz e andemos na luz, permitamos que todas as nossas obras aconteçam na luz de Deus. Não viva nada escondido, que ninguém possa saber. E se houver alguém que, de repente, não seja bom para saber, procure quem possa ajudá-lo a resolver aquela situação que parece obscura na sua vida.
Para ser bem sincero, não viva suas obscuridades sozinho de forma alguma, porque tudo o que está em segredo será descoberto, a não ser que as pessoas que convivam com você ignorem ou sejam ingênuas. Porque o nosso próprio comportamento, a nossa forma de ser e de agir – por mais astutos que sejamos -, revelam que algo não está bem. E aquilo que não está bem precisamos levar à luz. Leve à luz de Deus, leve à luz da confissão, leva à luz da direção espiritual, leve à luz da graça de Deus para que você seja luz.
Jamais deixemos a medida da misericórdia, porque é essa medida que Deus usa conosco todos os dias
Tem situações que lutamos uma vida inteira para compreender, mas não é para andar na escuridão, é para andar na luz e na direção de Jesus, que é o Senhor. Por isso, não importa qual seja a sua situação, traga ela para a luz. Não é que tenho que pegar a minha vida e ficar expondo para todo mundo, mas eu tenho que encontrar o caminho da luz, para não viver na escuridão.
Depois, a medida que precisamos ter na vida é sempre a medida justa e misericordiosa, porque essa é a medida que Deus usa para conosco. Deus é justo e muito misericordioso para conosco, agora com a medida que medimos seremos medidos. Somos, muitas vezes, duros uns com os outros, somos exigentes de mais com os outros, não sabemos ter paciência, não sabemos ter misericórdia, não sabemos ter compreensão com a fraqueza, com a debilidade e a fragilidade do outro.
Se prestarmos atenção, Deus tem sempre misericórdia com as obscuridades da nossa vida, mas nós somos muitas vezes duros, rigorosos e chamamos isso de autenticidade. Sejamos autênticos com aquilo que Deus é para conosco. Se Deus é justo e misericordioso para com nossas fraquezas e fragilidades, sejamos justos, mas jamais deixemos a medida da misericórdia, porque é essa medida que Deus usa conosco todos os dias.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário