23/03/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
V SEMANA DA QUARESMA (Roxo, Prefácio da Quaresma I Ofício do Dia)
Espera no Senhor e sê corajoso! Fortifique-se teu coração; espera no Senhor! (Sl 26,14)
Concedei-nos, ó Deus, perseverar no vosso serviço para que, em nossos dias, cresça em número e santidade o povo que vos serve. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro dos Números.
21 4 Partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom.
5 Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.”
6 Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos.
7 O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo,
8 e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
Palavra do Senhor.
Ouvi, Senhor, e escutai minha oração,
e chegue até vós o meu clamor.
Ouvi, Senhor, e escutai minha oração,
e chegue até vós o meu clamor!
De mim não oculteis a vossa face
no dia em que estou angustiado!
Inclinai o vosso ouvido para mim,
ao invocar-vos, atendei-me sem demora!
As nações respeitarão o vosso nome,
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
quando o Senhor reconstruir Jerusalém
e aparecer com gloriosa majestade,
ele ouvirá a oração dos oprimidos
e não desprezará a sua prece.
Para as futuras gerações se escreva isto,
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
Ele inclinou-se de seu templo nas alturas,
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
para os gemidos dos cativos escutar
e da morte libertar os condenados.
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
8 21 Jesus disse aos judeus fariseus: “Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22 Perguntavam os judeus: “Será que ele se vai matar, pois diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23 Ele lhes disse: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
24 Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado”.
25 “Quem és tu?”, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: “Exatamente o que eu vos declaro.
26 Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo”.
27 Eles, porém, não compreenderam que ele lhes falava do Pai.
28 Jesus então lhes disse: “Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou.
29 Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado”.
30 Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Nós vos oferecemos, ó Deus, o sacrifício que nos reconcilia convosco, para que perdoeis os nossos pecados e orienteis os corações vacilantes. Por Cristo, nosso Senhor.
Quando eu for exaltado da terra, diz o Senhor, atrairei a mim todas as coisas (Jo 12,32).
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, desejando continuamente os vossos dons, nos aproximemos sempre mais dos bens celestes. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
A verdade nos aproxima de Cristo
Os fariseus religiosos estão sempre colocando obstáculos no caminho de Jesus, estão sempre se opondo, estão sempre querendo colocar Jesus em contradição. Esse não é o principal problema, é que eles fazem da religião argumento para as próprias ilusões da vida, eles transformam a religião em instrumento para coagir, para se aparecerem e se oporem à verdade.
Que religião enganosa eles vivem e, por isso, crescem na ignorância. Não é a ignorância de não conhecer, é a de não querer conhecer; não é a ignorância de não ter a verdade, é a de não querer se abrir para a verdade. A ignorância deles é de se acharem donos da verdade, é acharem que já sabem tudo e não precisam aprender. A ignorância dos fariseus é se acharem donos de Deus e da religião. A ignorância dos fariseus é se acharem mais sábios, mais conhecedores e mais religiosos que os outros. Por isso, a sentença para eles em vida é dura. “Vos morrereis no vosso pecado”.
Peçamos a Deus a graça da profunda humildade porque só por ela nos aproximamos de Jesus
Não há coisa pior do que morrermos no pecado; e Deus não quer que morramos no pecado. Saiba que o grande pecado não é aquilo que queremos na verdade apontar para o mundo, o pecado dos outros. O grande pecado é a nossa própria ignorância a respeito da verdade, o grande pecado é não acolhermos a verdade como tal. É desse pecado que Jesus está se referindo, a esse grupo religioso, que são os fariseus que praticam as obras religiosas de uma forma primaz. São os primeiros a jejuarem, a pagarem o dízimo, a ocuparem os lugares nas sinagogas, são os primeiros a fazerem e se acharem melhores que todos, mas, infelizmente, vivem na ignorância da fé, não acolhem a verdade de Jesus, transformam a religião em propriedade deles.
Que dureza! Jesus disse: “Vós morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Primeiro, peçamos a Deus a graça de abrirmos os nossos olhos porque nos achamos muito sábios e conhecedores da verdade. Peçamos a Deus a graça da profunda humildade porque só por ela nos aproximamos de Jesus e a verdade se aproxima de nós.
Peçamos a graça de ouvir a Jesus, de sermos guiados por Ele e sairmos dessa mania de querermos guiar e iluminar Jesus e dizer o que Ele tem de dizer por nós. É preciso ter a graça de saber ouvir, pois, quem não sabe ouvir morre na ignorância, morre no seu próprio pecado; e Deus não quer que morramos em nenhum dos nossos pecados.
Que Deus cure a nossa cegueira, o nosso orgulho, a nossa soberba; e que nos liberte das ilusões, inclusive, religiosas.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário