08/05/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
V SEMANA DA PÁSCOA (Branco Ofício do dia)
Sepultados com Cristo na batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2,12)
Deus eterno e todo-poderoso, vós nos fizestes participar de vossa própria vida pelo novo nascimento do batismo; conduzi à plenitude da glória aqueles a quem concedestes, pela justificação, o dom da imortalidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
16 1 Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego,
2 que gozava de ótima reputação junto dos irmãos de Listra e de Icônio.
3 Paulo quis que ele fosse em sua companhia. Ao tomá-lo consigo, circuncidou-o, por causa dos judeus daqueles lugares, pois todos sabiam que o seu pai era grego.
4 Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
5 Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e cresciam em número dia a dia.
6 Atravessando em seguida a Frígia e a província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra de Deus na (província da) Ásia.
7 Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
8 Depois de haverem atravessado rapidamente a Mísia, desceram a Trôade.
9 De noite, Paulo teve uma visão: um macedônio, em pé, diante dele, lhe rogava: “Passa à Macedônia, e vem em nosso auxílio!”
10 Assim que teve essa visão, procuramos partir para a Macedônia, certos de que Deus nos chamava a pregar-lhes o Evangelho.
Palavra do Senhor.
Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel e eternamente!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentando á direita de Deus Pai (Cl 3,1).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
15 18 Disse Jesus: “Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós.
19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.
21 Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançar os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
Pai, eu te rogo por eles, para que sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste, diz o Senhor, aleluia! (Jo 17,20s)
Guardai, ó Deus, no vosso constante amor aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso filho, nos alegremos por sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Vamos mostrar ao mundo o amor de Deus
“Lembra-te do que te disse: o servo não é maior do que o seu senhor. Se eles me perseguiram, eles também o perseguirão; Se foram fiéis à minha palavra, também serão fiéis à tua ” (Jo 15,20).
Os discípulos de Jesus seguem os passos de seu Mestre. Agora, não fiques indiferente quando não somos amados, quando somos ignorados, quando falam mal de nós, quando nos perseguem por causa do nome de Jesus.
Como fizeram com nosso Mestre, nós, seus discípulos, o seguimos no amor e também na dor; nós, que somos Seus discípulos, O seguimos na glória e na cruz primeiro. Nós, seus discípulos que o seguimos na vida, também o seguimos nas adversidades e na perseguição por causa da vida, então não, tenhamos medo do mundo.
O mundo odeia Jesus, o mundo odeia as palavras de Jesus, agora, o mundo nos odeia, mas o que não podemos fazer é odiar as pessoas do mundo. Podemos odiar os males do mundo, e devemos ter horror deles, devemos ter repúdio a tudo que é mundano e que ofende a dignidade humana e os valores evangélicos, mas não compartilhamos do ódio do mundo, não semeamos o ódio das pessoas umas contra as outras, pelo outro, não colocamos ódio no coração das pessoas, porque não fomos vacinados com o ódio. Fomos vacinados com o amor de Deus, é esse amor que precisa ser injetado nas nossas veias, no nosso coração e em tudo o que fazemos.
Nós, que somos seus discípulos, o seguimos no amor e também na dor
É o amor de Deus que deve estar em nós, é o amor de Deus que trazemos ao mundo. E o mundo nos odiando, respondemos com outra moeda, nossa moeda é o amor. O mundo nos persegue, nós não perseguimos as pessoas do mundo, mas rezamos por eles, oferecemos-lhes a outra face, oferecemos a face do Evangelho, do perdão e da misericórdia.
É verdade que o mundo não está muito convencido, e muitas vezes do Evangelho, porque os seguidores de Jesus fazem o que o mundo faz: odeiam, perseguem, falam mal, se comportam como o mundo se comporta, trazem todos eles para o igreja, atitudes mundanas e às vezes é difícil distinguir o que é de Deus e do mundo. Quando vivemos os sentimentos mundanos dentro de nós, semeamos discórdia, nos voltamos uns contra os outros.
Muitas vezes, você sofre perseguição não do mundo, mas de pessoas mundanas que estão dentro da igreja. Portanto, o mais importante não é ter os sentimentos do mundo, mas que os sentimentos de Jesus Cristo estão em nós.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário