09/08/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

XIX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de que vos busca (Sl 73,20.19.22s).

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Deuteronômio 10,12-22)

Leitura do livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 10 12"E agora, ó Israel, o que pede a ti o Senhor, teu Deus, senão que o temas, andando nos seus caminhos, amando-o e servindo-o de todo o teu coração e de toda a tua alma,
13observando os mandamentos do Senhor e suas leis, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz?
14 Vê: ao Senhor, teu Deus, pertencem os céus e os céus dos céus, a terra e tudo o que nela se encontra.
15Não obstante, só a teus pais se apegou o Senhor com amor, e elegeu a sua posteridade, depois deles, a vós, dentre todas as nações, como o vedes presentemente.
16Cortai, pois, o prepúcio de vosso coração, e cessai de endurecer vossa cerviz;
17porque o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz distinção de pessoas, nem aceita presentes.
18Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, ao qual dá alimento e vestuário.
19Também vós, amai o estrangeiro, porque fostes estrangeiros no Egito.
20Temerás o Senhor, teu Deus, e o servirás. Estarás unido a ele, e só pelo seu nome farás os teus juramentos.
21Ele é a tua glória e o teu Deus, que fez por ti estas grandes e terríveis coisas que viste com os teus olhos.
22Quando os teus pais desceram ao Egito eram em número de setenta pessoas, e agora o Senhor, teu Deus, multiplicou-te como as estrelas do céu".

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 147/147B

Glorifica o Senhor, o Jerusalém.
 
Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as tuas portas
e os teus filhos, em teu seio, abençoou.
 
A paz em teus limites garantiu
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.
 
Anunciai a Jacó sua palavra,
seus preceitos e suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Mateus 17,22-27)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus

1721Enquanto caminhava pela Galiléia, Jesus lhes disse: "O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos homens.
22Matá-lo-ão, mas ao terceiro dia ressuscitará". E eles ficaram profundamente aflitos.
23Logo que chegaram a Cafarnaum, aqueles que cobravam o imposto da didracma aproximaram-se de Pedro e lhe perguntaram: "Teu mestre não paga a didracma?"
24"Paga sim", respondeu Pedro. Mas quando chegaram à casa, Jesus preveniu-o, dizendo: "Que te parece, Simão? Os reis da terra, de quem recebem os tributos ou os impostos? De seus filhos ou dos estrangeiros?"
25 Pedro respondeu: "Dos estrangeiros". Jesus replicou: "Os filhos, então, estão isentos.
26Mas não convém escandalizá-los. Vai ao mar, lança o anzol, e ao primeiro peixe que pegares abrirás a boca e encontrarás um estatere. Toma-o e dá-o por mim e por ti".

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os por vosso poder em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor (Jo 6,52).

Depois da Comunhão

Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova 

O Senhor transforma todas as realidades da nossa vida

“O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. E os discípulos ficaram muito tristes” (Mateus 17,22-23).

Veja como é o coração dos discípulos de outrora e como é o coração dos discípulos de hoje. Eu sei que de Deus nós queremos ouvir só coisa boa, da vida também; ninguém quer ouvir coisa triste, ninguém quer saber que pode ficar doente, ninguém quer saber que vai morrer. Ninguém quer encarar a vida como ela é.

Nós, muitas vezes, até nos iludimos, religiosamente falando. A pessoa pega a Bíblia, ela a abre, lê, e ali vem uma palavra que é dura, que é correção, mas ela não quer ouvir; ela muda a página, ela quer ficar, inclusive, com aquelas caixinhas de promessas, e só vale promessa positiva, só vale promessa de prosperidade. Nós só queremos ouvir notícias: “Vou ter muita saúde”. “Vou ganhar muito dinheiro”. “Vou estar realizado em tudo o que eu fizer”.

A vida tem limites, tem sucessos, dificuldades e fracassos; não estaremos sempre no auge

Não gosto de viver de ilusões nem de fantasias. Eu gosto de encarar a vida como ela é, mas não é com desânimo, é com confiança, com esperança, sabendo em quem eu coloquei a minha confiança. Por isso que, quando Jesus fala d’Ele mesmo, Ele diz: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. É uma realidade! E uma vez que Ele vai ser entregue, os homens O mataram, mas, no terceiro dia, Ele ressuscita.

Os discípulos não olharam para a mensagem final, eles olharam somente para aquilo que, primeiramente, os agonizou, o fato de Jesus ser entregue, o fato de que Ele seria morto. Mas Ele vai ressuscitar.

Assim como os discípulos de ontem, nós, os discípulos de hoje, não podemos viver iludidos. A vida tem limites, tem sucessos, dificuldades e fracassos; não estaremos sempre no auge, a vida não é feita só de êxitos. Temos muita saúde, mas vamos experimentar as debilidades da vida, e talvez você nem queira escutar o padre Roger, porque “como ele pode dizer isso?”. Mas a vida é assim.

Eu nunca acreditei que a minha mãe, que meus irmãos e eu fôssemos viver eternamente aqui nesta Terra, e nem quero. Quero só estar preparado, ter maturidade para enfrentar a realidade de cada dia, para enfrentar a dinâmica da vida, e não quero me entristecer, porque eu sei que o meu Senhor, aquele em quem eu coloquei a minha confiança, a minha esperança, há de me ressuscitar.

Eu sei que o fim de tudo não é o fim da vida aqui, o fim de tudo é a vida eterna, ou seja, o fim de tudo aquilo que não tem fim é a eterna glória com Deus. É por isso que, vivendo em meio a minha vida aqui na Terra, não tiro os meus olhos da eternidade. Olho para a Terra e vejo tantas decepções e ilusões; olho para nossa vida cotidiana e vejo que a vida humana está revestida de ilusões e fantasias. Olho para a vida humana e vejo tantas decepções, vejo que o ser humano não é capaz de socorrer o próprio ser humano.

Não vou desanimar, porque sei que o meu Senhor há de transformar todas as realidades. Não vou viver de ilusão, vou viver da fé e da confiança no Senhor. Se vem notícias tristes no primeiro momento, que passe o tormento, porque eu sei que o meu Senhor há de transformar todas as realidades.

Que a minha alma não se envolva pela tristeza dessa ou daquela realidade, mas que meu coração exulte na certeza de que a Ressurreição é o capítulo final da humanidade.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ