REZAR OU ORAR


Se estudarmos a origem latina da palavra “rezar” vamos descobrir que ela traz um significado de “recitar”, “ler em voz alta”, “apresentar lendo”, “citar”, “pronunciar uma fórmula”, “repetir”, “dizer de cor”. Este estudo da raiz e da significação do termo “rezar” nos mostra que tal palavra se aplica melhor às preces prontas, de autoria de terceiros, que aprendemos e repetimos.
Já o verbo “orar” tem suas raízes no termo latino “oro”, que significa “dizer”, “falar”, de onde também se deriva o termo “oral”, ou seja, “dito”, “falado”. Este entendimento se encaixa melhor com as preces na forma de uma fala, uma conversa. Orar é abrir o coração a Deus, como a um amigo.
Então, de maneira simples, poderíamos dizer que orar é fazer oração de maneira espontânea, rezar seria recitar alguma oração já existente e oficial, por exemplo, a oração do Pai Nosso.

Mas a grande verdade é que quando rezamos nós oramos e quando oramos nós rezamos.

Se me cabe uma consideração, a melhor diz respeito à valorização que precisamos ter dos pequenos momentos de encontro com Deus.

Será que temos criado momentos de oração. Temos feito de cada momento de nossa vida uma oportunidade para deixar que Deus se aproxime de nós?

Nosso trabalho cotidiano, nosso estudo, nossa vida doméstica, o convívio com os nossos pode se tornar esse momento favorável de escuta do que Deus quer e espera de nós.

Cada momento de nossa vida pode se tornar um momento de oração, cada momento de nossa vida pode ser uma oportunidade para que aprendamos a rezar.

Não há desculpa para não rezar, Deus é o Senhor do tempo, breves momentos de escuta e silencia para ouvi-Lo vale imensamente mais que nosso ativismo cotidiano, que nossa correria e medo do silêncio: vivemos conectados, estamos sempre on line, sempre ouvindo músicas, com a TV ligada. Nunca paramos.

A oração é a chave na mão do cristão para alcançar o Reino de Deus. É o meio de comunicação entre você e seu Pai de amor.

Pensar um pouco sobre o que em minha vida pode ser diferente a partir de minha decisão diária é desafiador e exige compromisso, talvez estejamos fugindo de compromissos com Deus, com as pessoas, e o pior de tudo, queremos fugir de compromissos com a gente mesmo. Quem não sabe ouvir a Deus, dificilmente ouvirá os outros, dificilmente ouvirá a si mesmo.
Você pode ser uma grande pessoa de oração.
Reserve um tempo especial, num lugar separado, e converse com Deus, sobre suas mais diferentes alegrias e anseios. Ele te ouvirá.

Que Deus nos ensine a rezar e faça de nossa vida uma oração para que possamos escutá-Lo.

Você e Deus ficarão íntimos e você descobrirá em Jesus o seu melhor amigo!




Continue conosco e acompanhe os post´s para fortalecer-se na FÉ, com ESPERANÇA e vivendo o AMOR - 1Cor 13,13. :)


A paz de Cristo e até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ