04/12/2018 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


I SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I Ofício do Dia)

Antífona de entrada

Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e haverá uma grande luz naquele dia (Zc 14,5.7).

Oração do Dia 04/12/2018


Sede propício, ó Deus, às nossas súplicas e auxiliai-nos em nossa tribulação. Consolados pela vinda do vosso Filho, sejamos purificados da antiga culpa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Isaías 11,1-10

Leitura do livro do profeta Isaías.
Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.
Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor.
(Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.) Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer;
mas julgará os fracos com eqüidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio.
5 A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos.
Então o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá;
a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi.
A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide.
Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar.
10 Naquele tempo, o rebento de Jessé, posto como estandarte para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será a sua morada.
Palavra do Senhor.


Salmo - 71/72

Nos seus dias, a justiça florirá 
e paz em abundância para sempre. 

Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus,
vossa justiça ao descendente da realeza!
Com justiça ele governe o vosso povo,
com equidade ele julgue os vossos pobres.

Nos seus dias, a justiça florirá
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio,
e desde o rio até os confins de toda a terra!

Libertará o indigente que suplica,
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
Terá pena do indigente e do infeliz,
e a vida dos humildes salvará.

Seja bendito o seu nome para sempre!
E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados,
todas as gentes cantarão o seu louvor!
 

Evangelho – Lucas 10, 21-24
Aleluia, aleluia, aleluia. 
Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. E ele há de iluminar os olhos dos seus servos. 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 21 Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23 E voltou-se para os seus discípulos, e disse: “Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,
24 pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”.
Palavra da Salvação.
 
Oração Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade nossas humildes preces e oferendas e, como não podemos invocar nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão

O Senhor, justo juiz, dará a coroa da justiça aos que esperam com amor a sua vinda (2Tm 4,8).

Depois da Comunhão

Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova


O Reino dos Céus é revelado a quem vive a pequenez de coração

Jesus está nos direcionando para o caminho da humildade, porque o Reino dos Céus pertence àqueles que são pobres e humildes de coração

Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos” (Lucas 10,21).

O Reino de Deus é encontrado não por aqueles que são movidos por sua própria sabedoria, pelo conhecimento que têm das coisas. O Reino dos Céus é revelado aos corações pequeninos.
Olhe a forma redundante, não é nem aos corações pequenos, mas aos corações que são mais do que pequenos. Ainda que seja um forma carinhosa e amorosa de Jesus se referir, Ele está nos direcionando para o caminho da humildade, porque o Reino dos Céus pertence àqueles que são pobres e humildes de coração.
Talvez, os sábios consigam descobrir os segredos do universo; as leis que regem a existência física e assim por diante. Mas, mesmo com todo o conhecimento não encontram o Reino dos Céus.
O Reino dos Céus acontece dentro de nós, ele se instala dentro de nós quando nos despojamos daquela capa velha que nos deixa com sentimento de superioridade, de vantagem sobre as outras pessoas e nos submetemos de forma humilde, sincera e verdadeira aos cuidados do Senhor. Vamos penetrando no coração de Deus e o Reino de Deus vai penetrando em nossa alma e em nosso coração.
Por isso, deixe de lado esse sentimento de grandeza, esse sentimento que nos leva a querer estar acima dos outros, de nos sentirmos melhores do que os outros, esse sentimento nos leva a querer rivalizar e competir com o outro.
Busquemos o caminho da humildade, porque o Reino dos Céus é revelado a quem vive a pequenez de coração.
O segredo de uma alma pequena não é que ela seja pequena no tamanho, ela é até grande no tamanho, mas é pequena na dependência total de Deus. Ela não é grande no sentido do orgulho que move o coração dos homens, mas ela humilha todo sentimento de grandeza, de soberba dentro de si, para se unir ao seu Senhor.                             
Uma alma humilde é uma alma que se une ao coração de Deu e se submete a Ele. O coração pequenino é o coração onde Deus habita. É hora de purificar o coração, lavar a alma, renovar os nossos sentimentos interiores, para que não sejamos movidos pela cobiça do mundo e busquemos, no mundo, as satisfações para a nossa alma.
O que satisfaz o coração de uma alma pequenina é a presença amorosa de Deus dentro de si. O que preenche o coração de um servo do Senhor é servi-Lo com o coração humilde, porque, ali, Deus habita e realiza a sua graça.
Deus abençoe você!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ