06/02/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


SÃO PAULO MIKI Mártir (Vermelho, Pref. comum ou dos mártires Ofício da Memória)

Antífona de entrada

Alegram-se nos céus os santos que na terra seguiram a Cristo. Por seu amor derramaram o próprio sangue; exultarão com ele eternamente.

Oração do Dia 06/02/2019

Ó Deus, força dos santos, que em Nagasaki chamastes à verdadeira vida são Paulo Miki e seus companheiros pelo martírio da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar até a morte na fé que professamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Hebreus 12,4-7.11-15

Leitura da carta aos Hebreus.
12 Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado.
Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: “Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele;
pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho”.
Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?
11 E verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz.
12 “Levantai, pois, vossas mãos fatigadas e vossos joelhos trêmulos”.
13 Dirigi os vossos passos pelo caminho certo. Os que claudicam tornem ao bom caminho e não se desviem.
14 Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor.
15 Estai alerta para que ninguém deixe passar a graça de Deus, e para que não desponte nenhuma planta amarga, capaz de estragar e contaminar a massa inteira.
Palavra do Senhor.


Salmo - 102/103

O amor do Senhor por quem o respeita
é de sempre e para sempre.


Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
não te esqueças de nenhum de seus favores!

Como um pai se compadece de seus filhos,
o Senhor tem compaixão dos que o temem.
Porque sabe de que barro somos feitos
e se lembra que apenas somos pó.

Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme
é de sempre e perdura para sempre;
e também sua justiça se estende
por gerações até os filhos de seus filhos,
aos que guardam fielmente sua aliança.

 Evangelho – Marcos 6, 1-6

Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e as me seguem (Jo 10,27).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 6 depois, Jesus partiu dali e foi para a sua pátria, seguido de seus discípulos. Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: “Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres?
Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs?” E ficaram perplexos a seu respeito.
Mas Jesus disse-lhes: “Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa”.
Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Recebei, Pai santo, as nossas oferendas na comemoração dos vossos santos mártires e dai-nos a graça de não vacilar ao proclamarmos nossa fé. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Fostes vós que permanecestes comigo nas minhas tribulações. E eu disponho do reino para vós, diz o Senhor. No meu reino comereis e bebereis à minha mesa (Lc 22,28ss).


Depois da Comunhão

Ó Deus, que, de modo admirável, manifestastes em vossos mártires o mistério da cruz, concedei que, fortalecidos por este sacrifício, possamos seguir fielmente a Cristo e participar na Igreja da obra de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Seja um evangelizador para as pessoas de dentro da sua casa

Não podemos nos omitir e deixar de levar a presença de Deus aos nossos, para os de dentro da nossa casa

Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga (Marcos 6,1).
É muito belo acompanhar quando Jesus voltou a Jerusalém, para a terra em que foi criado. Ele volta ali para fazer-Se presente e para levar, aos seus, aquilo que Ele veio trazer.
Nós não podemos nos omitir e deixar de levar a presença de Deus aos nossos. Muitas vezes, levamos Deus para os de fora, para o mundo, até porque, é mais fácil e, o mundo, às vezes, nos acolhe melhor. Pois, os nossos, nos olham, conhecem as nossas fraquezas, nos vêem simplesmente como o “comum”, e não vêem a graça que precisamos levar.
Mas, nós precisamos assumir a nossa missão, seja dentro de casa, na família, onde vivermos, pois, ali, deveremos proclamar a presença de Deus. Veja: Jesus não se omitiu; Ele voltou à Sua terra, foi à sinagoga e, o mais importante, ali Ele ensinava a Palavra de Deus.
Não seja catequista apenas para fora; não seja evangelizador só para os de fora. Seja um evangelizador dentro da sua casa. Com humildade e sabedoria evangélica fale de Deus para os seus, essa é a nossa primeira missão.
Depois que Jesus ensinou na sinagoga, ali Ele não pôde fazer tantos milagres, não pôde espalhar a graça. Saibamos que ouvir já é uma graça, mas o milagre é quando escutamos a Palavra de Deus e ela nos penetra. Pois é, então, que se realiza o Reino de Deus em nós, porque ela muda as nossas convicções e transpõe a nossa maneira de pensar. Queremos milagre maior do que isso?
Sabemos que, quando acolhemos a Palavra de Deus, permitimos que ela entre nós, que mude aqueles sentimentos negativos que cultivamos em nosso coração e mude, também, a nossa maneira de agir. Mas, ali em Jerusalém, muitos não souberam. Eles olharam para Jesus apenas como mais um e ficaram escandalizados com Ele.
Por isso, Jesus curou apenas a alguns doentes e admirou-Se com a falta de fé deles. É preciso ter fé para acolhê-Lo, amá-Lo; é preciso ter fé para que a Sua Palavra não seja apenas ouvida, e sim ruminada, guardada e vivida. Então, veremos o milagre acontecer dentro da nossa própria vida.
Deus abençoe você!      

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ