16/02/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


V SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)

Antífona de entrada

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

Oração do Dia 16/02/2019

Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Gênesis 3,9-24

Leitura do livro do Gênesis.
3 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?” 10 E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.” 11 O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?” 12 O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.” 13 O Senhor Deus disse à mulher: "Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me",– respondeu ela – "e eu comi.”
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.
15 Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”
16 Disse também à mulher: "Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.”
17 E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.
18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra.
19 Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”
20 Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.
21 O Senhor Deus fez para Adão e sua mulher umas vestes de peles, e os vestiu. 22 E o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente".
23 O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado. 24 E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida.
Palavra do Senhor.
Salmo - 89/90

Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
 
Já bem antes que as montanhas fossem feitas
ou a terra e o mundo se formassem,
desde sempre e para sempre vós sois Deus.
 
Vós fazeis voltar ao pó todo mortal
quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!”
Pois mil anos para vós são como ontem,
qual vigília de uma noite que passou.
 
Eles passam como o sono da manhã,
são iguais à erva verde pelos campos:
de manhã ela floresce vicejante,
mas à tarde é cortada e logo seca.
 
Ensinai-nos a contar os nossos dias
e daí ao nosso coração sabedoria!
Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?
Tende piedade e compaixão de vossos servos!

 Evangelho – Marcos 8, 1-10

Aleluia, aleluia, aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
8 1 Naqueles dias, como fosse novamente numerosa a multidão, enão tivessem o que comer, Jesus convocou os discípulos e lhes disse:
2 "Tenho compaixão deste povo. Já há três dias perseveram comigo e não têm o que comer.
3 Se os despedir em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho; e alguns deles vieram de longe".
4 Seus discípulos responderam-lhe: "Como poderá alguém fartá-los de pão aqui no deserto?"
5 Mas ele perguntou-lhes: "Quantos pães tendes?" "Sete", responderam.
6 Mandou então que o povo se assentasse no chão. Tomando os sete pães, deu graças, partiu-os e entregou-os a seus discípulos, para que os distribuíssem e eles os distribuíram ao povo.
7 Tinham também alguns peixinhos. Ele os abençoou e mandou também distribuí-los.
8 Comeram e ficaram fartos, e dos pedaços que sobraram levantaram sete cestos.
9 Ora, os que comeram eram cerca de quatro mil pessoas. Em seguida, Jesus os despediu.
10 E embarcando depois com seus discípulos, foi para o território de Dalmanuta.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas

Senhor nosso Deus, que criastes o pão e o vinho para alimento da nossa fraqueza, concedei que se tornem para nós sacramento da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão

Demos graças ao Senhor por sua bondade, por suas maravilhas em favor dos homens; deu de beber aos que tinham sede, alimentou os que tinham fome (Sl 106,8s).

Depois da Comunhão

Ó Deus, vós quisestes que participássemos do mesmo pão e do mesmo cálice; fazei-nos viver de tal modo unidos em Cristo, que tenhamos a alegria de produzir muitos frutos para a salvação do mundo. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

 

Vamos ter compaixão e solidariedade com os mais necessitados

Jesus tem compaixão por todos aqueles que não têm o que comer

"Naqueles dias, ele reuniu-se novamente uma grande multidão, e como não tendo nada para comer, Jesus chamou os seus discípulos e disse a eles, tenho pena de esta multidão, porque três dias comigo e não têm nada para comer" (Mc 8 , 1-2).

Jesus é o mestre que alimenta o seu. Ele se alimenta com o pão da Palavra; Ele ensina, ele prega. Ele guia os corações para o Reino dos Céus. Mas o homem não vive somente da Palavra. O homem também vive do pão que alimenta, satisfaz e mantém em pé. É por isso que Jesus teve compaixão daquela multidão que o seguiu por três dias e não tinha nada para comer. Então, Ele manifesta Seus discípulos para se preocuparem com Ele.
Nós, como discípulos de Jesus, precisamos ouvir a preocupação do Mestre. Ele está preocupado com multidões que, no mundo em que vivemos, não têm o que comer.
O homem está com sede e fome de Deus. E precisamos trazer Deus aos corações, anunciar a Sua Palavra e proclamar o Seu amor. Mas, por favor, não vamos viver a hipocrisia da pregação. Não basta nos anunciarmos no microfone, na mídia e nas redes sociais que "Jesus é o Senhor", se não nos preocuparmos com a fome do povo.
Há muitas pessoas famintas e grandes multidões que, neste mundo, não têm o que comer. Nas nossas ruas, as crianças passam fome; Em nossas cidades, pais de famílias, homens e mulheres, muitas vezes, não têm o que comer.
É doloroso dizer que muitas pessoas comem comida estragada; Eles comem comida que é ruim só para poder enganar a fome. Enquanto isso, em nossas casas, nós jogamos fora comida, as crianças apenas comem o que querem e jogam comida fora.
Perdemos a consciência do valor sagrado da comida e perdemos a consciência do valor sagrado da solidariedade. Nossa solidariedade tem um nome, é chamado compaixão. Jesus sofre com todos aqueles que sofrem. Ele sofre fome, penúria; Ele sofre por não ter o que comer.
Não se trata de explicações sociológicas para a fome, para a miséria humana, porque teríamos várias razões e explicações. Aqui, trata-se de cuidar daqueles que estão com fome, de dar pão àqueles que não têm o que comer, de distribuir o que temos em nossa casa, de atender àqueles que são necessários.
Não podemos permitir que, ao nosso lado e mesmo longe de nós, qualquer filho de Deus passe fome. Não podemos, em nossa consciência cristã, dizer que esse problema não é nosso. Isso seria um sinal de que não somos discípulos de Jesus, porque Ele chama Seus discípulos para dizer que Ele tem compaixão por aquela multidão que não tem o que comer.
Jesus diz, ainda hoje, que ele tem compaixão por todos aqueles que não têm o que comer. Multiplique nosso pão, a comida que temos em nossa casa. Multiplique nossa solidariedade para que possamos dividir e distribuir com aqueles que não têm.
Deus te abençoe!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ