16/06/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


SANTÍSSIMA TRINDADE (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio ofício da solenidade)

Antífona de entrada

Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.

Oração do Dia 16/06/2019

Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da Verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Provérbios 8,22-31

Leitura do livro dos Provérbios

Assim fala a sabedoria de Deus: 22"O Senhor me possuiu como primícias de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; 23desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. 24Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, 25antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada. 26Ele ainda não havia feito as terras e os campos nem os primeiros vestígios de terra do mundo. 27Quando preparava os céus, ali estava eu; quando traçava a abóbada sobre o abismo, 28quando firmava as nuvens Iá no alto e reprimia as fontes do abismo, 29quando fixava ao mar os seus Iimites de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas e lançava os fundamentos da terra, 30eu estava ao seu lado como mestre de obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, 31brincando na superfície da terra e alegrando-me em estar com os thos dos homens”.

Palavra do Senhor.
Salmo – 8

Ó Senhor nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!


Contemplando estes céus que plasmastes
e formastes com dedos de artista;
vendo a lua e estrelas brilhantes,
perguntamos: ”Senhor, que é o homem,
para dele assim vos Iembrardes
e o tratardes com tanto carinho?"
Pouco abaixo de Deus o fizestes,

coroando-o de glória e esplendor;
vós Ihe destes poder sobre tudo,
vossas obras aos pés Ihe pusestes.
As ovelhas, os bois, os rebanhos,
todo o gado e as feras da mata;
passarinhos e peixes dos mares,
todo ser que se move nas águas.

2a Leitura - Romanos 5,1-5

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos

Irmãos, 1justificados peIa fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos flrmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância, 4a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; 5e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Palavra do Senhor.
Evangelho – João 16, 12-15


Aleluia, aleluia, aleluia

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém (Ap 1,8).

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12”Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-Io anunciará. 15Tudo o que o Pai possuí é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”.
Palavra da salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Senhor nosso Deus, pela invocação do vosso nome, santificai as oferendas de vossos servos e servas, fazendo de nós uma oferenda eterna. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abba, Pai (Gl 4,6).


Depois da Comunhão

Possa valer-nos, Senhor nosso Deus, a comunhão no vosso sacramento, ao proclamarmos nossa fé na Trindade eterna e santa e na sua indivisível unidade. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Um Deus trino de amor e comunhão
"Ele me glorificará, porque ele receberá o que é meu e o anunciará a você. Tudo o que pertence ao Pai é meu. É por isso que lhe digo: "Ele receberá o que é meu e anunciará a você" (Jo 16, 14 - 15).
Jesus está nos falando sobre Seu Espírito, o Espírito que Ele prometeu e nos deu do lado do Pai. Celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade. O carinho entre as três pessoas é maravilhoso!
Quando Jesus fala de Seu Pai, Ele fala sobre coisas mais íntimas, Ele fala sobre sua própria natureza. Quando ele refere-se ao Espírito que Ele enviará o Espírito é tão longe d'Ele, o Pai, porque os três são tão unidos, viver uma comunhão de amor que, muitas vezes, é difícil não confundir. Mas é uma realidade única, um único Deus, um único, mas com três pessoas diferentes e da mesma natureza.
Que beleza é essa comunhão de amor! É o amor que engendra a comunhão, é o amor que brota do Pai pelo Filho e pelo Filho pelo Pai e o Espírito que faz circular o amor dEle por toda a Terra.
Foi a imagem daquele Deus maravilhoso, daquele Deus uno e trino, que fomos criados. Esse anseio pelo amor que temos em nós é o desejo divino, é o cuidado divino, é a presença de Deus em nós. Esse desejo de doar uns aos outros, na experiência do amor, é a presença amorosa de Deus em nós.
Foi a imagem deste maravilhoso Deus, deste Deus trino que fomos criados
ninguém é realizado sozinho, ninguém nasce para viver sozinho, porque Deus não está sozinho. Deus é comunidade e a comunidade é a máxima expressão de comunhão e amor. É esse amor que criou todas as coisas, é esse amor que está presente em nossa vida para nos restaurar.
Precisamos, hoje, imergir em Deus. Essa imersão de Deus que é trino, é imergir em um Pai, que é o Criador de todas as coisas e que fez tudo por amor, para imergir neste Pai que nos deu Seu Filho como a maior prova de Seu amor por nós. É aquele Filho que nos salva e nos põe de novo em comunhão com o Pai do dom maior, que é o Seu Espírito de amor, Espírito que restaura, cria e renova.
Nós louvamos, abençoamos, adoramos e glorificamos nosso Deus. Nosso único Deus, verdadeiro e amoroso, que se faz presente, porque Deus é dividido, mas Ele compartilha cada um dos seus rostos. O rosto amoroso do Pai, do Filho e do Espírito, presente em nossas vidas para nos tornar novas criaturas.
A este Deus que tanto nos ama e nos criou à Sua imagem, a Ele todo louvor, honra e glória.
Deus te abençoe!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ