26/06/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


XII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)

Antífona de entrada

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

Oração do Dia 26/06/2019

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Gênesis 15,1-12.17-18

Leitura do livro do Gênesis.
15 1Depois desses acontecimentos, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: “Nada temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.” 2Abrão respondeu: “Senhor Javé, que me dareis vós? Eu irei sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco.” 3E ajuntou: “Vós não me destes posteridade, e é um escravo nascido em minha casa que será o meu herdeiro.” 4Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.”
5E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz. Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência.” 6Abrão confiou no Senhor, e o Senhor lho imputou para justiça.
7E disse-lhe: “Eu sou o Senhor que te fiz sair de Ur da Caldéia para dar-te esta terra.” 8“O Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?” 9“Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho.” 10Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves. 11Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou.
12E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão.
17Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas.
18Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: “Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates:
Palavra do Senhor.


Salmo - 104/105

O Senhor se lembra sempre da aliança.

Dai graças ao Senhor, gritai seu nome,
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
Cantai, entoai salmos para ele,
publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo,
exulte o coração que busca a Deus!
Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Evangelho – Mateus 7, 15-20

Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s). 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 15 "Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores.
16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos?
17 Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos.
18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos.
19 Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
20 Pelos seus frutos os conhecereis".
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento (Sl 144,15).


Depois da Comunhão

Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Precisamos ter atenção com os falsos profetas


Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mateus 7,15).
Precisamos cuidar de tudo aquilo que está ao nosso lado, cuidar-nos e prevenir-nos do que é falso, daquilo que é enganador e nos ilude. Facilmente, somos iludidos e enganados, porque as pessoas vendem as coisas no pacote; e, geralmente, os pacotes são tão bem feitos, amarrados e decorados, que prestamos mais atenção nele do que no conteúdo, prestamos mais atenção na capa do que naquilo que vem dentro.
Uma capa bem feita e bonita é o que nos chama à atenção. Pegamos um livro e a capa dele está linda, mas não significa que, dentro dele, o conteúdo seja, de fato, bom. Pode ser que o livro só tenha capa, mas não tenha conteúdo nenhum ou o conteúdo que esteja dentro dele seja falsificado.
Já nos venderam produtos falsos, já nos iludiram com falsas promessas, já nos deram coisas que seriam a salvação da vida, a solução dos nossos problemas, mas, na verdade, viraram verdadeiras complicações para nós. Precisamos cuidar do que é falso para não sermos iludidos, inclusive, cuidar daquilo que falseia a própria Palavra de Deus.
Falar de Deus todos nós podemos. Eu conheço pessoas que não creem em Deus e sabem falar das coisas d’Ele, sabem verbalizar a realidade de Deus. A questão não é aqueles que falam, porque nós temos a necessidade de ouvir algo para nos consolar, direcionar-nos e nos conduzir; e aí que está, pois quem nos conquista pelo ouvido conduz os sentimentos e os afetos do nosso coração.
O nosso coração é, muitas vezes, conduzido e seduzido para o erro, porque não prestamos atenção nas vozes que entram em nós.
Precisamos ter atenção com os falsos profetas. Ainda que a pele seja maravilhosa, ainda que a mensagem seja linda, muitos falsos profetas são verdadeiros lobos ferozes que nos roubam de Deus, que nos fazem servir a Deus de forma enganosa e falsa.

Precisamos pedir a Deus discernimento, para não permitirmos que nossas ovelhas sejam enganadas por falsos profetas

Todos nós temos boa intenção em servir o Senhor, mas, na boa intenção, caímos na sedução e na lábia, que nos promete curas, vida fácil, que promete resolver todos os nossos problemas, que simplesmente fala de Deus e não tem uma história comprometida, uma vida verdadeiramente evangélica. Não basta ouvir, é preciso conhecer. Por isso a ovelha precisa reconhecer a voz do seu pastor.
Estamos num mundo onde há muitas ilusões e enganos; e, no aspecto religioso, aspecto da vida sagrada, há muitos enganos em nome de Deus, de Jesus, em nome da fé.
A religião é uma bênção, é o canal que nos liga a Deus e nos leva de volta a Ele. Não posso, no entanto, deixar de dizer, como um homem religioso, que há muita coisa que engana no meio religioso, há muitos falsos profetas. Olhando as confusões que há em nome da fé em todos meios, precisamos pedir a Deus o bom e verdadeiro discernimento, seja para não enganar nem para não ser enganado, mas, sobretudo, para não permitir que nossas ovelhas sejam enganadas e iludidas por falsos profetas.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ