12/08/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


XIX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)

Antífona de entrada

Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de que vos busca (Sl 73,20.19.22s).

Oração do Dia 12/08/2019

Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Deuteronômio 10,12-22

Leitura do livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo, dizendo: 10 12"E agora, ó Israel, o que pede a ti o Senhor, teu Deus, senão que o temas, andando nos seus caminhos, amando-o e servindo-o de todo o teu coração e de toda a tua alma,
13observando os mandamentos do Senhor e suas leis, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz?
14 Vê: ao Senhor, teu Deus, pertencem os céus e os céus dos céus, a terra e tudo o que nela se encontra.
15Não obstante, só a teus pais se apegou o Senhor com amor, e elegeu a sua posteridade, depois deles, a vós, dentre todas as nações, como o vedes presentemente.
16Cortai, pois, o prepúcio de vosso coração, e cessai de endurecer vossa cerviz;
17porque o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz distinção de pessoas, nem aceita presentes.
18Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, ao qual dá alimento e vestuário.
19Também vós, amai o estrangeiro, porque fostes estrangeiros no Egito.
20Temerás o Senhor, teu Deus, e o servirás. Estarás unido a ele, e só pelo seu nome farás os teus juramentos.
21Ele é a tua glória e o teu Deus, que fez por ti estas grandes e terríveis coisas que viste com os teus olhos.
22Quando os teus pais desceram ao Egito eram em número de setenta pessoas, e agora o Senhor, teu Deus, multiplicou-te como as estrelas do céu".
Palavra do Senhor.


Salmo - 147/147B

Glorifica o Senhor, o Jerusalém.
Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as tuas portas
e os teus filhos, em teu seio, abençoou.
A paz em teus limites garantiu
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.
Anunciai a Jacó sua palavra,
seus preceitos e suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho – Mateus 17, 22-27

Aleluia, aleluia, aleluia. 
Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
1721Enquanto caminhava pela Galiléia, Jesus lhes disse: "O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos homens.
22Matá-lo-ão, mas ao terceiro dia ressuscitará". E eles ficaram profundamente aflitos.
23Logo que chegaram a Cafarnaum, aqueles que cobravam o imposto da didracma aproximaram-se de Pedro e lhe perguntaram: "Teu mestre não paga a didracma?"
24"Paga sim", respondeu Pedro. Mas quando chegaram à casa, Jesus preveniu-o, dizendo: "Que te parece, Simão? Os reis da terra, de quem recebem os tributos ou os impostos? De seus filhos ou dos estrangeiros?"
25 Pedro respondeu: "Dos estrangeiros". Jesus replicou: "Os filhos, então, estão isentos.
26Mas não convém escandalizá-los. Vai ao mar, lança o anzol, e ao primeiro peixe que pegares abrirás a boca e encontrarás um estatere. Toma-o e dá-o por mim e por ti".
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os por vosso poder em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor (Jo 6,52).


Depois da Comunhão

Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.



Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova


O Senhor cuida das tristezas do nosso coração
’O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia Ele ressuscitará’. E os discípulos ficaram muito tristes” (Mateus 17,22-23).
O que causou tanta tristeza no coração dos discípulos de Jesus? E o que causa tanta tristeza no nosso coração?
Tudo aquilo que possa parecer negativo. O Filho do Homem ser entregue, e o Filho do Homem é Jesus nas mãos dos homens a ser morto. Só de pensar numa realidade dessas, já nos causa tristeza. A verdade é que nós ficamos tristes com tudo aquilo que para nós respira e cheira morte, mas é porque paramos na morte, como se Deus fosse um deus da morte, como se o Senhor tivesse trazido a morte para nós quando, na verdade, Ele é o Deus da vida.
“Eles O matarão, mas no terceiro dia Ele ressuscitará”. Queremos que as coisas vertam ou caminhem sem seguir a rota da via da vida.
Não teremos vida de Deus em nós, se não passarmos pela via da morte. Não chegamos ao outro lado sem sairmos dessa vida. Do mesmo jeito, não passamos para uma vida nova, se não morrermos para a vida velha. Não passamos para a vida em Deus, se não morrermos para a vida mundana. A morte vai fazer muito pouco em nós quando vamos morrendo a cada dia para Deus.
Jesus não negou a sua morte, Ele a abraçou. E, a abraçando, Ele abraçou a vida nova; a vida ressuscitada que Ele mesmo veio nos trazer.
Ele não está dizendo que nós não teremos tristezas, dificuldades e tribulações
O Senhor quer cuidar de tudo aquilo que causa tristeza ao nosso coração, mas Ele não está dizendo que nós não teremos tristezas, dificuldades, tribulações, que não passaremos por momentos difíceis; e nem está nos dizendo que não morreremos.
Às vezes, quando alguém dos nossos morrem, decepcionamo-nos com Deus, como se Ele fosse o culpado. Mas é a vida de todos nós que caminha para isso; é a nossa vida que segue a rota.
O problema não é morrer, e sim não viver em Deus. O problema não é não morrer, o problema é morrer sem Deus. A questão não é morrer, mas não termos os olhos da vida de Deus em nós. Por isso, Cristo está preparando o coração dos Seus para aquilo que com Ele há de acontecer, para que ninguém surpreenda-se e decepcione-se.
Deus não quer o nosso coração decepcionado, por isso, abraçamos a vida em Deus, com a certeza de que teremos decepções, passaremos por momentos difíceis; teremos privações, provações, com a certeza de que também morreremos, mas a perspectiva é a da vida. Ele há de ressuscitar; e todas as tribulações que passarmos, podemos ter certeza de que, nelas, Deus há de nos dar a vida.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ