25/08/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio I Semana do Saltério)

Antífona de entrada

Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1ss).

Oração do Dia 25/08/2019

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Isaías 66,18-21

Leitura do livro do profeta Isaías.
66 18E virei para reunir os homens de todas as nações e de todas as línguas; todos virão e verão minha glória.
19Executarei no meio deles um prodígio e enviarei às nações aqueles dentre eles que tiverem escapado (a Társis, Put e Lud, Mosoc e Ros, Tubal e Javã), às ilhas longínquas que nunca ouviram falar de mim e não viram minha glória; eles farão conhecer às nações a minha glória.
20De cada uma das nações trarão todos os vossos irmãos como oferenda ao Senhor, a cavalo, em carros, em liteiras, em lombo de mulas e de dromedários, ao meu monte santo, a Jerusalém, diz o Senhor, tal como os filhos de Israel trazem sua oferenda em vasos purificados à casa do Senhor.
21Escolherei mesmo entre eles sacerdotes e levitas, diz o Senhor.
Palavra do Senhor.


Salmo - 116/117

Proclamai o Evangelho a toda criatura! 

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,
povos todos, festejai-o!
Pois comprovado é seu amor para conosco,

para sempre ele é fiel!


2a Leitura - Hebreus 12,5-7.11-13

Leitura da carta aos Hebreus.
12 5Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: "Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele;
6pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho".
7Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?
11E verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz.
12Levantai, pois, vossas mãos fatigadas e vossos joelhos trêmulos (Is 35,3).
13Dirigi os vossos passos pelo caminho certo. Os que claudicam tornem ao bom caminho e não se desviem.
Palavra do Senhor.
Evangelho – Lucas 13, 22-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém chega ao Pai senão por mim (Jo 14,6). 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
13 22Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava.
23Alguém lhe perguntou: "Senhor, são poucos os homens que se salvam?" Ele respondeu:
24"Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão.
25Quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater à porta, dizendo: 'Senhor, Senhor, abre-nos', ele responderá: 'Digo-vos que não sei de onde sois'.
26Direis então: 'Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças'.
27Ele, porém, vos dirá: 'Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores'.
28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora.
29Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.
30Há últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos".
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Ó Deus, que, pelo sacrifício da cruz, oferecido uma só vez, conquistastes para vós um povo, concedei à vossa Igreja a paz e a unidade. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Com vossos frutos saciais a terra inteira: fazeis a terra produzir o nosso pão e o vinho que alegra o coração (Sl 103,13ss).


Depois da Comunhão

Ó Deus, que fazei agir plenamente em nós o sacramento do vosso amor e transformai-nos de tal modo pela vossa graça, que em tudo possamos agradar-vos. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

O Reino de Deus é de quem se esforça


Jesus respondeu: Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lucas 13,24).

O Reino de Deus é para quem se esforça. Sabemos que o esforço é a força interior que fazemos conosco. Precisamos de muita força para vencer, inclusive, vencer as más inclinações da alma e do coração que vamos adquirindo ao longo da vida.
Se Deus nos criou inclinados para Ele, já o mal nos inclinou para o pecado, para o erro, para a ignorância e para a maldade. É todo um esforço primeiro da graça de Deus, é a graça de Deus que vem em nosso socorro para nos endireitar e nos colocar no caminho reto.
Há forças dentro de nós, desejos, concupiscências, as ditas más inclinações que nos alargam para esse mundo fasto, cheios de prazeres e facilidades. E estamos em busca das facilidades, dos caminhos mais fáceis e dos prazeres gratuitos da vida, mas não estamos nos esforçando para disciplinar a nossa alma e o nosso coração para que estejam em Deus.
O Reino de Deus é feito de duas realidades, a primeira delas é a graça de Deus que vem ao nosso socorro e auxílio, a graça de Deus que é oferecida para nos santificar. A segunda parte é a nossa resposta para essa graça. A resposta para a graça exige um esforço da nossa parte. Por isso, o Reino de Deus é para aquele que faz todo o esforço possível para entrar pela porta estreita.

O Reino de Deus é de quem se esforça e de quem faz sacrifício para ser melhor, para ser justo e santo

A porta estreita é aquela que é apertada. E nos apertamos, nos sufocamos para conseguir passar por ela. Não nos acostumemos com aquelas portas largas cheias de facilidades que a vida nos oferece. Muitos entram por ela porque está aberta e escancarada, mas ela conduz muitas almas e corações para os abismos que, muitas vezes, não têm volta os abismos que levam as pessoas a se perderem. E como se perdem no mundo de hoje com as facilidades!
Olhemos para o mundo das drogas, o mundo das bebidas alcoólicas, o mundo do sexo fácil, do amor livre, é tudo muito fácil. Para alguns basta dizer: “Eu quero”, então as coisas acontecem.
Olhemos para a realidade dos prazeres desenfreados e do dinheiro fácil. Não trilhemos o caminho das facilidades, trilhemos o caminho do esforço, da luta, do sacrifício pessoal, das virtudes que, muitas vezes, leva a doer a alma, mas santifica o coração, coloca-nos no caminho para o Reino dos Céus.
A partir das nossas crianças e dos nossos adolescentes não indiquemos os caminhos fáceis da vida a eles. Tem valor na vida aquilo que é conseguido com esforço e sacrifício, por isso, o Reino de Deus é de quem se esforça e de quem faz sacrifício para ser melhor, para ser justo e santo, e para estar no caminho da salvação.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ