25/09/2019 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


XXV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)

Antífona de entrada

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

Oração do Dia 25/09/2019

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Esdras 9,5-9

Leitura do livro de Esdras.
5 Na hora da oblação da tarde, levantei-me de minha aflição com minhas vestes e meu manto rasgados; então, caindo de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus,
6 e disse: "Meu Deus, estou coberto de vergonha e de confusão ao levantar minha face para vós, meu Deus; porque as nossas iniqüidades acumularam-se sobre nossas cabeças, e nosso pecado chegou até o céu.
7 Desde o tempo de nossos pais até o dia de hoje, temos sido gravemente culpados; e por causa de nossas iniqüidades, fomos escravizados, nós, nossos reis e nossos filhos; fomos entregues à mercê dos reis de outras terras, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha que nos cobre mesmo nos dias de hoje.
8 Entretanto, o Senhor, nosso Deus, testemunhou-nos por um momento a sua misericórdia, permitindo que subsistisse um resto dentre nós, e concedeu-nos um abrigo em seu lugar santo. Nosso Deus quis assim fazer brilhar a nossos olhos a sua luz, e nos dar um pouco de vida no meio de nossa servidão.
9 Sim somos escravos; mas nosso Deus não nos abandonou em nosso cativeiro. Ele concedeu-nos a benevolência dos reis da Pérsia, dando-nos vida bastante para reconstruir a morada de nosso Deus, reerguer as ruínas, e prometendo-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém".
Palavra do Senhor.


Salmo - Tb 13

Bendito seja Deus que vive eternamente!

Vós sois grande, Senhor, para sempre,
e vosso reino se estende nos séculos!
Porque vós castigais e salvais,
fazeis descer aos abismos da terra
e de lá nos trazeis novamente:
de vossas mãos nada pode escapar.

Vós que sois de Israel, dai-lhe graças
e por entre as nações celebrai-o!
O Senhor dispersou-vos na terra
para narrardes sua glória entre os povos
e faze-los saber, para sempre,
que não há outro Deus além dele.

Castigou-nos por nossos pecados,
seu amor haverá de salvar-nos.
Compreendei o que fez para nós,
dai-lhe graças com todo o respeito!

Bendizei o Senhor, seus eleitos,
fazei festa e alegres louvai-o!

Evangelho – Lucas 9, 1-6
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 9 1 reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades.
2 Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
3 Disse-lhes: “Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas.
4 Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali até que deixeis aquela localidade.
5 Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés”.
6 Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, diz o Senhor (Jo 10,14).


Depois da Comunhão

Ó Deus, auxilia sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Resgatemos a autoridade de Deus em nossa vida


Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos (Lucas 9,1).
O Reino de Deus está no meio de nós, por isso Jesus está nos convocando. Para que o Senhor nos convoca? Para nos dar poder e autoridade. Essas duas palavras são usadas no mundo, e o mundo as transformou no sentido mais perverso que elas possam traduzir.
Para alguns, poder é mandar nos outros, é estar acima dos outros, é mandar e desmandar. Do poder nasce o autoritarismo, do poder mal concebido nascem as desordens, e a autoridade deveria ser o exemplo moral e ético para nós. O que falta, muitas vezes, é a autoridade do exemplo, autoridade de fazer acontecer.
Jesus está nos dando o verdadeiro poder e a verdadeira autoridade, primeiro poder sobre os espíritos malignos, poder sobre os demônios, porque eles são perversos, são aqueles que geram as confusões.

É hora de resgatar o verdadeiro poder e a autoridade de Deus em nossa vida

Os demônios são aqueles que nos colocam uns contra os outros, colocam em desordem a nossa própria vida espiritual. Muitas vezes, deixamo-nos mover pelos demônios e deixamos que eles causem desordem dentro de nós.
Se temos que ter algum poder, não é sobre a vida dos outros, pois, verdadeiramente, tem o poder de Deus aquele que O deixa agir na sua vida, transformando-a, mudando a própria vida pessoal, permitindo que tantas forças que agem dentro de nós sejam conduzidas pela autoridade divina.
Olhemos para o nosso temperamento. Quando o nosso temperamento se torna grosseiro e duro, temos de ter autoridade sobre ele, sobre as nossas emoções, porque, senão, nos tornamos pessoas descontroladas.
Quem não consegue ter autoridade sobre a sua própria boca terá autoridade sobre o quê? Quem fala tudo o que vem à cabeça e não controla aquilo que sai da sua própria boca, o que vai conseguir controlar?
Muitos pais estão perdendo a autoridade sobre os seus próprios filhos, porque não exercem a autoridade sobre si mesmo. A primeira autoridade que temos de exercer é sobre a nossa vida.
Temos de ter autoridade sobre aquilo que sai de nós, não podemos deixar a nossa boca falar tudo que tem vontade. Se não conseguirmos nem conter os palavrões, as palavras pesadas, as palavras autoritárias, as palavras de maldição, que poder a nossa palavra terá na vida dos outros? Poder negativo, poder de influenciar mal, por isso é hora de resgatar o verdadeiro poder e a autoridade de Deus em nossa vida.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ