24/05/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

ASCENSÃO DO SENHOR (Branco, Glória, Creio, Prefácio da Ascensão – Ofício da Solenidade)

Antífona de entrada
Homens da Galiléia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11)
Oração do Dia
Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso filho, já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Atos 1,1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1 Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus,
2 desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu).
3 E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.
4 E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, "que ouvistes", disse ele, "da minha boca;
5 porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias".
6 Assim reunidos, eles o interrogavam: "Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?"
7 Respondeu-lhes ele: "Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,
8 mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo".
9 Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.
10 Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:
11 "Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu".
Palavra do Senhor.

Salmo - 46/47
Por entre aclamações, Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta!


Povos todos do universo, batei palmas,
gritai a Deus aclamações de alegria!
Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo,
o soberano que domina toda a terra.

Por entre aclamações, Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta.
Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,
salmodiai, ao som da harpa, ao nosso rei!

Porque Deus é o grande rei de toda a terra,
ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
Deus reina sobre todas as nações,
está sentado no seu trono glorioso.

2a Leitura - Efésios 1,17-23
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 1 17 "rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele;
18 que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,
19 e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que
20 ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu,
21 acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.
22 E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja,
23 que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 28,16-20
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todo os dias,
até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19s).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 28 16 os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado.
17 Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda.
18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo".
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, nós vos apresentamos este sacrifício para celebrar a admirável ascensão do vosso filho. Concedei, por esta comunhão de dons entre o céu e a terra, que nos elevemos com ele até a pátria celeste. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, aleluia! (Mt 28,20)

Depois da Comunhão
Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Formemos discípulos para Jesus

“Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mateus 28,19-20).


Jesus permaneceu conosco 40 dias; hoje, Ele sobe aos Céus, mas continua conosco e está no meio de nós. Esses 40 dias, que correspondem ao tempo da Sua Ressurreição gloriosa, preparando-nos para receber o Espírito Santo, vêm para confirmar, relembrar e curar o nosso coração tão marcado ainda pela dor da Sua morte.

Agora, Ele vai para enviar do Pai, o Espírito que há de nos guiar, dirigir e levar-nos por todas as estradas da vida para sermos Jesus no mundo, para agirmos na autoridade d’Ele, para assumirmos aquilo que Ele mesmo mandou fazer: batizar em nome da Santíssima Trindade.
Em nós está a autoridade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sobre nós repousa toda a unção do Espírito, e precisamos agir em nome d’Ele. Primeiro, precisamos ir e fazer discípulos.

Proclamemos e anunciemos Jesus, e até que Ele volte, formemos discípulos para Ele

O discípulo é aquele que aprende com o Seu Mestre. Sou discípulo de Jesus, formado na escola d’Ele, formando-me a cada dia não para receber diploma, mas para entrar e conquistar o Reino dos Céus. E não posso fazer outra coisa, a não ser discípulos e seguidores de Jesus.
As pessoas estão nas redes sociais em busca de seguidores, os mestres da vida precisam de seguidores, e cada um está atrás dos seus discípulos. Mas nós não, porque fazemos discípulos para Jesus.
Queremos que você, que a sua casa, que a sua família tenha outro mestre, ninguém acima de Jesus, ninguém mais do que Jesus guiando, orientando e direcionando a vida de cada um de nós. Precisamos viver na autoridade de Jesus, por isso se o Mestre pode pedir alguma coisa a nós, Ele está nos pedindo: formemos discípulos.
Pai e mãe, na sua casa, forme filhos para serem seguidores de Jesus. Naquilo que você faz, no uso das suas redes sociais, forme pessoas apaixonadas por Jesus, pessoas que tenham amor por Ele. Semeie o Evangelho, fale do Evangelho e de Jesus, semeie Jesus, proclame o amor d’Ele, mas não proclame um Jesus distante que foi para o Céu e só voltará um dia, porque Ele voltará na glória. Proclame que Jesus está no meio de nós: “Eis que eu estarei convosco todos os dias”. 
Não há dia de descanso nem de férias da presença de Jesus, porque Ele está no meio de nós. Quando anuncio o nome d’Ele, quando me reúno e prego em nome d’Ele, quando perdoo e me reconcilio com os outros em nome d’Ele, Ele está no meio de nós. Quando nos reunimos para celebrar o Seu amor na Eucaristia em todos os sacramentos, é Jesus quem está entre nós.
Proclamemos e anunciemos Jesus, e até que Ele volte, formemos discípulos para Ele.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ