26/05/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

SÃO FILIPE NÉRI Presbítero (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de entrada
Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a boa-nova aos pobres e curar os corações contritos (Lc 4,18).
Oração do Dia
Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Filipe Néri. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Atos 20,17-27
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

20 17 Mas de Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.
18 Quando chegaram, e estando todos reunidos, disse-lhes: "Vós sabeis de que modo sempre me tenho comportado para convosco, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia.
19 Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que me sobrevieram pelas ciladas dos judeus.
20 Vós sabeis como não tenho negligenciado, como não tenho ocultado coisa alguma que vos podia ser útil. Preguei e vos instruí publicamente e dentro de vossas casas.
21 Preguei aos judeus e aos gentios a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.
22 Agora, constrangido pelo Espírito, vou a Jerusalém, ignorando a que ali me espera.
23 Só sei que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me assegura que me esperam em Jerusalém cadeias e perseguições.
24 Mas nada disso temo, nem faço caso da minha vida, contanto que termine a minha carreira e o ministério da palavra que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho ao Evangelho da graça de Deus.
25 Sei agora que não tornareis a ver a minha face, todos vós, por entre os quais andei pregando o Reino de Deus.
26 Portanto, hoje eu protesto diante de vós que sou inocente do sangue de todos,
27 porque nada omiti no anúncio que vos fiz dos desígnios de Deus".
Palavra do Senhor.


Salmo - 67/68
Reinos da terra, cantai ao Senhor.

Derramastes lá do alto uma chuva generosa,
e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes;
e ali vosso rebanho encontrou sua morada;
com carinho preparastes essa terra para o pobre.

Bendito seja Deus, bendito seja cada dia
o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!
Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador;
o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!

Evangelho - João 17,1-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16).
 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, 17 1 Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: "Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti;
2 e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste.
3 Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste.
4 Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer.
5 Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado.
6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e deste-mos e guardaram a tua palavra.
7 Agora eles reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti.
8 Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
9 Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado.
11 Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós".
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Ao oferecermos, ó Deus, este sacrifício de louvor, dai-nos a graça de seguir o exemplo de são Filipe Néri, trabalhando sempre com alegria para a vossa glória e o bem do próximo. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, diz o Senhor! (Mt 28,20)

Depois da Comunhão
Alimentados, ó Deus, com o pão do céu, levai-nos a imitar são Filipe Néri, procurando sempre as fontes que nos dá a verdadeira vida. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Unamos a nossa oração ao coração de Jesus


“Eu te peço por eles. Não te peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti” (João 17,9-11a).
Que beleza é olharmos a prece profunda da alma de Jesus! Aliás, a oração verdadeira é aquela que vem do fundo da alma, onde o coração coloca para fora todos os anseios que tem.
Quando olhamos a oração sacerdotal de Jesus, entramos nesse coração maravilhoso do Senhor, um coração que se imola, se entrega, pede, suplica, intercede e entrega tudo para o Pai. “Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu”.
Que plena união de amor, testemunho de entrega e graça há na relação amorosa do Pai para com o Filho, do Filho para com o Pai. O Filho veio para cumprir a Sua missão e, neste mundo, recebeu os que eram Seus discípulos e seguidores.
Assim como Ele rezou pelo mundo por todas as situações, agora, Ele reza pelos Seus. “Pai, não estou pedindo pelo mundo. Estou pedindo por aqueles que Tu me deste, porque eles permanecem no mundo. Eu já não estou no mundo, mas peço por eles para que estejam em Ti”.

A força do combate e da oração precisa unir-se ao coração sacerdotal de Jesus para suplicar pelos nossos

Jesus está se referindo a cada um de nós, porque Ele enfrentou o mundo, viveu no mundo, mas não se perdeu neste mundo, uma vez que, Ele não se perdeu, mas salvou aqueles que O seguiam, O ouviam, O amaram e depositaram n’Ele fé e esperança. Ele está pedindo para que não nos percamos.
Não podemos nos perder porque o mundo não é fácil; viver é uma graça e uma dádiva, mas perder-se neste mundo é a coisa mais comum e fácil de acontecer. Porque o mundo é complexo, difícil, cheio de artimanhas, manhas, maldades, crueldades, perversidades, enganos e ilusões, e é neste mundo que vivemos.
A oração de Jesus é como a oração de uma mãe, de um pai que tem um filho pequeno e, enquanto o mundo é apenas a família, é uma bênção, mas se esse filho cresce e vai para o mundo, já sabemos… Ore como Jesus orou porque sabemos que o mundo não é fácil. O mundo leva os nossos; quantos se perderam, se perdem e estão se perdendo porque o mundo os puxa, o mundo com a sua mentalidade, perversidade e enganos.
Peça por você e pelos seus. Rogue pelos seus filhos e irmãos. Unamo-nos à prece e ao coração de Jesus para orarmos uns pelos outros. Estou me unindo ao coração dos pais que oram e pedem pelos seus filhos, e essa tem de ser a nossa prece: que eles não se percam, que o mundo não os roube e os tire do amor de Deus que receberam. Pois o mundo é cruel, rouba e, por isso, precisamos pedir. Mais do que falar e apontar a maldade do mundo que não é desconhecida de ninguém. A força do combate e da oração precisa unir-se ao coração sacerdotal de Jesus para suplicar e pedir que nenhum dos nossos se percam.  
Deus abençoe você!    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ