15/01/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Permita que o médico Jesus cuide de você!

 

I SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração do dia

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (1 Samuel 9,1-4.17-19; 10,1)

Leitura do primeiro livro de Samuel.
9 1 Havia um homem de Benjamim, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, de família benjaminita, que era um homem valente.
2 Tinha um filho chamado Saul, que era jovem e belo. Não havia em Israel outro mais belo do que ele; dos ombros para cima sobressaía a todo o povo.
3 Tendo-se perdido as jumentas de Cis, pai de Saul, disse aquele ao seu filho: “Toma um servo contigo e vai procurar as jumentas”.
4 Saul atravessou a montanha de Efraim e entrou na terra de Salisa, sem nada encontrar; percorreu a terra de Salim, mas em vão. Na terra de Benjamim não as encontrou tampouco.
17 Quando Samuel viu Saul, Deus disse-lhe: “Eis o homem de quem te falei: este reinará sobre o meu povo”.
18 Saul aproximou-se de Samuel à porta da cidade e disse-lhe: “Rogo-te que me digas onde é a casa do vidente”.
19 “Sou eu mesmo o vidente”, respondeu Samuel; “sobe na minha frente ao lugar alto; comereis hoje comigo. Amanhã te deixarei partir, depois de ter revelado a ti tudo o que tens no coração”. 10 1 Samuel tomou um pequeno frasco de óleo e derramou-o na cabeça de Saul; beijou-o e disse: “O Senhor te confere esta unção para que sejas chefe da sua herança”.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 20/21

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra;
quando exulta de alegria em vosso auxílio!
O que sonhou seu coração, lhe concedestes;
não recusastes os pedidos de seus lábios.

Com bênção generosa o preparastes;
de ouro puro coroastes sua fronte.
A vida ele pediu e vós lhe destes,
longos dias, vida longa pelos séculos.

É grande a sua glória em vosso auxílio;
de esplendor e majestade o revestistes.
Transformastes o seu nome numa bênção
e o cobristes de alegria em vossa face.

Evangelho (Marcos 2,13-17)

Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

2 13 Jesus saiu de novo para perto do mar e toda a multidão foi ter com ele, e ele os ensinava.
14 Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação e disse-lhe: "Segue-me." E Levi, levantando-se, seguiu-o.
15 Em seguida, pôs-se à mesa na sua casa e muitos cobradores de impostos e pecadores tomaram lugar com ele e seus discípulos; com efeito, eram numerosos os que o seguiam.
16 Os escribas, do partido dos fariseus, vendo-o comer com as pessoas de má vida e publicamos, diziam aos seus discípulos: "Ele come com os publicamos e com gente de má vida?"
17 Ouvindo-os, Jesus replicou: "Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Palavra da salvação.


Sobre as Oferendas

Possa agradar-vos, ó Deus, a oferenda do vosso povo; que ela nos obtenha a santificação e o que confiantes vos pedimos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Eu vim para que tenham a vida e a tenha cada vez mais, diz o Senhor (Jo 10,10).

Depois da Comunhão

Deus todo-poderoso, que refazeis as nossas forças pelos vossos sacramentos, nós suplicamos a graça de vos servir por uma vida que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.


                             Reflexão sobre o Evangelho

                   Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova 


Permita que o médico Jesus cuide de você!

“(…) ‘Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores’” (Marcos 2,17).

Jesus faz uma constatação: o coração do ser humano está doente; precisa de médico e de remédios. O meu e o teu coração estão doentes. A doença maior é a de pretender salvar-se sozinho; de não contar com a graça de Deus. Quem se considera justo de mais está com o coração adoecido. 

Foi esse o cenário que Jesus encontrou quando Ele chama a Levi daquela coletoria de impostos; e as pessoas que estão ao redor começam a julgar porque Jesus entra na casa daquele homem; e não apenas a casa física, e sim a casa do coração.

Existem dois tipos de pessoas: as que se reconhecem pecadoras e aquelas que se acham perfeitas de mais. As primeiras podem se converterem, mudar de vida, quando abrem o coração para Deus. Já as que se acham justas de mais são impossíveis, nem o Senhor conseguiu isto: entrar naqueles corações endurecidos que pretendiam se salvarem sozinhos; que queriam trilhar um caminho de autojustificação; de autorredenção; mas não confiavam em Deus. Foi isso que Jesus encontrou, quando estava ali naquela cena com o Levi, um pecador público, que se deixou tocar pelo olhar amoroso de Jesus. 

Abramos o nosso coração e a nossa vida para que entre o Médico da nossa alma, Jesus, para que nos cure

De um lado aquela realidade dura dos fariseus, Mestres das Leis, que não aceitavam que Jesus pudesse construir um caminho de amor, de fraternidade com uma pessoa pecadora. E, muitas vezes, nós somos assim, pensamos que o Senhor Jesus e a graça de Deus não podem habitarem em determinados corações; nós predeterminamos que essas pessoas não são destinadas ao amor de Deus; as julgamos e a condenamos, e foi isso que Jesus encontrou de um lado.  

Mas do outro lado, quando Jesus encontra o coração aberto de Levi, que está disposto a uma vida nova, Jesus pôde ser médico para ele, cura as feridas dele, Ele pôde colocar remédio e bálsamo nessas feridas e começar com Levi uma belíssima história de amor; começar com ele uma história de fraternidade e de comunhão. 

“Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes”. Talvez, hoje, o meu coração e o teu estejam doentes; e nós precisamos do médico Jesus. Abramos o nosso coração e a nossa vida para que entre esse Médico da nossa alma, para que nos cure, perdoe os nossos pecados, nos purifique e nos leve para o dom de uma vida nova.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ