24/01/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - A divisão torna a sua vida insignificante

 

SÃO FRANCISCO DE SALES Bispo e Doutor da Igreja (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).

Oração do dia

Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que são Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Leitura (2 Samuel 5,1-7.10)

Leitura do segundo livro de Samuel.

Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe'”. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até o rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar e reinou quarenta anos: 5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo Israel e Judá. 6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos”. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá. 7Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus todo-poderoso, estava com ele.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 88(89)

Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu eleito.

Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder, por meu nome, crescerão. Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, e a sua mão direita estenderei por sobre os rios”.

Evangelho (Mc 3,22-30)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que satanás pode expulsar a satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Palavra da salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, por este sacrifício de salvação, acendei em nós o fogo do Espírito Santo que inflamava, de modo admirável, o coração terníssimo de São Francisco de Sales. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Antífona da Comunhão

Eu vim para que tenham a vida e a tenham cada vez mais, diz o Senhor (Jo 10,10).

Depois da Comunhão

Ó Deus todo-poderoso, concedei-nos, por esta eucaristia, imitar a caridade e mansidão de são Francisco de Sales, para com ele chegarmos à glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

                                 Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova  

A divisão torna a sua vida insignificante

“Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído” (Marcos 3,24-26).

Uma das melhores técnicas para combater o inimigo é demonizá-lo; basta transformar alguém em um demônio, em um mal absoluto para acabar com tudo. Tentaram fazer isso com Jesus, dizendo que Ele estava possuído pelo espírito de Belzebu, e esta seria uma forma de manter todas as pessoas longe do Senhor.

Quando se fala em demônio, espantamo-nos imediatamente, já temos muito medo. Como é triste quando alguém transforma o outro em um demônio! Como é doloroso quando alguém espalha a fraqueza de uma pessoa, quando expõe o pecado de alguém, uma limitação, um erro, quando se propaga a fama de alguém ou se vai denegrir a fama de alguém! Quando se faz com que todos olhem para aquela pessoa como se ela fosse só o mal, como se ela não tivesse mais possibilidade de redenção nem de salvação. É muito triste!

Muitas vezes, nós descobrimos dentro de nós este mal terrível. Até o mal para funcionar, ele sabe que precisa se unir de alguma forma. É claro que o diabo é sempre, por excelência, o divisor, mas para ser eficaz ele age com unidade, de forma compacta, sem divisão. O mal forma o que nós chamamos de “associação criminosa”, o mal se une justamente para ter uma eficácia, para atingir o seu objetivo.

Não podemos nos deixar destruir, autodestruir por causa da divisão

Quantas vezes, dentro de nós, existe essa maquinação, essa tendência para arquitetar o mal! Quantas vezes, dentro de nós, calculamos, julgamos, planejamos o mal, pensamos o mal de alguém e, muitas vezes, nós até usamos outras pessoas para fazer o mal. Temos que ter a coragem, hoje, de colocar a luz de Cristo nestas trevas que nos afetam.

Como eu disse, se o mal para funcionar sabe qual estratégia usar, por que nós não entendemos e não agimos da mesma forma para fazer o bem? Se nós pensarmos o que enfraquece todas as nossas experiências do bem, chama-se “divisão”. A Igreja se torna insignificante por causa da divisão entre nós cristãos, a família se torna um inferno quando acontece a divisão, as nossas comunidades se tornam estéreis por causa da divisão.

Veja esse texto da Escritura: a partir da experiência do mal, ele nos revela que até mesmo o mal, os demônios fazem associações para atingir os seus objetivos, e nós não podemos nos deixar destruir, autodestruir por causa da divisão.

Vamos pedir, hoje, ao Senhor que a força da Sua Palavra produza, nos nossos corações, a graça e o dom da unidade, da comunhão. Que você se una a alguém para fazer o bem, para pensar o bem, para falar bem de alguém, para construir a comunhão e a fraternidade. Que o Espírito do Senhor nos dê essa graça!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ