LITURGIA - Celebração que é a Palavra de Deus parte 1


Vamos entender o que são os anos litúrgicos A, B, C e as leituras Bíblicas?!


As leituras Bíblicas que ocorrem nas celebrações caracterizam-se com o chamado ano Litúrgico criado para acompanharmos através das leituras dos textos bíblicos (evangelho e outros livros) a vida de Jesus em ordem cronológica do nascimento até a ascensão aos céus.

Assim ouvimos nas celebrações textos que falam do anúncio do Messias, da encarnação, de seu ministério público com milagres, do chamado ao discipulado, discursos, parábolas até culminarmos com morte e ressurreição nos preparando para a Parusia, ou seja, do Cristo Rei do Universo no final do ano litúrgico.

A ideia desta distribuição de textos bíblicos ao longo de 3 anos tem como objetivo se ter uma visão e leitura de toda a Bíblia.


O significado das letras dos anos litúrgicos A, B e C:
O rito romano, utilizado nas celebrações da Igreja católica possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos perpassando os domingos e as solenidades.
A cada ano, a liturgia das celebrações segue uma sequência de leituras próprias, divididas em anos A, B e C.
- No ano “A” a leitura principal do evangelho na celebração segue o Evangelho de São Mateus;
-No ano “B”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Marcos;
-No ano “C”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Lucas.
Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades, para este evangelho não existe um ano litúrgico.

Como é calculado o ano litúrgico:
Muito simples, apenas somando os algarismos do ano.

Para se determinar qual é o Ano A, B ou C, procede-se da maneira seguinte: Pela letra C, designa-se o ano cujo número for divisível por três, como se o ciclo começasse no primeiro ano da contagem cristã. Deste modo, o Ano 1 teria sido o Ano A, o Ano 2 o Ano B, o Ano 3 o Ano C, e os Anos 6, 9, 12… novamente o Ano C. O ano em que a soma dos algarismos for um número múltiplo de 3 é do ciclo C.
Seguindo este critério temos: 2016 = 2+0+1+6= 9. 9 é múltiplo de 3, então em 2016, o ano litúrgico será ano C. Assim o ano de 2017 será o ciclo A, e o ano litúrgico de 2018 será o ano B.
Não existe erro! É fácil.
É evidente que cada ciclo se desenvolve conforme a estrutura do ano litúrgico, isto é, a partir da primeira semana do Advento, que ocorre no ano civil anterior.
Quando Começa e termina o Ano Litúrgico
O ano litúrgico compreende o clico de todas as celebrações, que também chamamos de tempo. Ao contrário do que possam pensar, estes ciclos não obedece o calendário civil como conhecemos.
O ciclos ou tempos litúrgicos compreendem toda construção do anúncio da vinda do Messias, seu sinais, pregações, morte e ressurreição.

Pode-se dizer que o ano litúrgico é o “calendário litúrgico” em que a Igreja celebra o mistério da salvação na pessoa de Jesus Cristo.

Normas litúrgicas
Todo período ou ano litúrgico deve ser regido pelas normas contidas no IGMR (Introdução Geral do Missal Romano).
A Conferência dos Bispos, aqui no Brasil a CNBB, pode também ajustar as normas, de acordo com a tradição ou cultura local, porém cabe a aprovação do Vaticano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ