13/01/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


I SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)

Antífona de entrada

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração do Dia 13/01/2020

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - 1 Samuel 1,1-8

Leitura do primeiro livro de Samuel.
1 Havia em Ramataim-Sofim um homem das montanhas de Efraim, chamado Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliu, filho de Tolu, filho de Suf, o efraimita.
Tinha ele duas mulheres, uma chamada Ana e outra Fenena. Esta última tinha filhos; Ana, porém, não os tinha.
Cada ano subia esse homem de sua cidade para adorar o Senhor dos exércitos e oferecer-lhe um sacrifício em Silo, onde se encontravam os dois filhos de Heli, Ofini e Finéias, sacerdotes do Senhor.
Cada vez que Elcana oferecia um sacrifício, dava porções à sua mulher Fenena, bem como aos filhos e filhas que ela teve;
a Ana, porém, dava uma porção dupla, porque a amava, embora o Senhor a tivesse tornado estéril.
Sua rival afligia-a duramente, provocando-a a murmurar contra o Senhor que a tinha feito estéril.
Isto se repetia cada ano quando ela subia à casa do Senhor; Fenena continuava provocando-a. Então, Ana punha-se a chorar e não comia.
Seu marido dizia-lhe: Ana, por que choras? Por que não comes? Por que estás triste? Não valho eu para ti como dez filhos?
Palavra do Senhor.


Salmo - 115/116

Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.

Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido.
Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.

Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido;
nos átrios da casa do Senhor,
em teu meio, ó cidade de Sião!

Evangelho – Marcos 1, 14-20

Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
14 Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
15 "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."
16 Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
17 Jesus disse-lhes: "Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens."
18 Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no.
19 Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo.
20 Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Possa agradar-vos, ó Deus, a oferenda do vosso povo; que ela nos obtenha a santificação e o que confiantes vos pedimos. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Eu vim para que tenham a vida e a tenham cada vez mais, diz o Senhor (Jo 10,10).


Depois da Comunhão

Deus todo-poderoso, que refazeis as nossas forças pelos vossos sacramentos, nós suplicamos a graça de vos servir por uma vida que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.




Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

A conversão é a exigência para seguir Jesus


Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ’O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!’” (Marcos 1,14).
Ressoa em nossos ouvidos, em nossos corações, nos dias e nos tempos atuais, o mesmo chamado de Jesus, a mesma exclamação de Jesus ao redor da Galileia.
O tempo se completou, o Reino de Deus está próximo, precisamos ir ao encontro do Reino. Saia da casa, do lar, de onde quer que você esteja para encontrar o Reino de Deus.
Próximo está, falta agora nos aproximarmos para entrarmos nele, e é importante nos convertermos. Converter quer dizer mudar as atitudes, os comportamentos, os sentimentos, ter atitudes de pessoas convertidas, porque muitos dizem: “Já sou convertido. Já sou da Igreja. Nasci na Igreja. Estudei na escola de padres a vida toda”.
Muitas vezes, em vez de progredirmos na conversão, regredimos na mentalidade mundana. O mundo vai entrando em nós, vai nos desanimando e vamos perdendo o alento e o censo da conversão, que é diário.
Um seguidor de Cristo não passa um dia sem se converter, sem O deixar converter a sua mentalidade, sem O deixar direcionar a sua vida. Um seguidor de Cristo não passa a vida sem crer no Evangelho, sem “beber” do Evangelho, sem deixar que sua vida seja iluminada pelo Evangelho de Cristo, que nos converte a cada dia.

Muitas vezes, em vez de progredirmos na conversão, regredimos na mentalidade mundana

É por isso que Jesus disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores”. Cristo volta o seu olhar para nós pecadores para nos fazer pescadores; sermos pescados por Jesus para pescarmos outros homens para que sejam também d’Ele.
Não se engane nem se iluda, porque o mundo também nos pesca. Muitos homens de Deus foram pescados de volta para o mundo, muitas pessoas que eram de Deus, do caminho d’Ele, por diversos motivos, deixaram o caminho do Senhor.
Peçamos a Deus a graça da perseverança, pois só é possível perseverar em Deus se aceitamos nos converter a cada dia. A conversão é a exigência para seguir Jesus, por isso queremos segui-Lo nos convertendo a cada dia ao Evangelho.
Queremos nos voltar com mais intensidade ao Evangelho, medita-lo, ouvi-lo, guardá-lo, praticá-lo na nossa vida a cada dia.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ