15/01/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA


Oração do Dia 15/01/2020

I SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde
Ofício do Dia)

Antífona de entrada

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração do Dia

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - 1 Samuel 3,1-10.19-20

Leitura do primeiro livro de Samuel.
O jovem Samuel servia ao Senhor sob os olhos de Heli. a palavra do Senhor era rara naqueles dias, e as visões não eram freqüentes.
Ora, aconteceu certo dia que Heli estava deitado (seus olhos tinham-se enfraquecido, e ele mal podia ver),
e a lâmpada de Deus ainda não se apagara. Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.
O Senhor chamou Samuel, o qual respondeu: “Eis-me aqui”.
Samuel correu para junto de Heli e disse: “Eis-me aqui: chamaste-me”. “Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te”. Ele foi e deitou-se.
O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Heli: “Eis-me aqui, tu me chamaste”. “Eu não te chamei, meu filho, torna a deitar-te”.
Samuel ainda não conhecia o Senhor; a palavra do Senhor não lhe tinha sido ainda manifestada.
Pela terceira vez o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Heli: “Eis-me aqui, tu me chamaste”. Compreendeu então Heli que era o Senhor quem chamava o menino.
“Vai e torna a deitar-te”, disse-lhe ele, “e se ouvires que te chamam de novo, responde: ‘Falai, Senhor; vosso servo escuta!’” Voltou Samuel e deitou-se.
10 Veio o Senhor pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” “Falai”, respondeu o menino; “vosso servo escuta!”
19 Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. Ele não negligenciava nenhuma de suas palavras.
20 Todo o Israel, desde Dã até Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.
Palavra do Senhor.


Salmo - 39/40

Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade, Senhor!


Esperando, esperei no Senhor,
e, inclinando-se, ouviu meu clamor.
É feliz que a Deus se confia;
quem não segue os que adoram os ídolos
e se perdem por falsos caminhos.

Sacrifício e oblação não quisestes,
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados.
E então eu vos disse: “Eis que venho!”

Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade,
guardo em meu coração vossa lei!”

Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Evangelho – Marcos 1, 29-39
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, e as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
29 Assim que saíram da sinagoga, Jesus, com Tiago e João, dirigiu-se à casa de Simão e André.
30 A sogra de Simão estava de cama, com febre; e sem tardar, falaram-lhe a respeito dela.
31 Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.
32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio. 33 Toda a cidade estava reunida diante da porta.
34 Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam.
35 De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.
36 Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo.
37 Encontraram-no e disseram-lhe: "Todos te procuram."
38 E ele respondeu-lhes: "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim."
39 Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galiléia, e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Possa agradar-vos, ó Deus, a oferenda do vosso povo; que ela nos obtenha a santificação e o que confiantes vos pedimos. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Eu vim para que tenham a vida e a tenha cada vez mais, diz o Senhor (Jo 10,10).


Depois da Comunhão

Deus todo-poderoso, que refazeis as nossas forças pelos vossos sacramentos, nós suplicamos a graça de vos servir por uma vida que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Servir é o melhor remédio


E a sogra de Simão estava com febre e eles logo contaram a Jesus. E Jesus Se aproximou, segurou a sua mão e ajudou-a a levantar-se, então, a febre desapareceu e ela começou a servi-los (Mc 1,30-31).
Que bênção é a atitude de Jesus! Primeiro, porque contaram a Jesus que ela estava com febre; e a pessoa quando está com febre, de cama, ela fica um pouco ou muito deprimida. E, quando a pessoa está deprimida, para baixo, ela precisa ser “levantada”. Então, é isso que Jesus faz, Ele vai ao encontro dela; vai onde ela está, aproxima-Se dela e a segura pela mão.
Que maravilha é segurar o outro pela mão! Que maravilha é estender a nossa mão para o outro! Porque a nossa mão precisa ser como a de Deus porque Ele estende a Sua mão para nós; e, agora, nós precisamos estender as nossas mãos e deixar que a mão d’ele nos levante, mas não é simplesmente esperar que Deus nos puxe, porque não é isso que Ele faz. Ele segura a nossa mão e nos ajuda a levantar, porém, precisamos fazer a nossa parte. A sogra de Pedro viu a mão de Jesus puxando-a para fora, então, ela correspondeu a Ele e foi.
Deus quer puxar muitos de nós da depressão, da opressão da alma, do espírito, da mente e do corpo, mas nós, muitas vezes, não respondemos, não correspondemos, e a mão de Deus fica paralisada porque ela puxa, mas não correspondemos a Deus que está nos puxando.
Por favor, deixemos que Deus nos tire de tudo que está paralisando a nossa vida, que está tornando a nossa vida febril, deprimida, que está tirando o gosto da nossa vida. Jesus está estendendo a mão d’ Ele a mim e a você, por favor, correspondamos a essa mão de Jesus.

Servir é o melhor remédio, servir é a cura de Deus na vida de cada um de nós

E digo mais, estenda também a sua mão para o seu irmão, estenda para abençoá-lo, para orar por ele, para ajudar a levantá-lo de toda e qualquer situação que tenha o feito cair, de toda e qualquer situação que possa tê-lo feito doente, enfermo, febril, deprimido; seja qual for a situação, pegue o seu irmão pela mão. Assim como Jesus está nos pegando pela mão, ajudemos uns aos outros a se levantarem.
Têm pessoas que usam as mãos para derrubarem, para deixarem os outros mais caídos; outras usam para empurrarem os outros para o buraco, mas não faça isso! Nós precisamos ser as mãos de Deus para levantarmos uns aos outros.
“Então, a febre desapareceu e ela começou a servi-los”. Que beleza quando nos deixamos ser levantados por Deus, então, aquele mal que está em nós, o mal sentimento e o mal pensamento; aquela enfermidade e desaparecem, porque, agora, podemos servir! A pior doença é não servir, a cura é quando estamos servindo.
Conheço pessoas que têm paralisias, doenças crônicas mas não param de servir . Estou vendo pessoas que, lá no hospital de câncer, em vez de serem servidas, estão servindo, testemunhando, ou seja, mesmo em cima da cama, elas estão servindo. Porque, muitos de nós que aparentemente não têm nada, estão simplesmente arredios em servir ao outro.
Quem não serve está paralisado por uma doença terminal do Espirito. Porque aquele que é resgatado por Jesus, ele serve ao seu irmão na dor, na alegria, na enfermidade, nas adversidades e em todas as situações da vida. Servir é o melhor remédio, servir é a cura de Deus para a vida de cada um de nós.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ