19/01/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

DOMINGO II DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – II Semana do Saltério)

Antífona de entrada
Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4).

Oração do Dia 19/01/2020
Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Isaías 49,3.5-6
Leitura do livro do profeta Isaías.
49 E disse-me o Senhor: "Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei".
E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força).
Disse-me: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo".
Palavra do Senhor.

Salmo - 39/40
Eu disse: “Eis que venho, Senhor,
com prazer faço a vossa vontade!”


Esperando, esperei no Senhor
e, inclinando-se, ouviu meu clamor.
Canto novo ele pôs em meus lábios,
um poema em louvor ao Senhor.

Sacrifício e oblação não quisestes,
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados.

E então eu vos disse: “Eis que venho!”
Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade,
guardo em meu coração vossa lei!”

Boas novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!

2a Leitura - 1 Coríntios 1,1-3
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
1 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por chamamento e vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,
à igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso;
A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
Palavra do Senhor.

Evangelho - João 1,29-34
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra se fez carne, entre nós ela acampou; todo aquele que a acolheu, de Deus filho se tornou (Jo 1,14.12).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 1 29 no dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
30 É este de quem eu disse: ´Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim´.
31 Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel".
32 João havia declarado: "Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.
33 Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: ´Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo´.
34 Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus".
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Concedei-nos, ó Deus, a graça de participar constantemente da eucaristia, pois, todas as vezes que celebramos este sacrifício, torna-se presente a nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Sabemos que Deus nos ama e cremos no seu amor (1Jo 4,16).

Depois da Comunhão
Penetrai-nos, ó Deus, com o vosso Espírito de caridade, para que vivam unidos no vosso amor os que alimentais com o mesmo pão. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Viver na unção de Deus



João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’”(João 1, 29).
Nós, hoje, queremos nos aproximar de Jesus. E João nos apresenta, entre as coisas muito importantes para a nossa vida, Jesus, o Cordeiro. Você sabe a importância que o cordeiro imolado tinha para o povo de Israel? Era este o meio de reparar os pecados: imolando o cordeiro.
Não, nós não imolamos mais cordeiros, nós não imolamos nenhum animal, porque Jesus se imolou por nós no sacrifício da cruz. Ele se imolou, sacrificou-se como oblação perfeita para tirar o pecado do mundo, para tirar o pecado da nossa vida, para tirar o pecado de dentro de nós. Por isso, ao nos aproximarmos do banquete do cordeiro, Jesus é Aquele para quem, na Missa, levantamos e dizemos: “Eis aí Jesus, o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo”.
Permitamos que Ele, realmente, tire a nossa vida do pecado, que Ele retire o pecado da nossa vida, que Ele nos liberte, salve-nos, porque Ele é o Cordeiro que nos liberta de toda força do pecado.
Depois, João viu o Espírito descer sobre Ele e ali permanecer. O Espírito que desce sobre Jesus, que permanece n’Ele é o Espírito da unção, é o Espírito que unge Jesus, que O consagra para que exerça toda a missão divina no meio de nós.
Assim como Jesus é o ungido do Pai, Ele também nos quer ungidos. É por isso que o batismo nos ungiu. E antes ainda de a água ser derramada em nossa cabeça, nós somos ungidos no peito, para que a unção e a graça de Deus permaneçam em nós.

Viver na unção de Deus é deixar-se ser conduzido pelo Espírito

Nós precisamos ser pessoas ungidas naquilo que fazemos. Precisamos ser movidos pela graça do Espírito, dirigidos e levados por Ele naquilo que nós realizamos.
Seja uma mãe muito ungida por Deus, seja um pai de família, seja um trabalhador em tudo aquilo que você realiza, não simplesmente na força humana, mas também na unção, porque a unção de Deus está sobre você, porque foi essa graça que Jesus lhe trouxe.
Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer este é quem batiza no Espírito Santo, por isso a unção que nós recebemos é sermos batizados com o Espírito.
A água santificada, abençoada, que é jogada sobre nós, reveste-nos do Espírito Santo. Veja: não é o Espírito que manda uma graça, mas é Ele quem nos batiza, quem nos enche e preenche.
Como precisamos nos encher da graça do Paráclito todos os dias da nossa vida! Como precisamos nos revitalizar, revigorar-nos em tudo aquilo que nós fazemos, no Espírito que nós recebemos.
Viver na unção de Deus é deixar-se ser conduzido pelo Espírito, assim como Jesus se deixou ser conduzido por Ele em tudo o que fazia e realizava. Permitamos que a ação do Espírito seja perene, constante e permanente em toda a nossa vida.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ