14/04/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

OITAVA DA PÁSCOA (Branco, Glória, Prefácio da Páscoa I – Ofício Próprio)

Antífona de entrada
Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, aleluia! (Eclo 15,3s)

Oração do Dia 14/04/2020
Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhais o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Atos 2,36-41
Leitura dos Atos Apóstolos.
36 “Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo”.
37 Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: “Que devemos fazer, irmãos?”
38 Pedro lhes respondeu: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus”.
40 Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: “Salvai-vos do meio dessa geração perversa!”
4l Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33
Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

Reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
pra da morte libertar as suas vidas
e alimentá-los quando é tempo de penúria.

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho - João 20,11-18
Aleluia, aleluia, aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 20 11 entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.
12 Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”.
14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.
15 Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”.
16 Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre).
17 Disse-lhe Jesus: “Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.
18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançar os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus: tende gosto pelas coisas do alto, aleluia! (Cl 3,1s)

Depois da Comunhão
Ouvi-nos, ó Deus todo-poderoso, e preparai os corações de vossos filhos e filhas que enriquecestes com a graça do batismo, para que possa merecer a felicidade eterna. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Jesus é a nossa razão de viver

“Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo” (João 20,11).

Maria é a mulher que chora, Maria Madalena são todas as mulheres, são todos os homens que choram, porque estão em busca da razão e da alegria de viver.

Para Maria Madalena, a alegria da sua vida, a razão da sua vida se chamava Jesus. Desde que ela se encontrou com Jesus, Ele se tornou a alegria e a razão da sua vida, que foi transformada, e ela nunca mais foi a mesma mulher.
Quando Maria encontrou Jesus, toda a sua vida velha, tudo o que tinha acontecido com aquela mulher, foi transformado pelo amor misericordioso de Jesus. Por isso, quando mataram o Senhor, seu coração também foi arrasado, tomado pela tristeza, porque ela não tinha outra razão para viver a não ser Ele, por isso ela chorava e o seu coração estava amargurado e soltando lágrimas.
Por que você chora? O que tira a alegria da sua vida? Qual é a sua razão de viver? Onde você está colocando o sentido da sua existência? Se é em Jesus, em Deus, não chore. Foi isso que o anjo disse a Maria: “Mulher, por que choras?”.
E lhe pergunto: “Por que choras?” “Por que seu coração solta lágrimas?” “Por que, muitas vezes, até lágrimas de sangue estão correndo dentro de você?”.  

É Jesus quem nos consola, alegra-nos e dá-nos a razão de viver

Encontre-se com o Ressuscitado em meio às trevas e à escuridão que, muitas vezes, estão envolvendo a humanidade, a sociedade, o nosso coração e a nossa vida. Recolha-se, vá para o túmulo como foi Maria Madalena para buscar o Senhor, para encontrar o Senhor que lhe haviam roubado e matado. Ela O buscava onde Ele foi colocado.
Busque Jesus onde Ele se encontra, busque Jesus no túmulo do seu coração, busque Jesus no túmulo do seu cantinho. Encontre-se com Jesus, permita que Ele enxugue as suas lágrimas, tire toda a tristeza do seu coração e console o seu choro.
Todos nós passamos por decepções, situações amargas e complicadas da vida, em que perdemos até o alento de viver. É Jesus, entretanto, quem nos consola, alegra-nos e dá-nos a razão de viver. É Jesus quem transforma a nossa vida, como transformou o coração de Maria Madalena. Ela se encontrou com o Ressuscitado e suas lágrimas se transformaram em fé, esperança e anúncio, porque ela foi anunciar aos discípulos: “Eu encontrei o Senhor”, e contou tudo o que Ele fez no seu coração.
Por que não estamos contando tudo o que Jesus fez e faz em nossa vida? É porque ficamos no túmulo vazio sem nos encontrarmos com Ele, com a alma e o coração vazios, ou porque estamos presos à morte e não à vida.
Anunciemos que Jesus está vivo e que Ele é a nossa razão de viver.
Deus abençoe você!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ