18/04/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

OITAVA DA PÁSCOA (Branco, Glória, Prefácio da Páscoa I – Ofício Próprio)

Antífona de entrada
O Senhor fez o seu povo sair com grande júbilo; com gritos de alegria, os seus eleitos, aleluia! (Sl 104,43)

Oração do Dia 18/04/2020
Ó Deus, que pela riqueza da vossa graça multiplicais os povos que crêem em vós, contemplai solícito aqueles que escolhestes e dai aos que renasceram pelo batismo a veste da imortalidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Atos 4,13-21
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 4 13 vendo eles a coragem de Pedro e de João, e considerando que eram homens sem estudo e sem instrução, admiravam-se. Reconheciam-nos como companheiros de Jesus.
14 Mas vendo com eles o homem que tinha sido curado, não puderam replicar.
15 Mandaram que se retirassem da sala do conselho, e conferenciaram entre si:
16 "Que faremos destes homens? Porquanto o milagre por eles feito se tornou conhecido de todos os habitantes de Jerusalém, e não o podemos negar.
17 Todavia, para que esta notícia não se divulgue mais entre o povo, proibamos com ameaças, que no futuro falem a alguém nesse nome".
18 Chamaram-nos e ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.
19 Responderam-lhes Pedro e João: "Julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais do que a Deus.
20 Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido".
21 Eles então, ameaçando-os de novo, soltaram-nos, não achando pretexto para os castigar por causa do povo, porque todos glorificavam a Deus pelo que tinha acontecido.
Palavra do Senhor.


Salmo - 117/118
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
O Senhor é minha força e o meu canto
e tornou-se para mim o salvador.
“Clamores de alegria e de vitória
ressoem pelas tendas dos fiéis.

A mão direita do Senhor fez maravilhas,
a mão direita do Senhor me levantou,
a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
O Senhor severamente me provou,
mas não me abandonou às mãos da morte.

Abri-me vós, abri-me as portas da justiça;
quero entrar para dar graças ao Senhor!
“Sim, esta é a porta do Senhor,
por ela só os justos entrarão!”
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes,
e vos tornastes para mim o salvador!

Evangelho - Marcos 16,9-15
Aleluia, aleluia, aleluia.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
16 9 Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios.
10 Foi ela noticiá-lo aos que estiveram com ele, os quais estavam aflitos e chorosos.
11 Quando souberam que Jesus vivia e que ela o tinha visto, não quiseram acreditar.
12 Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo.
13 Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram.
14 Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado.
15 E disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura".
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Todos vós que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo, aleluia! (GL 3,27)

Depois da Comunhão
Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova


Corrijamos a nossa falta de fé

“Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado” (Marcos 16,14).

Deixemos Jesus nos repreender, corrigir-nos por causa da nossa falta de fé e da nossa dureza de coração. Estamos com a fé aniquilada, incrédula e, praticamente, estamos como pessoas sem fé: acreditamos, mas duvidamos; confiamos, mas não confiamos.
Não damos crédito ao que Jesus nos fala. Se Ele disse que cuida de nós, permitamos que Ele cuide de nós. Se Ele disse que está vivo no meio de nós, encontremo-nos com Ele vivo e ressuscitado.
Não podemos viver da incredulidade, não podemos deixar que o desespero, o medo, a inquietação e a ansiedade tomem conta do nosso coração, por todo esse movimento da sociedade.
Somos homens e mulheres de fé. Estejamos em pé, e que não estejamos, simplesmente, sucumbindo a alma e o coração por tudo aquilo que arranca a nossa fé e endurece o nosso coração. Precisamos anunciar a toda criatura, a todo homem e a toda mulher, que Jesus está vivo e que Ele é o Senhor.

Deixemos Jesus nos repreender, corrigir-nos por causa da nossa falta de fé e da nossa dureza de coração

Há muitos profetas da desgraça no meio de nós que anunciam tragédias, tristezas, medo, pavor, pânico e horror. Não é para fecharmos os olhos para a realidade, muito pelo contrário, precisamos obedecer às orientações que nos são dadas por todas as autoridades. É a forma, inclusive, de sermos obedientes a Deus.
Obedecer sim; entregar a alma ao pavor e ao pânico, jamais! Cumprir normas, obrigações e tudo o que nos está sendo pedido, temos que fazer e dar exemplo, mas entregar a alma ao pânico, ao pavor e agitar os outros, não.
Com quem você falar – por meio de suas redes, das suas ligações –, que seja para anunciar a esperança, a fé, para proclamar para este mundo que Jesus está no meio de nós, que Ele é o nosso alento, o nosso socorro, a nossa paz. Voltemos para Ele de todo o nosso coração!
Não sejamos os profetas do terror, os mensageiros da desgraça. Em nome do Senhor, Cristo vivo e ressuscitado, proclamemos a todos que Jesus está no meio de nós. Não anunciemos só com palavras, anunciemos com a vida. Saiamos do “túmulo” em que nos encontramos e tomemos um novo alento, novo gosto, novo sabor de viver que não vem dos homens, que não vem do que está nos faltando, humanamente falando, mas que vem do nosso encontro pessoal com Jesus a cada dia da nossa vida.
Animemo-nos, levantemo-nos de todo e qualquer espírito de desânimo que tem assolado a nossa alma e o nosso coração. Vamos para os pés de Jesus, adoremos o Senhor no cantinho da nossa casa, onde quer que possamos O adorar, mas não podemos, de forma nenhuma, ser tomados pelos desalentos da vida.
Saiamos daquilo que está nos aniquilando. Não podemos prender a nossa alma no desespero. Prendamos a nossa alma n’Aquele que é o Senhor da nossa vida e a razão do nosso viver.
Deus abençoe você!   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ