20/04/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

II SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício da memória)

Antífona de entrada
O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)

Oração do Dia 20/04/2020
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos para alcançarmos a herança prometida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Atos 4,23-31
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
23 Naqueles dias, postos em liberdade, voltaram aos seus irmãos e referiram tudo quanto lhes tinham dito os sumos sacerdotes e os anciãos.
24 Ao ouvirem isso, levantaram unânimes a voz a Deus e disseram: "Senhor, vós que fizestes o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.
25 Vós que, pelo Espírito Santo, pela boca de nosso pai Davi, vosso servo, dissestes: ‘Por que se agitam as nações, e imaginam os povos coisas vãs?
26 Levantam-se os reis da terra, e os príncipes se reúnem em conselho contra o Senhor e contra o seu Cristo.’
27 Pois na verdade se uniram nesta cidade contra o vosso santo servo Jesus, que ungistes, Herodes e Pôncio Pilatos com as nações e com o povo de Israel,
28 para executarem o que a vossa mão e o vosso conselho predeterminaram que se fizesse.
29 Agora, pois, Senhor, olhai para as suas ameaças e concedei aos vossos servos que com todo o desassombro anunciem a vossa palavra.
30 Estendei a vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios pelo nome de Jesus, vosso santo servo!"
31 Mal acabavam de rezar, tremeu o lugar onde estavam reunidos. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram com intrepidez a palavra de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 2
Felizes hão de ser todos aqueles
que põem sua esperança no Senhor.


Por que os povos agitados se revoltam?
Por que tramam as nações projetos vãos?
Por que os reis de toda a terra se reúnem,
e conspiram os governos todos juntos
contra o Deus onipotente e seu ungido?
“Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles,
“e lançar longe de nós o seu domínio!”

Ri-se deles o que mora lá nos céus;
zomba deles o Senhor onipotente.
Ele, então, em sua ira os ameaça
e em seu furor faz tremer, quando lhes diz:
“Fui eu mesmo que escolhi este meu rei
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!”

O decreto do Senhor promulgarei,
foi assim que me falou o Senhor Deus:
“Tu és meu filho, e eu hoje te gerei!
Podes pedir-me, e em resposta eu te darei,
por tua herança, os povos todos e as nações,
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
Com cetro férreo haverás de dominá-los
e quebrá-los como um vaso de argila!”

Evangelho - João 3,1-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se com cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai (Cl 3,1).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
1 Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: "Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele".
3 Jesus replicou-lhe: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus".
4 Nicodemos perguntou-lhe: "Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?"
5 Respondeu Jesus: "Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.
6 O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de que eu te tenha dito: ´Necessário vos é nascer de novo´.
8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito".
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós, que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Jesus se pôs entre os discípulos e lhes disse: A paz esteja convosco, aleluia! (Jo 20,19)

Depois da Comunhão
Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova


Nascer do Espírito é encontrar a serenidade da alma

“Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3,5).

Precisamos e queremos entrar no Reino de Deus. Estamos perto, estamos na porta, mas, muitas vezes, não entramos. E por que não entramos? Porque não nascemos da água e do Espírito.
Nascemos e renascemos da água no nosso batismo. Esta foi a graça que o sacramento do batismo nos concedeu: fomos imersos em Jesus; fomos lavados e resgatados. Porém, a graça sacramental que recebemos, a maioria de nós, era criança quando recebeu tamanha graça. Por isso, precisamos ser batizados a cada dia da nossa vida.
Precisamos mergulhar a nossa alma, a nossa cabeça e os nossos pensamentos na água que brota do lado aberto de Jesus. Essa água que lava os nossos pensamentos mais nefastos, essa água que vem purificar o nosso coração dos ressentimentos, das mágoas, dos rancores, dos medos e pavores, porque não estamos envelhecendo na idade, e sim na vaidade, no orgulho e na soberba.

Nascer do Espírito é mergulhar na profundidade da humildade que nos leva para a serenidade

Nicodemos perguntou como um homem idoso poderia nascer de novo. Não importa a idade, é necessário saber que precisamos nascer de novo, nascer em Deus e por Ele. Precisamos ser lavados como uma mãe que pega a criança no colo e a leva para a bacia para dar banho. Precisamos ser lavados na água misericordiosa que brota do coração de Jesus.
Precisamos nascer do Espírito porque o nosso espírito está ficando muito mundano, pensamos como o mundo, trazemos os sentimentos do mundo, temos uma cabeça mundana na forma de falar, de pensar, de agir e de tratarmos uns aos outros.
Nascer do Espírito não é se tornar uma pessoa alienada e fanática. Isso é muito mundano, nos recorda o Papa Francisco; nascer do Espírito é deixar-se ser conduzir por Cristo, é mergulhar na profundidade da humildade que nos leva para a serenidade, para a sobriedade e para a seriedade da vida espiritual.
É preciso nascer do Espírito. E nascer do Espírito não é simplesmente estar orando em línguas o tempo inteiro nem profetizando para lá e para cá sem parar. Nascer do Espírito é encontrar a serenidade da alma e do coração, é encontrar o silêncio interior que, muitas vezes, não temos, pois estamos sempre muito barulhados, bagunçados, divididos e confusos.
Nascer do Espírito é expulsar o que está velho em nós, para que, assim, os sentimentos de Deus renasçam a cada dia no nosso coração.
Deus abençoe você!   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ