03/12/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 SÃO FRANCISCO XAVIER (Branco, Prefácio do Advento I ou dos Pastores – Ofício da Memória)


Antífona de entrada
Estes sãos homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.
Oração do Dia
Ó Deus, que, pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do Oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Isaías 26,1-6
Leitura do livro do profeta Isaías.
26 1 Naquele tempo será cantado este cântico na terra de Judá: "Nós vimos uma cidade forte, em que se pôs por proteção muro e antemuro.
2 Abri as portas, deixai entrar um povo justo, que respeita a fidelidade,
3 que tem caráter firme e conserva a paz, porque tem confiança em vós.
4 Tende sempre confiança no Senhor, porque o Senhor é o rochedo perene.
5 Ele derrubou os que habitavam nas alturas e destruiu a cidade soberba; derrubou-a por terra e ao nível do chão a reduziu.
6 Ela é calcada aos pés pela plebe, sob os passos dos indigentes".
Palavra do Senhor.

Salmo - 117/118
Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

Daí graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
É melhor buscar refúgio no Senhor
Do que pôr no ser humano a esperança;
É melhor buscar refúgio no Senhor
do que contar com os poderosos deste mundo!”

Abri-me vós, abri-me as portas da justiça;
Quero entrar para dar graças ao Senhor!
“Sim, esta é a porta do Senhor,
Por ela só os justos entrarão”!
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes
E vos tornastes para mim o Salvador!

“Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação;
Ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”
Bendito seja, em nome do Senhor,
Aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos.
Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho - Mateus 7,21.24-27

Aleluia, aleluia, aleluia.


Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55,6).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 21 "Nem todo aquele que me diz: ´Senhor, Senhor´, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
24 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
26 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
28 Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.
29 Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas.
Palavra da Salvação.



Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas que vos trazemos na festa de são Francisco Xavier, a quem o desejo de salvar a todos levou a terras longínquas; concedei que também nós, dando um testemunho eficaz do evangelho, corramos, com nossos irmãos, ao vosso encontro. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor (Ez 34,15).

Depois da Comunhão
Ó Deus, que esta eucaristia acenda em nós o amor que abrasava são Francisco pela salvação das almas, a fim de que, seguindo fielmente a nossa vocação, possamos obter com ele o prêmio dos bons operários. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

A base da nossa vida é Deus

“Caiu a chuva, os rios transbordaram, os ventos sopraram e se lançaram contra aquela casa, mas a casa não desabou, porque tinha os alicerces na rocha” (Mt 7,25).

Todos nós construímos uma casa nesta vida, mas eu não queria que olhasse para a tua casa material, mas para a casa que é a vida de cada um de nós. Assim como o construtor trabalha para construir sua casa ou para construir a casa que estamos construindo, trabalhamos muito e intensamente para construir a casa que é a nossa vida.

Você sabe, você pode fazer a melhor construção, mas se você colocar aquela casa sem uma base segura e forte, se você não a colocar em rocha firme, em pedras firmes, em solo seguro, quando a adversidade, ventos, tempestades vierem, as chuvas, a casa desabará. Basta olhar para quantas situações tristes e sombrias ocorrem em nosso meio quando fortes inundações vêm no mundo. Quantas casas são devastadas e, muitas vezes, apenas o governo, a sociedade se mobiliza, quando a casa desaba, mas a casa está mal construída ou está construída no lugar errado ou construída sobre perigo.

Não podemos fazer a mesma coisa com nossas vidas, não podemos esperar que a vida desmorone, a casa desmorone e as coisas desmoronem. Não podemos deixar a família se desintegrar, porque não cuidamos dela.

Sabedoria é saber onde estamos lançando a base de nossa vida a cada dia

Por isso, assim como você precisa construir a casa de material sobre rocha maciça, ainda mais precisa construir a casa que é nossa vida e nossa família. Não fique vivendo uma vida superficial, não construa nada na superficialidade, porque o que é superficial é aparentemente belo, colorido e chama a atenção.

Às vezes fico olhando para as pessoas: como colocam coisas lindas nas redes sociais, sempre colocam coisas coloridas e floridas! Não é para ficar o tempo todo encenando dramas e tudo mais, mas precisamos construir nossas vidas sobre o que é firme e essencial.

A vida de cada um de nós é uma luta, uma batalha a cada dia, e não tenho dúvidas da minha vida ou da sua, mas a sabedoria é necessária; é o que muitas vezes nos falta. Sabedoria é saber onde estamos colocando, a cada dia, a base de nossa vida.

Em primeiro lugar, não está nas pessoas. A base da vida é Deus, Ele é a rocha firme, é a Tua Palavra que nos sustenta e nos faz levantar todos os dias. Por maiores que sejam as tribulações, continuamos de pé se no Senhor, de maneira sábia e prudente, nos colocarmos em nossas vidas.

Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ