08/12/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio Ofício da Solenidade)
Antífona de entrada
Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas jóias (Is 61,10).
Oração do Dia
Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso filho pela imaculada conceição da virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Gênesis 3,9-15.20
Leitura do livro do Gênesis.
3 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?”10 E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.” 11 O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?” 12 O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.” 13 O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.”
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.
15 Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”
20 Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.
Palavra do Senhor.
Salmo - 97/98
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!
2a Leitura - Efésios 1,3-6.11-12
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
1 3 Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,
4 e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.
5 No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade,
6 para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.
11 Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade,
12 para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo.
Palavra do Senhor.
Evangelho - Lucas 1,26-38
Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo! (Lc 1,28)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, o sacrifício da salvação que vos oferecemos na festa da virgem Maria, concedida sem o pecado original; e, ao proclamarmos que a vossa graça a preservou de toda culpa, livrai-nos, por sua intercessão, de todo pecado. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Todas as nações cantam as vossas glórias, ó Maria; por vós nos veio o sol da justiça, Cristo, nosso Deus.
Depois da Comunhão
Senhor nossos Deus, que a comunhão na vossa eucaristia cure em nós as feridas do pecado original, do qual Maria foi preservada de modo admirável ao ser concebida sem pecado. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Maria foi concebida para nos apontar o caminho da graça
Celebramos, hoje, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. No momento em que Maria, a Mãe do Salvador, escolhida por Deus, foi concebida no ventre de sua mãe Ana, ela foi livre da mancha do pecado original.
Uma graça toda especial, não em vista dela, mas do Seu Filho, Nosso Senhor e Salvador. Como diz a Antífona: “Deus preparou uma digna morada para si”. Essa digna morada tem nome, chama-se Maria.
O que estamos, hoje, celebrando é o cuidado de Deus, a delicadeza e a ternura d’Ele em preparar os caminhos para se fazer presente no meio de nós. Os caminhos de Deus não são os caminhos do pecado. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e o primeiro pecado que Ele tirou foi o da Sua própria Mãe. Ela foi não só concebida sem pecado, conservada da mancha do pecado original, mas ela viveu sem pecado, ela preservou-se do pecado, conversou-se na graça que recebeu.
Que beleza e que graça quando chamamos Maria de “nova Eva”, porque tivemos a primeira Eva, a mãe de todos os viventes, que também foi concebida sem pecado, mas não correspondeu à graça. Ela caiu em desgraça.
A felicidade de Maria não foi só ser concebida sem pecado nem gerar Jesus, mas foi corresponder à graça
Rezamos sempre no Salve Rainha que somos os degredados filhos de Eva, porque o pecado degradou a nossa condição humana. Mas somos os bem-aventurados filhos de Maria, somos a descendência, somos da casa, da raça, da família de Maria, porque ela foi concebida para nos apontar o caminho da graça, para nos apontar o caminho da salvação, porque ela que nos trouxe o seu filho no seu ventre para também nos salvar e tornar o nosso caminho sem pecado.
A festa de hoje é a festa da esperança, é a festa da vitória, a vitória de Deus sobre o pecado. Desde o momento em que foi concebida e em toda a sua vida, Maria nos mostrou que também podemos vencer o pecado.
Se Jesus for tudo em nós, se permitirmos que Ele também faça morada em nós, se permitirmos que Ele seja o Senhor da nossa vida, porque a felicidade de Maria não foi só ser concebida sem pecado nem gerar Jesus, mas foi corresponder à graça, foi ouvir a Palavra e praticá-la.
Esse é o caminho que ela hoje nos aponta. Hoje, não engrandecemos a Virgem Maria por aquilo que nela se realizou. Hoje, louvamos e bendizemos ao Senhor Nosso Deus por aquilo que Ele fez nela, porque aquilo que Deus fez nela, é o que quer fazer em nós.
Não nascemos sem pecado, mas mesmo nascidos com a mancha do pecado, Ele quer nos libertar desse caminho e nos mostrar o caminho da graça, da vida e da salvação.
Olhemos para a Virgem Maria, porque ela é nossa companheira, ela é para nós um sinal da vitória sobre o mal e o pecado. Que a sua imaculada conceição, Virgem Maria, brilhe sobre nós!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário