14/12/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
SÃO JOÃO DA CRUZ PRESBÍTERO E DOUTOR (Branco, Prefácio do Advento I ou dos Pastores Ofício da memória)
Antífona de entrada
A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).
Oração do Dia
Ó Deus, que inspirastes ao presbítero são João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Números 24,2-7.15-17
Leitura do livro dos Números
Naqueles dias, Balãao 24 2 levantando os olhos, viu Israel acampado nas tendas segundo as suas tribos. O Espírito de Deus veio sobre ele,
3 e pronunciou o oráculo seguinte: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem o olho fechado,
4 oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, desfruta a visão do Todo-poderoso, e se lhe abrem os olhos quando se prostra:
5 Quão formosas tuas tendas, Jacó, tuas moradas, Israel!
6 Elas se estendem como vales, como jardins à beira do rio, como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto das águas.
7 Jorram águas de seus jarros, suas sementeiras são copiosamente irrigadas. Seu rei é mais poderoso que Agag, de sublime realeza".
15 E Balaão pronunciou o oráculo seguinte: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem o olho fechado,
16 oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, conhece a ciência do Altíssimo, desfruta a visão do Todo-poderoso e se lhe abrem os olhos quando se prostra:
17 Eu o vejo, mas não é para agora, percebo-o, mas não de perto: um astro sai de Jacó, um cetro levanta-se de Israel, que fratura a cabeça de Moab, o crânio dessa raça guerreira".
Palavra do Senhor.
Salmo - 24/25
Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos
E fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
Porque sois o Deus da minha salvação.
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
E a vossa compaixão, que são eternas!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
E sois bondade sem limites, ó Senhor!
O Senhor é piedade e retidão
E reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
E aos pobres ele ensina o seu caminho.
Evangelho - Mateus 21,23-27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 21 23 dirigiu-se Jesus ao templo. E, enquanto ensinava, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se e perguntaram-lhe: "Com que direito fazes isso? Quem te deu esta autoridade?"
24 Respondeu-lhes Jesus: "Eu vos proporei também uma questão. Se responderdes, eu vos direi com que direito o faço.
25 Donde procedia o batismo de João: do céu ou dos homens?" Ora, eles raciocinavam entre si: "Se respondermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não crestes nele?’
26 E se dissermos: ‘Dos homens’, é de temer-se a multidão, porque todo o mundo considera João como profeta".
27 Responderam a Jesus: "Não sabemos". "Pois eu tampouco vos digo", retorquiu Jesus, "com que direito faço estas coisas".
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Aceitai, ó Deus onipotente, o sacrifício que vos oferecemos na festa de são João da Cruz e fazei-nos imitar em nossa vida os mistérios da paixão do Senhor que vamos celebrar na eucaristia. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Quem quiser ser meu discípulo renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me, diz o Senhor (Mt 16,24).
Depois da Comunhão
Ó Deus, que fizestes de são João da Cruz um apóstolo do mistério da cruz, dai-nos, fortificados por este sacrifício, permanecer unidos ao Cristo e trabalhar na vossa Igreja pela salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
A autoridade de Jesus vem através da vida
“Jesus havia entrado no Templo e estava ensinando, quando os sumos sacerdotes e as autoridades judaicas vieram ao seu encontro para perguntar: Com que direito vocês fazem todas essas coisas? Quem o encomendou? " (Mt 21:23).
Os sumos sacerdotes, anciãos do povo, autoridades religiosas do tempo de Jesus são incomodados com a autoridade Dele. para Ele, eles estão realmente preocupados com a autoridade do Senhor.
Eles estão incomodados porque ele não tem autoridade. Eles têm o conhecimento, a experiência religiosa de sua forma, mas não têm a autoridade da vida. Jesus fala com autoridade, mas não a que vem dos homens - nós, muitas vezes, nos apegamos às influências humanas, porque isso nos dá poder sobre as coisas deste mundo.
Quem tem autoridade a usa como quer, tornando-se uma pessoa que comanda pela força do grito, porque tem a pena na mão, porque pode fazer isso ou aquilo, mas essa é uma autoridade humana que depois passa.
É uma autoridade que testemunha o amor de Deus vivido, praticado e ensinado ao coração dos homens
Às vezes, procuro os gritos autoritários do mundo, daqueles que vivem em casa e famílias, dos poderes públicos, e todos devem ser respeitados no exercício de suas atividades. O que podemos pedir é que correspondam ao que realmente são, para que vivam bem a autoridade do exemplo para cada um de nós.
A autoridade de Jesus não vem do respeito humano, mas vem da vida. Perimor, ela nos foi dada desde o Alto para proclamar, pregar, anunciar, curar, libertar, restaurar e, principalmente, dar testemunho do amor de Deus vivido, praticado e ensinado ao coração dos homens.
Vamos buscar hoje a autoridade de Jesus, para que ela possa transformar nosso jeito de ser autoridade onde ela quer. Que ninguém precisa usar autoritarismo ou gritar para conseguir o que quer, mas para uma comunhão com Deus, vivendo uma coerência de vida no que ele faz e fala.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário