12/11/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Sejamos vigilantes com a nossa vida a cada dia
SÃO JOSAFÁ BISPO E MÁRTIR (Vermelho, prefácio comum ou dos santos Ofício da memória)
Este santo lutou até a morte pela lei de seu Deus e não temeu as ameaças do ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável
Suscitai, ó Déus, na vossa Igreja o Espírito que ímpeliu o bispo são Josafá a dar a vida por suas oveIhas e concedei que, por sua intercessão, fortificados pelo mesmo Espírito, estejamos prontos a dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro da Sabedoria.
13 1São insensatos por natureza todos os que desconheceram a Deus, e, através dos bens visíveis, não souberam conhecer Aquele que é, nem reconhecer o Artista, considerando suas obras.
2Tomaram o fogo, ou o vento, ou o ar agitável, ou a esfera estrelada, ou a água impetuosa, ou os astros dos céus, por deuses, regentes do mundo.
3Se tomaram essas coisas por deuses, encantados pela sua beleza, saibam, então, quanto seu Senhor prevalece sobre elas, porque é o criador da beleza que fez estas coisas.
4Se o que os impressionou é a sua força e o seu poder, que eles compreendam, por meio delas, que seu criador é mais forte;
5pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor.
6Contudo, estes só incorrem numa ligeira censura, porque, talvez, eles caíram no erro procurando Deus e querendo encontrá-lo:
7vivendo entre suas obras, eles as observam com cuidado, e porque eles as consideram belas, deixam-se seduzir pelo seu aspecto.
8Ainda uma vez, entretanto, eles não são desculpáveis,
9porque, se eles possuíram luz suficiente para poder perscrutar a ordem do mundo, como não encontraram eles mais facilmente aquele que é seu Senhor?
Palavra do Senhor.
Os céus proclamam a glória do Senhor!
os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite essa mensagem,
a noite à noite publica essa notícia.
Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 26"Como ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem.
27Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Veio o dilúvio e matou a todos.
28Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam.
29No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles.
30Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem.
31Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para os tirar; da mesma forma, quem estiver no campo não torne atrás.
32Lembrai-vos da mulher de Lot.
33Todo o que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á; mas todo o que a perder, encontrá-la-á.
34Digo-vos que naquela noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado;
35duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada.
36Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado".
37Perguntaram-lhe os discípulos: "Onde será isto, Senhor?" Respondeu-lhes: "Onde estiver o cadáver, ali se reunirão também as águias".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus de clemência, derramai vossa bênção sobre as nossas oferendas e fortificai-nos na fé que são Josafá proclamou, ao derramar o próprio sangue. Por Cristo, nosso Senhor.
Quem quiser ser meu discípulo renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me, diz o Senhor (Mt 16,24).
Possamos encontrar, ó Deus, nesta mesa celeste, o espírito da força e da paz, para que, a exemplo de são Josafá, consagremos alegremente nossa vida à honra e à unidade da Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Sejamos vigilantes com a nossa vida a cada dia
“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem” (Lucas 17,26).
A pergunta que precisamos fazer é o que aconteceu nos dias de Noé. Se você se recorda, o Livro do Gênesis nos faz aquela narrativa onde Noé construía a arca; ele, seus filhos, suas noras, seus parentes, sua família, e o resto levava a vida. Muitos até zombavam de Noé, desprezavam-no e não estavam nem aí para ele, ou seja, faziam pouco-caso.
Nos tempos em que nós vivemos, não podemos fazer pouco-caso do Reino de Deus, da arca de Deus, que é a Igreja, porque, na hora em que nós menos esperarmos, seremos levados. O dilúvio levou os homens do tempo de Noé, tantas outras coisas levam a vida humana para perto de Deus ou para longe d’Ele, conforme estamos nos preparando ou não.
Perderemos o Reino do Céu se não soubermos ser vigilantes e cuidadosos com a nossa vida a cada dia
No tempo de Noé, eles comiam, bebiam, davam-se em casamento e todos pereceram. A mesma coisa aconteceu nos dias de Ló, mas o que precisamos ter consciência e ciência é de que não importa o dia nem a hora, se estou preparado, se estou vigilante, estou cuidando de mim, estou cuidando da minha espiritualidade, cuidando da vivência do mandamento do amor, cuidando da minha saúde, cuidando da minha família; se estou em dia com todos, não estou devendo a ninguém (e não é só dever dinheiro, até amor que nós devemos uns aos outros). Enfim, temos que estar sempre com a vida arrumada e ajustada, porque se você for deixar para arrumar a sua casa e o seu coração quando você souber que vai morrer, que Deus vai levá-lo ou que a vida acabou, desculpa, você vai ficar para trás, porque com Deus não dá para improvisar.
Sei que vivemos a cultura do improviso. Você arranja, você arruma em cima da hora, e é sempre aquela correria. Na hora de viajar, de resolver um negócio, tem que sair correndo, é aquele desespero. Essa é a cultura do desmazelo que deixa a nossa vida, de fato, desmazelada, descuidada ou sendo vivenciada de qualquer jeito. Perderemos o Reino do Céu se não soubermos ser vigilantes e cuidadosos com a nossa vida a cada dia.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário