30/11/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Jesus precisa de pescadores para a sua companhia de pesca

 

SANTO ANDRÉ APÓSTOLO (Vermelho, glória, prefácio dos Apóstolos – Ofício da festa)

Antífona de Entrada

Junto ao mar da Galiléia, viu o Senhor dois irmãos: Pedro e André, que pescavam. Ele os chamou: "Vinde comigo; eu vos farei, de hoje em diante, pescadores de homens" (Mt 4,18s).

Oração do dia

Nós vos suplicamos, ó Deus onipotente, que o apóstolo santo André, pregador do Evangelho e pastor da vossa Igreja, não cesse no céu de interceder por nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Romanos 10,9-18)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
10 9Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.
11A Escritura diz: "Todo o que nele crer não será confundido".
12Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam,
13porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?
15E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: "Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas?"
16Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: "Senhor, quem acreditou na nossa pregação"?
17Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.
18Pergunto, agora: "Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras".
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 18/19A

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite essa mensagem,
a noite à noite publica essa notícia.

Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possa ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Mateus 4,18-22)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
18 Jesus, caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
19 E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”.
20 Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram.
21 Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os,
22 e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Possam agradar-vos, ó Deus, estas oferendas que vos apresentamos na festa de santo André, a fim de que, sendo aceitas por vós, nos comuniquem a vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Disse André a seu irmão: encontramos o Messias, que é chamado o Cristo. E o conduziu a Jesus (Jo 1,41s).

Depois da Comunhão

Fortifique-nos, ó Deus, a comunhão no vosso sacramento, para que, abraçando a cruz de Cristo, a exemplo do apóstolo santo André, possamos viver com ele na glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Jesus precisa de pescadores para a sua companhia de pesca

“Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (Mateus 4,18-19).

Estamos celebrando Santo André, irmão de Simão Pedro. Entre os quatro primeiros discípulos de Jesus está André, aquele inclusive que viu Jesus primeiro do que Pedro Simão, seu irmão. E foi ele, inclusive, que chamou Simão para seguir Jesus. André fez a maior descoberta da sua vida, ele descobriu quem era o Messias, descobriu quem era Jesus. André era trabalhador como eu, como você, como tantos. André estava em busca das suas riquezas e dos seus bens. André era um bom pescador, ele jogava suas redes, pegava peixe, hora não pegava, mas estava lá.

Tem hora que o nosso trabalho é assim: tem hora que dá êxito, tem hora que não dá. E o que nós buscamos? É apenas ganhar o pão de cada dia? É apenas aumentar a nossa renda, o dinheiro que ganhamos? Quando, no fim, o pouco ou o muito que ganhamos passa.

Deus nos trouxe a vida eterna em Jesus, e Ele está precisando de pescadores para a sua companhia de pesca

Não podemos passar sem trabalhar, é verdade, precisamos ganhar o pão com o suor do nosso rosto. André, Simão, Tiago, João também o fazia, mas esses homens buscavam sentido para a vida, e André encontrou em Jesus o sentido para a sua vida.

Quando, na outra narrativa evangélica, ele disse a Simão “Encontramos o Messias” (João 1,41), ele disse: “Encontrei o Salvador, encontrei o homem que vai dar o sentido e a direção para tudo que faço”. Ele era pescador, e Jesus olhou nos seus olhos e disse: “Vinde até mim e eu te farei de vós pescadores de homens”, não é menos importante pescar peixes, porque o trabalho de cada, o ofício de cada um é para o sustento para essa vida presente, mas nós precisamos trabalhar para conquistar a vida eterna, precisamos trabalhar para conquistar as pessoas para a eternidade, é por isso que, além do ofício que cada um realiza no seu campo de trabalho, na sua missão que lhe é específica, Jesus tem um chamado como fez a André: “Vinde até mim e te farei pescador de homens”.

Tem pessoas que, no seu trabalho, conquistam pessoas para os seus produtos, para os seus negócios. Todo trabalho é uma conquista. Você precisa de clientes, você precisa atingir as suas metas… Todo trabalho exige dedicação. Não deixe de trabalhar e de cumprir sua missão e suas obrigações, mas não se esqueça que há uma missão mais nobre precisando de você: conquistar os homens para Deus e conquistar a vida eterna para os homens.

Deus nos trouxe a vida eterna em Jesus, e Ele está precisando de pescadores para a sua companhia de pesca, para que levemos homens e mulheres a amar o Evangelho, porque é Ele que nos dá a vida eterna.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ