19/11/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Coloquemos ordem na nossa relação com Deus

 

SANTOS ROQUE, AFONSO E JOÃO PRESBÍTEROS E MÁRTIRES (Vermelho, Prefácio Comum dos Mártires – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

Por amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso, sua recompensa é eterna.

Oração do dia

Senhor, que a vossa palavra cresça nas terras onde os vossos mártires a semearam e seja multiplicada em frutos de justiça e de paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (1 Macabeus 4,36-37.52-59)

Leitura do segundo livro dos Macabeus.
36Judas e seus irmãos disseram então: "Eis que nossos inimigos estão aniquilados; subamos agora a purificar e consagrar de novo os lugares santos".
37Reunido todo o exército, subiram à montanha de Sião.
52No dia vinte e cinco do nono mês, isto é, do mês de Casleu, do ano cento e quarenta e oito, eles se levantaram muito cedo,
53 e ofereceram um sacrifício legal sobre o novo altar dos holocautos, que haviam construído.
54Foi no mesmo dia e na mesma data em que os gentios o haviam profanado, que o altar foi de novo consagrado ao som de cânticos, das harpas, das liras e dos címbalos.
55Todo o povo se prostrou com o rosto em terra para adorar e bendizer no céu aquele que os havia conduzido ao triunfo.
56Prolongaram por oito dias a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de ações de graças e de louvores.
57Adornaram a fachada do templo com coroas de ouro e com pequenos escudos, consagraram as entradas do templo e os quartos, nos quais colocaram portas.
58Reinou uma alegria imensa entre o povo e o opróbrio das nações foi afastado.
59Foi estabelecido por Judas e seus irmãos, e por toda a assembléia de Israel que os dias da dedicação do altar seriam celebrados cada ano em sua data própria, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, e isto com alegria e regozijo.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 1Cr 29

Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

Bendito sejais vós, ó Senhor Deus,
Senhor Deus de Israel, o nosso pai,
desde sempre e por toda a eternidade!

A vós pertencem a grandeza e o poder,
toda a glória, esplendor e majestade,
pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!

A vós, Senhor, também pertence a realeza,
pois sobre a terra, como rei, vos elevais!
Toda glória e riqueza vêm de vós!

Sois o Senhor e dominais o universo,
em vossa mão se encontra a força e o poder,
em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

Evangelho (Lucas 19,45-48)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
19 45 Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os mercadores.
46 Disse ele: "Está escrito: A minha casa é casa de oração! Mas vós a fizestes um covil de ladrões".
47 Todos os dias ensinava no templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo procuravam tirar-lhe a vida.
48 Mas não sabiam como realizá-lo, porque todo o povo ficava suspenso de admiração, quando o ouvia falar.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Com alegria, Senhor, nós vos oferecemos os frutos da terra, a fim de que, pelo sacrifício que vosso filho ofereceu por todos, nos concedais a bênção e a santidade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Fostes vós que permanecestes comigo nas minhas tribulações. E eu disponho do reino para vós, diz o Senhor. No meu reino comereis e bebereis à minha mesa (Lc 22,28ss).

Depois da Comunhão

Senhor, que os vossos fiéis vivam na fé e na caridade, pois repartem com os irmãos o pão da vida, e, até a vossa vinda, bebam o cálice da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Coloquemos ordem na nossa relação com Deus

“Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’” (Lucas 19,45).

A casa de Deus não pode ser outra coisa senão casa de oração. É casa do encontro com Deus, da comunhão com Ele. A casa de Deus não pode virar, inclusive, casa para algazarra, bagunça, de forma alguma. Cada vez mais, estou consciente do zelo que nós precisamos ter com o templo, com a igreja, com o santuário, com a capela, com o lugar do nosso encontro com Ele.

É o zelo, inclusive, que preciso ter com a minha casa. Que triste é uma pessoa que não tem zelo pela sua casa! Sabe aquela casa desmazelada, largada e bagunçada? Sabe aquela pessoa que não tem zelo pelo seu quarto? Você entra no quarto e se perde, porque ali é tudo bagunçado, tudo de qualquer jeito.

Desmazelo não é só um defeito, é um problema, é uma falta de cuidado, é o relaxo com a vida. Quando as coisas externas estão bagunçadas, imagine o quanto internamente não estão bagunçadas as coisas dentro de nós!

A casa de Deus não pode ser outra coisa senão casa de oração

O zelo que manifesto pelas coisas externas, é o zelo que preciso ter com o meu próprio coração. Do mesmo jeito que não quero a minha casa, o meu quarto, o meu coração bagunçado, de qualquer jeito, não quero que vire uma algazarra minha vida nem minha casa. De forma alguma posso permitir que a Casa do Senhor também esteja assim.

Por isso que o próprio Jesus, manso e humilde de coração, mas não bobo, é tomado por uma santa ira que aqui é o zelo, o cuidado para não deixar que o inimigo se apodere. Porque é preciso dizer que o inimigo, o maligno, ele sim gosta da bagunça, da algazarra, das coisas perdidas para ninguém se encontrar.

Se chego na igreja e ali é tudo bagunçado, é tudo barulhento, ninguém se encontra com Deus, aí está muito bom! Você vai na igreja, faz aquela farra, vê todo mundo, abraça todo mundo. Que bom! Precisamos nos encontrar, abraçar-nos, mas não nos encontramos com Deus, não falamos com Ele, e é tudo que aquele que se perdeu quer que aconteça conosco, para que nos percamos, que percamos o caminho da vida, mesmo estando na Casa de Deus. Por isso não nos deixemos perder nessa vida. Coloquemos ordem na casa! Coloquemos ordem no nosso quarto, coloquemos ordem no nosso coração, e coloquemos em ordem a nossa relação com Deus.

Façamos do nosso quarto o lugar da oração. Façamos da Igreja o lugar do nosso encontro com Deus, porque, em meio a todas as agitações, permanecemos agitados e não nos acalmamos, não acalentamos o coração para entrarmos em comunhão com o Senhor.

É essencial e fundamental para que a nossa espiritualidade seja sólida, autêntica e verdadeira.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ