04/03/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

I SEMANA DA QUARESMA (Roxo – Ofício do Dia)

Antífona de entrada
Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus, de toda angústia! (Sl 24,6.3.22)

Oração do Dia 04/03/2020
Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Jonas 3,1-10
Leitura da profecia de Jonas.
1 A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas nestes termos:
2 "Vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe conhecer a mensagem que te ordenei".
3 Jonas pôs-se a caminho e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era, diante de Deus, uma grande cidade: eram precisos três dias para percorrê-la.
4 Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".
5 Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor.
6 A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza.
7 Em seguida, foi publicado pela cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: Fica proibido aos homens e aos animais, tanto do gado maior como do menor, comer o que quer que seja, assim como pastar ou beber.
8 Homens e animais se cobrirão de sacos. Todos clamem a Deus, em alta voz; deixe cada um o seu mau caminho e converta-se da violência que há em suas mãos.
9 Quem sabe, Deus se arrependerá, acalmará o ardor de sua cólera e deixará de nos perder!
10 Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.
Palavra do Senhor.

Salmo - 50/51
Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!

Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
Meu sacrifício é minha alma penitente,
não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho - Lucas 11,29-32
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.
30 Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração.
31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão.
32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas".
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Nós vos ofertamos, o Deus, estes dons que nos destes para oferecer-vos. E, assim como os tornais para nós um sacramento, sejam também remédio para a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Senhor, alegrem-se todos os que em vós confiam e exultem eternamente aqueles que protegeis (Sl 5,12).

Depois da Comunhão
Senhor nosso Deus, que não cessais de nos alimentar com os vossos sacramentos, concedei que esta refeição nos alcance a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Deixe Jesus falar ao seu coração

No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas” (Lucas 11, 32).


Jesus faz memória ao profeta Jonas. Ele foi muito importante para o povo de Nínive porque essa cidade seria destruída, pois (o povo) deixou-se conduzir pelo pecado, entregou-se ao pecado, às prevaricações, à todas as  espécies de maldades humana.

O mal quando não é destruído ele nos destrói; ele é como um vírus, uma bactéria terrível, pois, no início, achamos que não tem importância nenhuma: “Ah, é só mais um vírus, só mais uma bactéria”, mas, se não cuidarmos, basta ver os diversos tipos de vírus e bactérias. Olha o que o coronavírus está produzindo na humanidade, e poderíamos lembrar de tantas outras pestes que já vieram e não foram combatidas.
Os profissionais da saúde trabalham com intensidade para combaterem os vírus, para combaterem aquilo que vem tirar a nossa vida. E, da mesma forma, precisamos combater com intensidade o pecado, o mal, as maldades humana, porque é o mal que está destruindo a nossa alma, os nossos relacionamentos; que está nos fazendo sucumbir, perecer, mas nós não tomamos ciência e consciência disso. E, quando percebemos, já estamos dominados, tomados. Quando a pessoa percebe, o vírus já cresceu nela, já se alastrou pelo seu corpo, já a deixou totalmente fragilizada, então, se tivesse combatido o vírus antes, ele não teria tomado a proporção que tomou.

Nós precisamos, com o coração atento a Jesus, nos convertermos

Nínive tomou consciência porque ouviu a Jonas, assim como nós precisamos ouvir os médicos, os profissionais de saúde, a todas as orientações; e nos precavermos para não ficarmos doentes, enfermos e perecermos por não cuidarmos da saúde. Alguém pode dizer: “Ah, vou morrer porque chegou o meu dia”. Não, muitas vezes, nós morremos porque não nos cuidamos como deveríamos ter cuidado, não nos precavemos como deveríamos precaver. Da mesma forma é a nossa vida espiritual, Deus não quer que ninguém pereça.
Assim como Nínive escutou a Jonas, preciso dizer: “Nós precisamos escutar a Jesus, precisamos ouvi-Lo. Precisamos, com o coração atento a Jesus, nos convertermos, deixar que o Evangelho converta as nossas atitudes, mude as coisas em nós que precisa mudar. Nós precisamos deixar que a Palavra de Jesus semeada no nosso coração produza frutos de conversão”.
Não adianta ouvir e dizer: “Ah, que bonito, que lindo! Olha o que ele falou, falou isso foi pra fulano, pra sicrano”. A Palavra de Deus é dirigida a mim, e, se ouviram a Jonas e converteram-se, aqui está quem é maior do que Jonas:  Jesus. Então, eis a importância de, neste tempo da graça, ouvirmos a pregação de Jesus, deixá-Lo falar ao nosso coração e nos convertermos.
Meus irmãos, assim como a sociedade se alarma para cuidar daquilo que faz a sociedade perecer, é preciso que nós não criemos alardes, e sim criemos, de fato, acusação interior, mudanças de atitudes, para que não pereçamos por causa do pecado.
Ouçamos a Jesus e que a Sua Palavra nos converta!
Deus abençoe você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ