28/03/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

IV SEMANA DA QUARESMA (Roxo – Ofício do Dia)

Antífona de entrada
As ondas da morte me cercavam, tragavam-me as torrentes infernais; na minha angústia, chamei pelo Senhor, de seu templo ouviu a minha voz (Sl 17,5ss).

Oração do Dia 28/03/2020
Ó Deus, na vossa misericórdia, dirigi os nossos corações, pois, sem o vosso auxílio, não vos podemos agradar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Jeremias 11,18-20
Leitura do livro do profeta Jeremias.
11 18 Instruído pelo Senhor, eu o desvendei. Vós me fizestes conhecer seus intentos.
19 E eu, qual manso cordeiro conduzido à matança, ignorava as maquinações tramadas contra mim: “destruamos a árvore em seu vigor. Arranquemo-la da terra dos vivos, e que seu nome caia no esquecimento”.
20 Vós sois, porém, Senhor dos exércitos, justo juiz que sondais os rins e os corações. Serei testemunha da vingança que tomarei deles e a vós confio minha causa.
Palavra do Senhor.

Salmo - 7
Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio;
vinde salvar-me do inimigo, libertai-me!
Não aconteça que agarrem minha vida
como um leão que despedaça a sua presa,
sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!

Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço
e segundo a inocência que há em mim!
Ponde um fim à iniqüidade dos perversos
e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça,
vós que sondai os nossos rins e corações.

O Deus vivo é um escudo protetor
e salva aqueles que têm reto coração.
Deus é juiz e ele julga com justiça,
mas é um Deus que ameaça cada dia.

Evangelho - João 7,40-53
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
7 40 Ouvindo Jesus falar, alguns daquela multidão diziam: “Este é realmente o profeta”.
41 Outros diziam: “Este é o Cristo”. Mas outros protestavam: “É acaso da Galiléia que há de vir o Cristo?
42 Não diz a Escritura: O Cristo há de vir da família de Davi, e da aldeia de Belém, onde vivia Davi?”
43 Houve por isso divisão entre o povo por causa dele.
44 Alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe lançou as mãos.
45 Voltaram os guardas para junto dos príncipes dos sacerdotes e fariseus, que lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46 Os guardas responderam: “Jamais homem algum falou como este homem!”
47 Replicaram os fariseus: “Porventura também vós fostes seduzidos?
48 Há, acaso, alguém dentre as autoridades ou fariseus que acreditou nele?
49 Este poviléu que não conhece a lei é amaldiçoado!”
50 Replicou-lhes Nicodemos, um deles, o mesmo que de noite o fora procurar:
51 “Condena acaso a nossa lei algum homem, antes de o ouvir e conhecer o que ele faz?”
52 Responderam-lhe: “Porventura és também  tu galileu? Informa-te bem e verás que da Galiléia não saiu profeta”.
53 E voltaram, cada um para sua casa.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, pelas oferendas que vos apresentamos, possamos ser reconciliados convosco, e nossas vontades mesmo rebeldes, sejam reconduzidas a vós. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Pelo sangue precioso de Cristo, cordeiro sem mancha e sem defeito, fomos resgatados (1Pd 1,19).

Depois da Comunhão
Nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso sacramento nos purifique e possamos agradar-vos, graças à ação do seu poder. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Conheçamos a verdade de Deus


“‘Por que não o trouxestes?’ Os guardas responderam: ‘Ninguém jamais falou como este homem’. Então, os fariseus disseram-lhes: ‘Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele?’” (João 7,44-48).
Hoje, estamos acompanhando todas as controvérsias que se criaram em torno de Jesus. Na verdade, não era Jesus a controvérsia, mas sim acolher aquilo que trouxe Jesus, por isso, os homens começaram a discutir e debater, e os mais religiosos, como os fariseus e doutores da Lei, começaram a criar hostilidades, a fechar os cercos, a criar estruturas para prendê-Lo. Na verdade, eles queriam, a todo custo, colocar em descrédito a pessoa d’Ele.
Eles não conseguiram, porque ninguém falava com a autoridade de Jesus. Como disse o soldado: “Ninguém jamais falou e fez como este homem. Como vamos calá-Lo, repudiar a Sua voz? Como vamos desobedecer ao que Ele ensina, se ensina com autoridade?”.
Não basta falar, é preciso dizer com a autoridade da vida; não basta ensinar, é preciso ensinar com a vida aquilo que as palavras estão exclamando.
Jesus nos ensina a perfeita sintonia entre a prática e a Palavra, entre a vida e o que é ensinado. Por isso, Ele era contraditado, por isso aqueles que não queriam conhecer a verdade agiam com maldade e, movidos por uma profunda crueldade, queriam eliminar o Mestre Jesus.

Quem não se cala para ouvir a verdade cria a sua própria verdade; quem não se cala para ouvir Deus coloca-se no lugar d’Ele

Jesus é causa de contradições e disputas entre os homens. E por que os homens disputavam para matá-Lo? Porque não se calavam.
Quem não se cala para ouvir a verdade cria a sua própria verdade; quem não se cala para ouvir Deus, para colocar-se no lugar d’Ele, quem não se cala para deixar-se ser formado por Ele, forma-se como se fosse um deus, e quer que os outros pensem, falem, ajam de acordo com aquilo que ele crê, acredita e ensina.
Homens que se colocam no lugar de Deus contradizem Deus, criam, na verdade, ambientes de disputa, de briga, de acusações e contradições para gerar mal-estar na vida e nos relacionamentos humanos.
Como é importante olharmos para os tempos em que vivemos! Olhemos para tantos ambientes de nossas igrejas, de nossos grupos, divididos, acusando-se e colocando-se uns contra os outros.
Olhemos a metodologia do mundo! As disputas mundanas penetraram na casa de Deus; são homens religiosos brigando, são homens criando toda a atmosfera para as disputas e ofensas, como acontece nos nossos ambientes hoje.
Nas nossas redes sociais, criam-se os que são a favor e os que são contra; os que são conservadores, progressistas, e os que são a favor e os que são contra o Papa, mas, na verdade, isso não passa de pensamento humano, mundano, que invade o sentido da nossa fé.
Só pode falar de Deus quem se cala para deixá-Lo falar. Só pode falar de Deus quem silencia para deixa-Lo formar. Só pode falar de Deus quem é formado no cadinho da humildade do coração d’Ele. 
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ