18/03/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

III SEMANA DA QUARESMA (Roxo – Ofício do Dia)

Antífona de entrada
Orientai meus passos, Senhor, segundo a vossa palavra, e que o mal não domine sobre mim! (Sl 118,133)

Oração do Dia 18/03/2020
Ó Deus de bondade, concedei que, formados ela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Deuteronômio 4,1.5-9
Leitura do livro do Deuteronômio.
1 “E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos. Ponde-os em prática para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá.
5 Vede: ensinei-vos leis e ordenações, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenou, a fim de as praticardes na terra que ides possuir.
6 Observai-as, praticai-as, porque isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos, que, ouvindo todas essas prescrições, dirão: ‘eis uma grande nação, um povo sábio e inteligente’.
7 Haverá, com efeito, nação tão grande, cujos deuses estejam tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que o invocamos?
8 Qual é a grande nação que tem mandamentos e preceitos tão justos como esta lei que vos apresento hoje?
9 Guarda-te, pois, a ti mesmo: cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as atuas portas
e os teus filhos em teu seio abençoou.

Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.
Ele faz cair a neve como lã
e espalha a geada como cinza.

Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos e suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho - Mateus 5,17-19
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
17 Disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.
19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus”.
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Recebei, ó Deus, com estas oferendas, as preces do vosso povo, e a nós, que celebramos estes mistérios, defendei-nos de todos os perigos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Vós me ensinareis, Senhor, o caminho da vida: perfeita é a alegria em vossa presença (Sl 15,11).

Depois da Comunhão
Santifique-nos, ó Deus, esta mesa celeste da qual participamos para que, purificando-nos de todo erro, ela nos torne dignos das vossas promessas. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Vamos respeitar os mandamentos de Deus


Portanto, quem ignora o último desses mandamentos e ensina outros a fazer o mesmo será o menor no Reino dos Céus. Por outro lado, aqueles que os cumprem e os ensinam serão grandes no Reino dos Céus ” (Mt 5:19).
Jesus não veio para revogar, mudar ou remover os mandamentos. Ele veio para planejar, viver e ensinar-nos a viver os mandamentos. Ele veio para trazer a essência do que move os mandamentos da Lei Divina.
É o amor a Deus e o amor pelos irmãos, acima de qualquer situação, que devem mudar nossas práticas. Não posso, em nome de minhas reivindicações, meu egoísmo ou o que quero distorcer os mandamentos, viver apenas os mandamentos que considero corretos, escolher o que vou viver ou até canonizar o que está errado.
Algumas pessoas fazem o que está errado. Eles absolutizam o que colocam como se fosse o certo. O que traz vantagens nas coisas erradas da vida e se você é favorável a ela, sente-se orgulhoso em vez de sentir vergonha, arrependimento e contrição pelo erro que cometeu. Ele exalta e, pior ainda, ensina os outros a cometer o erro, a fazer o que ele fez.
Se você fez algo errado e não sente consciência imediata, saiba que experimenta a conseqüência eterna, porque uma alma distorcida está distorcida do céu. Uma alma que vive sem correção, uma alma que perdeu o senso de razão do que é certo e errado, está se livrando da verdade. Não basta dizer: "Tenho bondade no coração". A bondade é cercada por aquilo que é a verdade, e a verdade não pode ser distorcida de acordo com nossa conveniência.
Jesus veio para preencher, viver e ensinar a viver os mandamentos
Cuidado! Vivemos em uma sociedade muito relaxada e permissiva, a sociedade do relativismo na qual as coisas são facilmente relativizadas. Simplesmente, as pessoas desconsideram o que é certo para viver comodidade.
Tenho erros, pecados e falhas, mas não posso considerá-los como se isso fosse uma coisa correta; pelo contrário, tenho que corrigi-los. Não posso considerar meus pecados e me acostumar com isso. "Todo mundo peca." Não posso pedir desculpas, tenho que reconhecer meus pecados. O que quer que eu faça de errado, erro é erro; pecado é pecado. Não posso ser uma escola de erro, não posso ser modelo do que está errado.
Eu preciso corrigir e ensinar aos outros o que é correto; além disso, não há sentido em ensinar os outros a fazer, a não ser corrigir em nossas próprias vidas. Estamos nos tornando tão menores no Reino dos Céus que estamos desaparecendo e perdendo a dimensão e o significado da eternidade.
Vamos ter o bom senso e a humildade para corrigir em nós mesmos o que precisa ser corrigido. Não vamos cometer o erro de ensinar o que há de errado para os outros.
Deus te abençoe!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ