07/06/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

SANTÍSSIMA TRINDADE (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – IV Semana do Saltério)

Antífona de entrada
Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.
Oração do Dia
Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da Verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Êxodo 34,4-6.8-9
Naqueles dias, 34 4 Moisés talhou, pois, duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras e, no dia seguinte, pela manhã, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia ordenado, segurando nas mãos as duas tábuas de pedra.
5 O Senhor desceu na nuvem e esteve perto dele, pronunciando o nome de Javé.
6 O Senhor passou diante dele, exclamando: “Javé, Javé, Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e em fidelidade”.
8 Moisés inclinou-se incontinente até a terra e prostrou-se,
9 dizendo: “Se tenho o vosso favor, Senhor, dignai-vos marchar no meio de nós: somos um povo de cabeça dura, mas perdoai nossas iniqüidades e nossos pecados, e aceitai-nos como propriedade vossa”.
Palavra do Senhor.

Salmo - Dn 3
A vós louvor, honra e glória eternamente!

1. Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.

2. Sede bendito, nome santo e glorioso.

3. No templo santo onde refulge a vossa glória.

4. E em vosso trono de poder vitorioso.

5. Sede bendito, que sondais as profundezas.

6. E superior aos querubins vos assentais.

7. Sede bendito no celeste firmamento.

2a Leitura - 2 Coríntios 13,11-13
Leitura da carta de são Paulo aos Coríntios.
13 11 Por fim, irmãos, vivei com alegria. Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estará convosco.
12 Saudai-vos uns aos outros no ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.
13 A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!
Palavra do Senhor.

Evangelho - João 3,16-18
Aleluia, aleluia, aleluia.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino,
ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém! (Ap 1,8).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Senhor nosso Deus, pela invocação do vosso nome, santificai as oferendas de vossos servos e servas, fazendo de nós uma oferenda eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abba, Pai (Gl 4,6).

Depois da Comunhão
Possa valer-nos, Senhor nosso Deus, a comunhão no vosso sacramento, ao proclamarmos nossa fé na Trindade eterna e santa e na sua indivisível unidade. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova


A comunhão é o fruto mais profundo do amor

"Sim, Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).
Hoje celebramos a solenidade da Santíssima Trindade, o Deus que amamos e nos ama acima de todas as coisas, é o amor sublime. Esse amor de Deus se manifestou em nós, porque Deus é puro amor.
A comunidade divina - Pai, Filho e Espírito Santo - vive a dimensão do amor sem se opor. São três pessoas diferentes: o Pai é Pai, o Filho é Filho e o Espírito Santo é o Espírito Santo, e a identidade de uma pessoa não é confundida com outra, mas elas formam uma única realidade divina: um Deus que é único e que não está dividido.
O amor não se divide, não se opõe, não se sobrepõe, mas gera comunhão e comunhão, é o fruto mais profundo do amor.
Só teremos comunhão com esse Deus sublime quando vivermos em nós mesmos a dimensão mais profunda do amor; portanto, para mergulhar na Trindade, precisamos deixar que Seu amor esteja em nós, produzindo, vivendo e nós, amando a Deus acima de todas as coisas. , amando a Deus com sublime amor e deixando Seu amor estar em nós. O amor que cura, liberta, restaura e nos coloca à Sua imagem e semelhança.

Teremos comunhão com esse Deus sublime quando vivermos em nós mesmos a dimensão mais profunda do amor

À medida que morremos, nos tornamos cada vez mais semelhantes a Deus, porque morrer é abandonar o que é mundano em nós e ressuscitar o que é divino. À medida que morremos por este mundo, homem e mulher nascem à imagem e semelhança desse Deus Triúno, e estamos nos tornando menos egoístas, vaidosos, orgulhosos; O amor sublime por Deus, o amor um pelo outro, é produzido em nós, porque quem é semelhante a Deus, que vive à semelhança dEle, não sabe viver outra coisa senão o amor, porque Deus é amor.
Amor trino, sublime e único, amor divino, mestre das Três pessoas que servimos, amamos, adoramos, glorificamos. Exaltamos e comemoramos todos os dias, de onde viemos e para onde queremos voltar a viver nesta presença amorosa e única.
Ao Deus Triúno e louvor por toda a eternidade. Ao Deus Triúno que está em nós, restaurando em nós a imagem em que fomos criados. Louvamos, exaltamos e abençoamos nosso Deus, dizendo: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém!
Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ