11/06/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

CORPO E SANGUE DE CRISTO (Branco, Glória, Sequência [facultativa], Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade)

Antífona de entrada
O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou (Sl 80,17).
Oração do Dia
Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Deuteronômio 8,2-3.14-16
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.

Moisés falou ao povo dizendo: 8 2 "Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor te conduziu durante esses quarenta anos no deserto, para humilhar-te e provar-te, e para conhecer os sentimentos de teu coração, e saber se observarias ou não os seus mandamentos.
3 Humilhou-te com a fome; deu-te por sustento o maná, que não conhecias nem tinham conhecido os teus pais, para ensinar-te que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor.
14 o teu coração se eleve, e te esqueças do Senhor, teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da servidão.
15 Foi ele o teu guia neste vasto e terrível deserto, cheio de serpentes ardentes e escorpiões, terra árida e sem água, onde fez jorrar para ti água do rochedo duríssimo;
16 foi ele quem te alimentou no deserto com um maná desconhecido de teus pais, para humilhar-te e provar-te, a fim de te fazer o bem depois disso".
Palavra do Senhor.


Salmo - 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém;
celebra teu Deus, ó Sião!


Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as tuas portas,
e os teus filhos em teu seio abençoou.

A paz em teus limites garantiu
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.

Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos e suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus preceitos.

2a Leitura - 1 Coríntios 10,16-17
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 10 16 o cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?
17 Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão.
Palavra do Senhor.

Evangelho - João 6,51-58
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o pão descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver! (Jo 6,51)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 6 51 "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo".
52 A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: "Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?"
53 Então Jesus lhes disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57 Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.
58 Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente".
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Concedei, ó Deus, à vossa Igreja os dons da unidade e da paz, simbolizados pelo pão e vinho que oferecemos na sagrada eucaristia. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor (Jo 6,57).

Depois da Comunhão
Dai-nos, Senhor Jesus, possuir o gozo eterno da vossa divindade, que já começamos a saborear na terra, pela comunhão do vosso Corpo e do vosso Sangue. Vós, que viveis e reinais para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Deus é o alimento para a nossa vida

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6:56)
Hoje celebramos com muito obrigado a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, o Santíssimo Sacramento.
O Corpo Christi para nós é a festa da nossa fé e da nossa vida. Cremos em Jesus, o Filho de Deus, encarnado em nosso meio. A encarnação de Jesus, no ventre de Maria, torna-se ainda mais sublime, porque quem se faz presente na carne se faz presente no pão e no vinho. E não é feito presente por estar representado ali, é feito por Ele ser o pão transubstanciado em Seu Corpo e em Seu Sangue.
Que beleza é o mistério do amor daquele Deus que vem a nós e está encarnado! E o Deus que vem até nós é a condição de ser Pão e Vinho para se tornar o alimento da nossa vida.
Deus sabe de todas as deficiências que temos. Eu olho para o quanto as pessoas sofrem com a falta de comida, as vitaminas necessárias para a subsistência do corpo, como elas precisam comer, como precisam encontrar comida.

Nossa alma, nosso espírito e nosso ser precisam de alimento eterno

Todos nós precisamos de uma dieta correta, que possa realmente preencher as lacunas da subsistência humana, mas, veja, não é apenas no pão que vivemos, no pão que alimenta o corpo, porque nossa alma, nosso espírito e nosso ser precisam do alimento. alimento eterno. Portanto, nosso Deus não apenas nos dá comida, mas Ele mesmo faz comida. Ele mesmo converte pão e bebida para curar nossa fome e sede.
A graça é essa porque quem come esse pão come sua carne; e quem bebe vinho bebe do seu sangue permanece nele e ele em nós.
Veja como é uma graça sublime: Deus permanece conosco e nós permanecemos nele através do mistério de seu corpo e sangue. Nosso Deus não é um Deus distante. Ele é um Deus presente, vivo e presente em nós, para que tenhamos comunhão com Ele. E quem comer deste pão viverá para sempre.
A Eucaristia é o sacramento ao qual fui apresentado e não coloca na comunhão da eternidade. Viver a Eucaristia é viver em Jesus, é levar a vida Nele e celebrá-la em nós.
Vamos celebrar, hoje, de maneira festiva, seja em nossos lares e onde ele quer que seja, sempre dê glória e louvor ao Santíssimo Sacramento e ao Divino Sacramento; Vamos dar glória e louvor em todos os momentos à presença amorosa de Deus, que se tornou nosso alimento.
Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ