13/06/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA PRESBÍTERO E DOUTOR (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)

Antífona de entrada
Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, que destes santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã e sentir a vossa ajuda em todas as provações.

1a Leitura - 1 Reis 19,19-21
Leitura do primeiro livro dos Reis.
19 19 Elias, partindo dali, encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando com doze juntas de bois diante dele; ele mesmo conduzia a duodécima junta. Elias aproximou-se e jogou o seu manto sobre ele.
20 Eliseu, deixando imediatamente os seus bois, correu atrás de Elias, e disse: “Deixa-me ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. “Vai”, disse-lhe Elias, “mas volta, porque sabes o que te fiz”.
21 Eliseu, deixando Elias, tomou uma junta de bois e imolou-os. Com a lenha do arado cozeu as carnes e deu-as a comer à sua gente. Em seguida partiu e seguiu Elias, para servi-lo.
Palavra do Senhor.


Salmo - 15/16
O senhor é a porção da minha herança.

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”.
Ó Senhor, dois minha herança e minha taça,
Meu destino está seguro em vossas mãos!

Eu bendigo o Senhor, que me aconselha
E até de noite me adverte o coração.
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
Pois, se o tenho a meu lado, não vacilo.

Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria
E até meu corpo no repouso está tranqüilo;
Pois não haveis de me deixar entregue à morte
Nem vosso amigo conhecer a corrupção.

Evangelho - Mateus 5,33-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me vossa lei como um presente vantajoso! (Sl 118,36.29)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 5 33 disse Jesus: “Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.
34 Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro.
37 Dizei somente: ‘Sim’, se é sim; ‘não’, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno”.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Sejam aceitos por vós, ó Deus, os frutos do nosso trabalho que trazemos ao vosso altar em honra de santo Antônio, e concedei que, livres da avidez dos bens terrenos, tenhamos em vós a única riqueza. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio (Sl 33,9).

Depois da Comunhão
Ó Deus, pela força deste sacramento, conduzi-nos constantemente no vosso amor, a exemplo de santo Antônio, e completai, até a vinda de Cristo, a obra que começastes em nós. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Nossas palavras precisam ter autoridade e moral

“Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno” (Mateus 5,37).

O que torna uma pessoa autêntica e verdadeira? O poder da sua palavra. A palavra daquela pessoa, a minha palavra, a sua palavra é a nossa identidade. Quando dizemos que: Jesus é a Palavra eterna de Deus, é porque a identidade e a autenticidade de Deus é a Palavra d’Ele. Por isso, as pessoas dão ouvido a Jesus porque Ele fala com a autoridade da Sua Palavra.
Quando a nossa palavra não tem autoridade e moral, pois uma hora dizemos uma coisa, outra hora dizemos outra; na frente da pessoa falamos assim, por trás falamos de outro jeito. Quando estamos com um grupo, falamos uma coisa, quando estamos com outro dizemos outra coisa, ou seja, vivemos as conveniências e não temos uma identidade. Essa é a pior das imoralidades.
Sejamos pessoas autênticas, que o nosso ‘sim’ seja ‘sim’ e o nosso ‘não’ seja ‘não’, mas não sejamos hora de uma palavra, hora de outra palavra, porque isso só prova que não fomos ainda amadurecidos na vida autêntica que precisamos ter e ser.
O santo que celebramos hoje, Santo Antônio, lá em Pádua está a língua dele. Há mais de 800 anos está lá a língua dele conservada. Sabe por quê? Nos trinta e poucos anos de vida que Antônio viveu no meio de nós, nunca mentiu, nunca falou mal da vida dos outros e nunca usou a sua língua de forma inconveniente, por isso, a língua dele está conservada.

As pessoas dão ouvido a Jesus, porque Ele fala com a autoridade da Sua Palavra

Quem dera a nossa língua representasse aquilo que somos de forma autêntica. Quem dera a nossa língua soubesse moderar o que dela sai, mas quem manda na nossa língua somos nós. Quem manda na nossa língua é o nosso coração e a nossa mente, porque a boca fala daquilo que o nosso coração e a cabeça estão cheios. Aquilo que nos preenche é o que sai de nós, por isso, Deus espera, o mundo espera e também esperamos uns dos outros: autenticidade, sinceridade, verdade e coerência.
Busquemos e trabalhemos em nós para sermos aquilo que esperamos do outro. Jamais nos escondamos por trás de palavras falsas, de bajulação ou sejamos aquelas pessoas que não têm autenticidade. Que Deus nos dê, a cada dia, a graça de nos esforçarmos para sermos ‘sim’ quando é preciso ser ‘sim’ e ‘não’ quando é preciso ser ‘não’. O que passar disso é diabólico, maligno e não é de Deus.
Deus abençoe você! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ