14/06/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

XI DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – III Semana do Saltério)

Antífona de entrada
Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)
Oração do Dia
Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Êxodo 19,2-6
Leitura do livro do Êxodo.

Naqueles dias, os israelitas, 19 2 Partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel acampou ali, diante da montanha, 3 enquanto Moisés subiu ao encontro de Deus. O Senhor o chamou do alto da montanha e disse: “Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos israelitas:
4 Vistes o que fiz aos egípcios,e como vos levei sobre asas de águia
e vos trouxe a mim.
5 Agora, se realmente ouvirdes minha voz e guardardes a minha aliança,
sereis para mim a porção escolhida entre todos os povos.
Na realidade é minha toda a terra, 6 mas vós sereis para mim um reino de
sacerdotes e uma nação santa. São essas as palavras que deverás dizer
aos israelitas”.
Palavra do Senhor.


Salmo - 99/100
Nós somos o povo e rebanho do Senhor.

 

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,

servi ao Senhor com alegria,

Ide a ele, cantando jubilosos!

 

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,

ele mesmo nos fez, e somos seus,

Nós somos seu povo e seu rebanho.

 

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,

sua bondade perdura para sempre,

Seu amor é fiel eternamente!


2a Leitura - Romanos 5,6-11
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.

6 Com efeito, quando éramos ainda fracos, foi então, no devido tempo, que Cristo morreu pelos ímpios. 7 Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8 Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 9 Muito mais agora que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira, por ele. 10 Se, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconcilia­dos com ele pela morte de seu Filho, quanto mais agora, estando já reconciliados, se­remos­ salvos por sua vida! 11 Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

Palavra do Senhor.


Evangelho - Mateus 9,36-10,8
Aleluia, aleluia, aleluia.
O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 9 36 ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse aos discípulos: 37 “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!”
10 1 Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade.
2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; To­mé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Al­feu, e Tadeu; 4 Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5 Jesus enviou esses doze, com as seguintes­ recomendações: “Não deveis ir aos territó­rios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6 Ide, antes, às ovelhas perdidas­ da casa de Israel! 7 No vosso caminho, pro­clamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Cu­rai doentes, ressuscitai mortos, puri­ficai leprosos, expulsai demônios. De graça re­ce­bestes, de graça deveis dar!

Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, que pelo pão e vinho alimentais a vida dos seres humanos e os renovais pelo sacramento, fazei que jamais falte este sustento ao nosso corpo e à nossa alma. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Pai santo, guarda no teu nome os que me deste, para que sejam um como nós, diz o Senhor (Jo 17,11).

Depois da Comunhão
Ó Deus, esta comunhão na eucaristia prefigura a união dos fiéis em vosso amor; fazei que realize também a comunhão na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Sejamos presença de Deus na vida do outro

“Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9,36).

Jesus, hoje, chama os Seus discípulos e confere a eles o poder para expulsar os espíritos malignos, para curarem os doentes, enfim, para exercerem o apostolado do amor, da misericórdia e do cuidado.
Se olharmos para o mundo em que estamos, vemos que as ovelhas estão feridas e machucadas. Também fazemos parte dessas ovelhas feridas, machucadas e maltratadas pelo mundo, pelos tempos, pelos sofrimentos, e não podemos fazer outra coisa a não ser cuidarmos uns dos outros.
O primeiro sentimento é o de Jesus, o sentimento da compaixão. Compaixão é sofrer junto, é estar junto com o outro naquilo que ele sofre, passa e vive.
Vamos sair do nosso egoísmo, do nosso orgulho, do nosso mundo fechado e cercado por vaidades quando compreendermos o que o outro passa, vive, enfrenta e sofre. Esse é o sentido da vida cristã, é sair de si para ir ao encontro do outro, e o outro está ao nosso lado, dentro da nossa casa, saindo de nossas casas, nas ruas, nas esquinas da vida; o outro está sofrendo, e nós precisamos ser presença de Deus na vida dele.
Sei que, muitas vezes, podemos querer exercer um apostolado da oração e do julgamento. Oremos, porque precisamos mesmo orar, e mas não basta orar, julgar menos ainda; é preciso amar e cuidar. Oremos para que nos convertamos, para que criemos tempo e têmpera, vontade e disposição para dar a vida pelo irmão, para cuidarmos uns dos outros, porque estamos cuidando muito pouco ou quase nada.

O sentido da vida cristã é sair de si para ir ao encontro do outro

Muitas vezes, cuidamos de reparar a vida dos outros, de falar deles e julgá-los, mas quanto a amar, estamos exercendo de forma muito medíocre esse nosso apostolado.
A ordem de Jesus é muito clara: é preciso cuidar dos doentes, ressuscitar as pessoas que estão mortas, é preciso purificar os leprosos e expulsar os demônios.
Os demônios estão aí lançando confusão, briga, separação, divisão, discórdia e as pessoas estão em redes sociais, na internet e no mundo inseridas em confusões ideológicas, políticas, interesseiras, mesquinhas e não estão amando.
Não podemos mais perder tempo! De graça recebemos a graça e precisamos levá-la para os outros. Precisamos promover a evangelização da vida, precisamos não só pregar o Evangelho, mas o fazer ser impregnado em nós e nas pessoas com amor, cuidado e misericórdia.
Deus abençoe você!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ