10/07/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

XIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de entrada
Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
Oração do Dia
Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Oseias 14, 2-10
Leitura da profecia de Oseias.
Assim fala o Senhor: 14 2 “Muni-vos de palavras (de súplicas) e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: ‘Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios.
3 O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão compaixão’.
4 Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, (porque minha cólera apartou-se deles)’.
5 Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo.
6 Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano.
7 (Os de Efraim) virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano.
8 Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto.
9 Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 50/51
Minha boca anunciará vosso louvor! 

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! 
Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 
Lavai-me todo inteiro do pecado 
e apagai completamente a minha culpa! 

Mas vós amais os corações que são sinceros, 
Na intimidade me ensinais sabedoria. 
Aspergi-me e serei puro do pecado, 
E mais branco do que a neve ficarei. 

Criai em mim um coração que seja puro, 
Dai-me de novo um espírito decidido. 
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face 
Nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! 

Dai-me de novo a alegria de ser salvo 
E confirmai-me com espírito generoso! 
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, 
e minha boca anunciará vosso louvor!

Evangelho - Mateus 10,16-23
Aleluia, aleluia, aleluia.

Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado (Jo 16,13; 14,26).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 16 "Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.
17 Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas.
18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.
19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.
20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.
21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão.
22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
23 Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas
Possamos, ó Deus, ser purificados pela oferenda que vos consagramos; que ela nos leve, cada vez mais, a viver a vida do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Sl 33,9)

Depois da Comunhão
Nós vos pedimos, ó Deus, que, enriquecidos por essa tão grande dádiva, possamos colher os frutos da salvação sem jamais cessar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Com prudência e humildade somos conduzidos por Deus

“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10,16).

Não é preciso dizer que vivemos num mundo confuso, cheios de misturas onde o bem está junto com o mal, onde o certo está junto com o errado, onde a confusão realmente reina.
É preciso se diferenciar, e diferenciar-se não significa que sou melhor do que os outros, é apenas que eu saiba o que sou, para onde estou indo ou quem estou seguindo. Por isso, os discípulos não podem ser lobos no mundo em que estamos. Pelo contrário, somos ovelhas e temos um pastor, o nosso Pastor é Jesus.
O que nos distingue do mundo não é o que somos, mas Aquele que seguimos; é Jesus, o nosso Senhor e Salvador.
Há algo muito importante que o Mestre quer, hoje, ensinar a nós, que somos Suas ovelhas. Estes dois pilares fundamentais para vivermos no mundo, sem eles nós nos perdemos: o primeiro, é óbvio: a prudência. Seja uma pessoa prudente, não seja ingênuo, no “bom português”: não seja um “bobinho no mundo”, não seja aquela pessoa que não sabe distinguir o bem do mal, o certo do errado. Não seja aquela pessoa que acha que todo mundo é bonzinho e maravilhoso. Não seja aquela pessoa que se ilude com a casca, com o que está por fora, com as aparências.
Não há maior ingenuidade do que se deixar levar pelas aparências, pelo conto do vendedor, aquele que vem, te entrega o seu produto e diz: “Resolve a sua vida”. Quando ele vai embora, aquele produto não serve para nada, porque, facilmente, nos iludimos e nos enganamos, facilmente, temos posturas ingênuas diante dos fatos, da vida e das realidades.

O simples é aquele que é humilde, o humilde é aquele que aprende, escuta e se coloca no seu lugar

Não crie seus filhos em contos de fada, como se o mundo fosse todo belo e maravilhoso, como se o mundo fosse essa redoma de vidro que criamos dentro da sua casa, onde tudo é paz e amor.
No mundo, há muito terror e não podemos ser ingênuos. É preciso ser prudente, saber onde estamos pisando. Mesmo indo, por exemplo, à Igreja, para casa de Deus, vamos imaginar que ali todo mundo é perfeito e maravilhoso. É preciso prudência nas escolhas, nas conversas e em tudo aquilo que fazemos.
O alicerce da prudência evangélica vem da simplicidade, ser simples como as pombas. O simples é aquele que é humilde, e esse é aquele que aprende, escuta e se coloca no seu lugar. O humilde é aquele que reconhece os seus erros; que escuta a Deus e deixa-se dirigir e guiar por Ele. O humilde é aquele que pede perdão e vive a reconciliação; é aquele que se deixa guiar por Deus nas direções na vida.  
Portanto, com humildade e prudência, Deus há de nos conduzir nas estradas da vida.
Deus abençoe você!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ