20/07/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

XVI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de entrada
É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).
Oração do Dia
Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Miqueias 6,1-4.6-8
Leitura da profecia de Miqueias.
1 Ouvi o que diz o Senhor: “Vamos, advoga tua causa diante das montanhas, ouçam as colinas a tua voz!”
2 Ouvi, montanhas, o processo do Senhor, e vós, fundamentos perenes da terra. Porque o Senhor entrou em juízo com seu povo, ele vai pleitear com Israel:
3 “Povo meu, que te fiz, ou em que te contristei? Responde-me.
4 Fiz-te sair do Egito, livrei-te da escravidão, e mandei diante de ti Moisés, Aarão e Maria”.
5 “Povo meu, lembra-te dos desígnios de Balac, rei de Moab, e a resposta que lhe deu Balaão, filho de Beor; lembra-te (da etapa) entre Setim e Gálgala, para reconheceres os benefícios do Senhor.
6 Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei diante do Deus soberano? Irei à sua presença com holocaustos e novilhos de um ano?”
7 Agradar-se-á, porventura, o Senhor com milhares de carneiros, ou com milhões de torrentes de óleo? Sacrificar-lhe-ei pela minha maldade o meu primogênito, o fruto de minhas entranhas por meus próprios pecados?
8 Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 49/50
A todo homem que procede retamente
eu mostrarei a salvação que vem de Deus. 


“Reuni à minha frente os meus eleitos, 
que selaram a aliança em sacrifícios!” 
Testemunha o próprio céu seu julgamento, 
porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. 

Eu não venho censurar teus sacrifícios, 
pois sempre estão perante mim teus holocaustos; 
não preciso dos novilhos de tua casa 
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. 

“Como ousas repetir os meus preceitos 
e trazer minha aliança em tua boca? 
Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos 
e deste as costas às palavras dos meus lábios! 

Diante disso que fizeste, eu calarei? 
Acaso pensar que eu sou igual a ti? 
É disso que te acuso e repreendo 
e manifesto essas coisas aos teus olhos. 

Quem me oferece um sacrifício de louvor, 
este sim, é que me honra de verdade. 
A todo homem que procede retamente 
eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

Evangelho - Mateus 12,38-42
Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
12 38 Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: “Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre”.
39 Respondeu-lhes Jesus: “Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas:
40 do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra.
41 No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.
42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão”.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, que no sacrifício da cruz, único e perfeito, levastes á plenitude os sacrifícios da antiga aliança, santificai, como o de Abel, o nosso sacrifício, para que os dons que cada um trouxe em vossa honra possam servir para a salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem (Sl 110,4s).

Depois da Comunhão
Ó Deus, permanecei junto ao povo que iniciastes nos sacramentos do vosso reino, para que, despojando-nos do velho homem, passemos a uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Deus se faz presente no coração humilde e sincero

“Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas” (Mateus 12,39).
Que triste a geração que é má e adúltera! Uma geração que é conduzida por aquilo que é mau: maus comportamentos, maus exemplos e, sobretudo, uma geração que não se abre para o bem e para a graça.
Jesus está falando da Sua geração, e a geração d’Ele estende-se por nós, porque, muitas vezes, somos uma geração muito má, muito indiferente. Essa geração tanto se opõe para a graça de Deus que vive o verdadeiro adultério espiritual ou o adultério da graça.
Não correspondemos à fidelidade daquilo que nós mesmos acreditamos, que é a Palavra de Deus em nós, e vivemos profundas contradições. Falamos do amor, mas promovemos o ódio; queremos acolher, mas dispersamos. Ou seja, não basta ser uma geração que crê em Jesus, que frequenta a Igreja e conhece as Leis e os Mandamentos. É preciso se converter do mal que, muitas vezes, permeia o nosso coração.
A maldade maior é não reconhecer a graça de Deus presente no meio de nós. As pessoas vivem buscando sinais e o sinal é, geralmente, aquilo que Deus nos dá e nos concede, aquilo que eu vejo e toco. Converta o seu coração, porque o Reino de Deus não é aquilo que vemos, no sentido material, que os olhos podem avistar.

Quanto mais simples, humilde e silencioso for o coração, mais ele tocará no Reino de Deus

O Reino de Deus é viver com profundidade a nossa dimensão espiritual, é encontrar a presença de Deus em todas as coisas, inclusive nas coisas negativas que, muitas vezes, acontecem a nós e não sabemos ler e enxergar, não sabemos perceber onde a Palavra de Deus quer nos conduzir.
Muitas vezes, instrumentalizamos Deus e a Palavra d’Ele em favor dos nossos interesses. A primeira coisa: o silêncio de Deus para acalmar os nossos barulhos e as nossas inquietações. Quer encontrar a vontade de Deus? Silencie a alma e o coração.
A segunda coisa: Deus se faz presente naquele que O busca de coração sincero e humilde. Quantas manifestações amorosas de Deus no meio de nós, mas os humildes de coração é que podem tocar e ver.
A terceira coisa: não nos tornarmos aquelas pessoas que vivem de propaganda, de propagar que viu isso e aquilo. Não vemos nada, não vemos anjo aparecer, Nossa Senhora aparecer. Não viva dessas ilusões.
Aquilo que Jesus disse a Tomé é preciso que seja dito a nós a cada dia: “Felizes os que creem sem terem visto!” (João 20,29). Vemos Deus no meio de nós pelos sinais da graça e do amor, pela paixão do Reino e não por ilusões e fantasias que muitos criam para manter pessoas dependentes e teleguiadas.
O Reino de Deus é muito simples, e ele acontece na Palavra de Deus, nos Sacramentos e, óbvio, nas pessoas que buscam ter uma vida mística de oração, mas sem levar as coisas para o espetáculo, porque Deus é simples. Quanto mais simples, humilde e silencioso for o coração, mais ele tocará no Reino de Deus.
Deus abençoe você!   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ