28/07/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

XVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de entrada
Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36)
Oração do Dia
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Jeremias 14,17-22
Leitura do livro do profeta Jeremias.
14 17 E tu lhes dirás: Que se me fundam em lágrimas os olhos, noite e dia sem descanso, porquanto de um golpe horrível foi ferida a virgem, filha de meu povo, e sua chaga não tem cura!
18 Se saio pelos campos, encontro homens atravessados pela espada; e se regresso à cidade, eu vejo outros passando pelo tormento da fome. Até o profeta e o sacerdote perambulam sem rumo pela terra.
19 Repelistes Judá, de verdade, e vossa alma se desgostou de Sião? Por que nos feristes de mal incurável? Esperamos a salvação; nada, porém, existe de bom; aguardamos a era de soerguimento, mas só vemos o terror!
20 Senhor! Conhecemos nossa malícia e a iniqüidade de nossos pais. (Bem sabemos) que pecamos contra vós.
21 Pela honra, porém, de vosso nome, não nos abandoneis, nem desonreis o vosso trono de glória. Lembrai-vos! E não rompais o pacto que conosco firmastes.
22 Haverá, entre os vãos ídolos dos pagãos, algum que provoque a chuva? Ou é o céu que proporciona os aguaceiros? Não! Sois vós, Senhor, nosso Deus, vós, em quem depositamos nossa esperança; vós, que todas essas coisas haveis criado.
Palavra do Senhor.

Salmo - 78/79
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! 

Não lembreis as nossas culpas do passado, 
mas venha logo sobre nós vossa bondade, 
pois estamos humilhados em extremo. 

Ajudai-nos, nosso Deus e salvador! 
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! 
Por vosso nome, perdoai nossos pecados! 

Até vós chegue o gemido dos cativos: 
libertai com vosso braço poderoso 
os que foram condenados a morrer! 
Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, 
celebramos vosso nome para sempre, 
de geração em geração vos louvaremos.

Evangelho - Mateus 13,36-43
Aleluia, aleluia, aleluia.
A semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 36 Então, Jesus despediu a multidão. Em seguida, entrou de novo na casa e seus discípulos agruparam-se ao redor dele para perguntar-lhe: Explica-nos a parábola do joio no campo.
37 Jesus respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem.
38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno.
39 O inimigo, que o semeia, é o demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos.
40 E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo.
41 O Filho do Homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal
42 e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.
43 Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Pai, os dons que recebemos da vossa bondade e trazemos a este altar. Fazei que estes sagrados mistérios, pela força da vossa graça, nos santifiquem na vida presente e nos conduzam à eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não esqueças nenhum de seus favores! (Sl 102,2)

Depois da Comunhão
Recebemos, ó Deus, este sacramento, memorial permanente da paixão do vosso filho; fazei que o dom da vossa inefável caridade possa servir à nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Perdemos o Reino dos Céus quando praticamos o mal

“O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal” (Mateus 13,41).

Quando pedem para Jesus explicar a parábola do joio e do trigo, Ele vai explicando detalhe por detalhe, até dizendo que Ele, o Filho do Homem, é Aquele que semeia a boa semente. Depois, Jesus mesmo diz que o campo é o mundo, a boa semente são os que pertencem ao Reino, e o joio são os que pertencem ao maligno, porque o inimigo veio e semeou. Depois, Ele explica como será no fim dos tempos, quando, enfim, serão separadas as águas, e o joio do trigo.

Tem uma coisa que é preciso, mais do que nunca, prestar atenção: o que torna uma pessoa joio na vida? Primeiro, quando ela faz os outros pecarem, porque ela não se contenta somente em pecar, mas ela também leva o outro a pecar; quando o nosso comportamento é escandaloso, quando aquilo que fazemos ou dizemos provoca mal no coração do outro e o suscita a fazer o que é mal. Quando, simplesmente, na vida, tornamo-nos causa de pecado, e o tornamos uma coisa comum.

Há aqueles que falam palavrão, ensinam  e provocam os outros a falarem, até no sentido consciente da palavra. Estou falando de uma coisa que pode parecer pequena, mas há tantas outras coisas que nos levam a sermos ocasião de pecado na vida no outro.

Estamos perdendo o Reino dos Céus, porque não só pecamos, mas levamos os outros a pecar

Se você tem algo na vida que não consegue viver por convicção pessoal, por esmorecimento, por covardia ou falta de dedicação, não torne esse mal algo maior. Se você não faz, converta-se para fazer, mas não convença os outros a fazer como você faz.  

O mal é sempre mal, o errado é sempre errado, e não pode ser praticado nem ensinado para os outros. Então, prestemos atenção naquilo que falamos e ensinamos os outros a falar.

Se você é uma pessoa agressiva, não leve outros a serem; se você é uma pessoa que julga, não leve outros a fazerem o mesmo que você; se a forma de você se vestir causa pecado nos outros, reveja a sua forma de se vestir. Se você gosta de conversas que são apimentadas ou de conversas agressivas, reveja, mas não fique criando grupos nem semeando nos grupos dos quais você faz parte esse tipo de coisa.

Se você tem um problema mal resolvido com os outros, resolva o seu problema, mas não os leve a não gostarem de tal pessoa porque você não gosta. Se você fala mal daquela pessoa, corrija a sua forma de falar mal, mas não queira que todo mundo esteja falando mal. Até na área dos sentimentos, se você odeia, se tem rancor… O rancor, o ódio e o ressentimento são problemas seu, não é para você espalhar, porque você quer todo mundo como você, tendo ódio, ressentimento e rancor. Por isso, estamos perdendo o Reino dos Céus, porque não só pecamos, mas levamos os outros a pecar, praticamos o mal e queremos que os outros o pratiquem também.

Não pense que a maldade é praticada só por aqueles que cometem grandes maldades, assassinatos e crimes. Quantas maldades estão acontecendo no meio de nós, que estão se multiplicando, espalhando-se! Isso não é o Reino dos Céus. Isso são trevas no meio de Deus, no Reino de Deus, são joios que deixamos crescer, e não vamos nos convertendo ou sendo convertidos pela Palavra de Deus.

Deus abençoe você!   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ