05/02/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

Dia 5 de Fevereiro - Sexta-feira

SANTA ÁGUEDA Virgem e Mártir (Vermelho, Prefácio Comum ou dos Santos – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo, com sua lâmpada acesa.

Oração do dia

Ó Deus, que santa Águeda, virgem e mártir, agradável ao vosso coração pelo mérito da castidade e pela força no martírio, implore vosso perdão em nosso favor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Hebreus 13,1-8)

Leitura da carta aos Hebreus.
Irmãos, 13 conserve-se entre vós a caridade fraterna. Não vos esqueçais da hospitalidade, pela qual alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.
Lembrai-vos dos encarcerados, como se vós mesmos estivésseis presos com eles. E dos maltratados, como se habitásseis no mesmo corpo com eles.
Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.
Vivei sem avareza. Contentai-vos com o que tendes, pois Deus mesmo disse: "Não te deixarei nem desampararei". Por isso é que podemos dizer com confiança: "O Senhor é meu socorro, e nada tenho que temer. Que me poderá fazer o homem?"
Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé.
Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 26/27

O Senhor é minha luz e salvação!

O Senhor é minha luz e salvação;
de que eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Se contra mim um exército se armar,
não temerá meu coração;
se contra mim uma batalha estourar,
mesmo assim confiarei.

Pois um abrigo me dará sob o seu teto
nos dias da desgraça;
no interior de sua tenda há de esconder-me
e proteger-me sobre a rocha.

Senhor, é vossa face que eu procuro;
não me escondais a vossa face!
Não agasteis em vossa ira o vosso servo,
sois vós o meu auxílio!
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado.

Evangelho (Marcos 6,14-29)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 6 14 o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tornara célebre. Dizia-se: "João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele".
15 Uns afirmavam: "É Elias!" Diziam outros: "É um profeta como qualquer outro".
16 Ouvindo isto, Herodes repetia: "É João, a quem mandei decapitar. Ele ressuscitou!"
17 Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado.
18 João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido ter a mulher de teu irmão".
19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém.
20 Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia.
21 Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia.
22 A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: "Pede-me o que quiseres, e eu to darei". 23 E jurou-lhe: "Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino".
24 Ela saiu e perguntou à sua mãe: "Que hei de pedir?" E a mãe respondeu: "A cabeça de João Batista".
25 Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: "Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista".
26 O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar.
27 Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere,
28 trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe.
29 Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, ouvi as nossas preces, ao proclamarmos as vossas maravilhas em santa Águeda, e, assim como vos agradou por sua vida, seja de vosso agrado o nosso culto. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Eis que vem o esposo; ide ao encontro de Cristo, o Senhor! (Mt 25,6)

Depois da Comunhão

Senhor nosso Deus, fortalecidos pela participação nesta eucaristia, fazei que, a exemplo de santa Águeda, nos esforcemos por servir unicamente a vós, trazendo em nosso corpo os sinais dos sofrimentos de Jesus. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova


O amor precisa ser vivido com a verdade

“Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia” (Marcos 6,19-20).

Tem dois sentimentos muito perversos que tomam conta do coração desses dois personagens pervertidos no Evangelho de hoje. É Herodes que rouba a mulher do seu irmão e ela que é conveniente com essa situação.

João, o Batista, anunciou a verdade a eles: “Isso não te é permitido”. Muitas vezes, quando a verdade é dita, ela provoca raiva, ódio e, acima de tudo, rejeição. Porque a verdade incomoda, ela nos tira daquela planície que criamos para viver em paz quando a situação não é de paz.

Aqui é uma situação de consciência, de uma consciência reta, justa e iluminada. O quanto é importante cuidarmos cada vez mais de termos consciência reta e iluminada. Cuidado porque nos tempos em que vivemos, onde tudo é permitido, tudo é relativo, a consciência humana vai se tornando laxa, tudo vai se relaxando. “Tudo é muito bom”, “O importante é o amor”. É óbvio que o mais necessário é o amor, mas não existe amor sem verdade, não existe amor negligenciando, pisoteando, passando por cima daquilo que é a verdade da nossa consciência.

O amor sem a verdade é manco, e um amor manco nunca é pleno e completo

Até as pessoas que não creem em Deus, tem consciência. É a consciência moral e mais íntima que, lá no fundo, está dizendo: “Isso é correto!”, “Isso não é correto”. Mas quando quero viver o que não é correto, vou pisoteando, mudando dentro de mim a concepção e vou tirando e perdendo os meus valores. É preciso mais do que nunca permitir que o Espírito de Deus, ilumine a nossa consciência para não sermos desviados pelos erros dos tempos.

Herodes e Herodíades sabiam que viviam no erro, que tinham cometido uma coisa muito injusta e toda injustiça tem que ser reparada. Vivemos num mundo terrível e cruel, onde as injustiças são toleradas, desculpadas e, muitas vezes, aplaudidas, e isso é terrível, é a desmoralização de uma sociedade, de uma humanidade e da consciência humana.

Não foi João Batista que perdeu a sua cabeça, foi Herodes, Herodíades e a filha que perderam o juízo, o senso da verdade e da moral, e por isso passaram a odiar João.

Muitas vezes, a Igreja é odiada, é perseguida e mal falava, mas não é por ser Igreja, é por ela anunciar o amor e a verdade. Cuidado, quando muitas vezes queremos viver o amor, mas vivemos o amor sem a verdade. O amor sem a verdade é manco, e um amor manco nunca é pleno e completo.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ