14/02/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
VI DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio II Semana do Saltério)
Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).
Ó Deus, que promestestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do segundo livro dos Reis
5 9 Naamã veio com seu carro e seus cavalos e parou à porta de Eliseu.
10 Este mandou-lhe dizer por um mensageiro: "Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne ficará limpa".
11 Naamã se foi, despeitado, dizendo: "Eu pensava que ele viria em pessoa, e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, poria a mão no lugar infetado e me curaria da lepra.
12 Porventura os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar limpo?" E, voltando-se, retirou-se encolerizado.
13 Mas seus servos, aproximando-se dele, disseram-lhe: "Meu pai, mesmo que o profeta te tivesse ordenado algo difícil, não o deverias fazer? Quanto mais agora que ele te disse: ´Lava-te e serás curado´".
14 Naamã desceu ao Jordão e banhou-se ali sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e sua carne tornou-se tenra como a de uma criança.
Palavra do Senhor.
Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.
Feliz o homem que foi perdoado
e cuja falta já foi encoberta!
Feliz o homem a quem o Senhor
não olha mais como sendo culpado
e em cuja alma não há falsidade!
Eu confessei, afinal, meu pecado
e minha falta vos fiz conhecer.
Disse: “Eu irei confessar meu pecado!”
E perdoastes, Senhor, minha falta.
Regozijai-vos, ó justos, em Deus,
e no Senhor exultai de alegria!
Corações retos, cantai jubilosos!
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
10 31 Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
32 Não vos torneis causa de escândalo, nem para os judeus, nem para os gentios, nem para a Igreja de Deus.
33 Fazei como eu: em todas as circunstâncias procuro agradar a todos. Não busco os meus interesses próprios, mas os interesses dos outros, para que todos sejam salvos.
11 1 Tornai-vos os meus imitadores, como eu o sou de Cristo.
Palavra do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que se povo visita, seu povo, meu Deus visitou (Lc 7,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 40 Aproximou-se de Jesus um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."
41 Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado."
42 E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.
43 Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:
44 "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho."
45 Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus, que este sacrifício nos purifique e renove e seja fonte de eterna recompensa para os que fazem a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor.
Eles comeram e beberam à vontade; o Senhor satisfizera os seus desejos (Sl 77,29s)
Ó Deus, que nos fizestes provar as alegrias do céu, dai-nos desejar sempre o alimento que nos traz a verdadeira vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
A fé humilde restaura todas as coisas
“Aproximou-se dele um leproso, ajoelhou-se diante dele e rogou-lhe: se quiseres, purifica-me” (Mc 1, 40).
A fé daquele leproso é impressionante, mais impressionante é a sua situação porque ele não conseguia se aproximar de Jesus. Um leproso, naquela época, naquelas condições, não conseguia se aproximar das pessoas. Que beleza! Rompeu com todos os preceitos e preconceitos sociais, rompeu as barreiras que o marginalizavam, que colocava à margem da sociedade e, movido pela fé e pela humildade, deveria implorar a Jesus a graça de ser curado, de ser libertado, limpo e purificado.
Muitas vezes ficamos presos em nossos traumas, em nossos complexos, ora na superioridade, na inferioridade, ora paramos nas derrotas e frustrações. A graça de Deus está em toda parte. Precisamos correr atrás dela e nenhuma lepra pode nos parar, nenhuma doença pode nos parar, nenhum complexo pode nos pegar, nenhum medo pode nos amarrar, quando somos movidos pela fé, quando confiamos e temos a certeza de que é Jesus quem pode fazer por nós.
A humildade da fé lava, purifica, restaura e torna todas as coisas novas
Não importa o tamanho do meu pecado, minha impureza ou minha sujeira: "Se você quiser, você tem o poder de me curar." “Eu quero: está curado!”. Jesus queria que aquele homem fosse curado e limpo, e ele foi deixado, porque a fé faz isso. Essa fé autêntica e verdadeira, essa fé da entrega, do abandono, aquela fé humilde que lava, purifica, restaura e faz novas todas as coisas.
É com esta fé que vamos ao encontro de Jesus, que nos coloca aos seus pés, e Jesus nos renova, nos santifica e nos torna uma nova criatura. Lançemo-nos hoje aos pés de Jesus, ajoelhemo-nos aos pés do Mestre de Jesus e peçamos: "Senhor, se quiseres, podes curar-me." Não é por minha causa, não é porque sou importante, não é porque tenho essa função, essa ocupação, é porque o Senhor é o Senhor e eu sou aquele miserável e pecador que precisa do Seu amor e da Sua misericórdia.
Roguemos a misericórdia de Deus, para que venha em nosso auxílio.
Leia mais e conheça:
.: É preciso buscar sempre a humildade
.: Papa indica o caminho da humildade para chegar à salvação
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário