18/02/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
DEPOIS DAS CINZAS (Roxo Ofício do dia)
Clamei pelo Senhor, e ele me ouviu; salvou-me daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados, e ele mesmo te há de sustentar (Sl 54,17-20.23)
Inspirai, ó Deus, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro do Deuteronômio.
30 15 Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal.
16 Mando-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes em seus caminhos, observes seus mandamentos, suas leis e seus preceitos, para que vivas e te multipliques, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra em que vais entrar para possuí-la.
17 Se, porém, o teu coração se afastar, se não obedeceres e se te deixares seduzir para te prostrares diante de outros deuses e adorá-los,
18 eu te declaro neste dia: perecereis seguramente e não prolongareis os vossos dias na terra em que ides entrar para possuí-la, ao passar o Jordão.
19 Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a I tua posteridade, 20 amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a ele. Porque é esta a tua vida e a longevidade dos teus dias na terra que o Senhor jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó, teus pais.
Palavra do Senhor.
É feliz quem a Deus se confia!
Feliz é todo aquele que não anda
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
mas encontra seu prazer na lei de Deus
e a medita, dia e noite, sem cessar.
Eis que ele é semelhante a uma árvore
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo,
e jamais as suas folhas vão murchar.
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
Mas bem outra é a sorte dos perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca
espalhada e dispersada pelo vento.
Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,
mas a estrada dos malvados leva à morte.
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
9 22 Jesus acrescentou: “É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia”.
23 Em seguida, dirigiu-se a todos: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.
24 Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á.
25 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?”
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus, olhai com bondade as oferendas que colocamos neste altar, para que, alcançando-nos vossa misericórdia, glorifiquem o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor.
Criai em mim um coração puro, meu Deus, renovai em minha vida o espírito de firmeza (Sl 50,12).
Ó Deus todo-poderoso, vós nos abençoastes com este alimento celeste. Nós vos pedimos que ele seja sempre para nós fonte de perdão e salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Vamos renunciar a nós mesmos e tomar nossa cruz
«Quem quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome todos os dias a sua cruz e siga-me» (Lc 9,23).
Jesus está nos chamando para segui-Lo. Ele chama, mas precisamos querer seguir. Seguir alguém - especialmente seguir o Mestre Jesus - é exigente. Sei que segui-Lo é o caminho da vida, o caminho da salvação; e de nenhuma outra maneira encontro a vida, de nenhuma outra maneira encontro a salvação, porque é seguindo as pegadas de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que O encontramos.
Estejamos atentos em que consiste o seguimento de Jesus, nas exigências que ele mesmo nos faz, para que não sejamos iludidos nem enganados, mas, ao mesmo tempo, ele não se detém quando o nosso objetivo é o seguir. dele.
O primeiro requisito para segui-Lo é renunciar a si mesmo. Egoístas como somos, individualistas como a mentalidade mundana nos molda, a necessidade de renunciar a si mesmo é um requisito para todos os dias de nossa vida. Renunciar a si mesmo não é se apegar às nossas vontades, aos nossos gostos ou ao que queremos.
Renunciar a si mesmo é ter a capacidade de ceder para saber ouvir, ouvir a Deus, ouvir o outro. Renunciar a si mesmo é refletir sobre seus próprios ideais, concepções, pensamentos e ideologias. Renunciar a nós mesmos é deixar de lado as crenças adquiridas ao longo da vida, às convicções que formamos de nós mesmos, aprender as convicções do Evangelho.
Pegar a cruz significa abraçar a vida como ela é e com suas próprias demandas
Renunciar a si mesmo é a capacidade de deixar sua fala, sua retórica para ouvir Cristo acima de tudo. Abandonar-se é saber silenciar para ouvir. Renunciar a si mesmo é permitir que Deus seja sempre o primeiro em tudo o que ele faz e faz.
O segundo requisito é pegar a cruz todos os dias. Pegar a cruz significa abraçar a vida como ela é e com suas próprias exigências. A vida não é fácil para ninguém, ela tem suas incongruências, há situações que, muitas vezes, não entendemos, mas precisamos abraçar.
Leia mais e conheça:
.: Não devemos abandonar o caminho da Cruz
.: Estar na frente da Cruz faz toda a diferença
A vida, muitas vezes, nos coloca em sofrimento. Muitas vezes, trazemos sofrimentos para nossas vidas, e precisamos lidar com essas situações e não fugir dos compromissos, responsabilidades e da nossa cruz diária.
Não estamos em tempo de glória; A glória espera no Céu por aqueles que carregam sua cruz a cada dia, que carregam sofrimentos, o peso da existência. E me permite tirar o sentido negativo da cruz: quando falamos em carregar a cruz, a pessoa então pensa que a cruz é aquela coisa dolorosa, é só aquela coisa que nos faz sentir privados. Mas cruz é vida e salvação.
O casamento é uma cruz. Que cruz bendita! Ter filhos é uma cruz, é exigente, mas que bênção é criar filhos, cuidar deles! A vida é uma cruz, por isso a vida é uma bênção, desde que saibamos assumi-la e carregá-la com a graça de Deus.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário