15/02/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

VI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

Oração do dia

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Gênesis 4,1-15.25)

Leitura do livro do Gênesis
1 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: “Possuí um homem com a ajuda do Senhor.” 2 E deu em seguida à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor e Caim lavrador.
3 Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor. 4 Abel, de seu lado, ofereceu dos primogênitos do seu rebanho e das gorduras dele; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação, 5 mas não olhou para Caim, nem para os seus dons. Caim ficou extremamente irritado com isso, e o seu semblante tornou-se abatido. 6 O Senhor disse-lhe: “Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante? 7 Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo.” 8 Caim disse então a Abel, seu irmão: “Vamos ao campo.” Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre seu irmão e matou-o. 9 O senhor disse a Caim: “Onde está seu irmão Abel?" – Caim respondeu: “Não sei! Sou porventura eu o guarda do meu irmão?” 10 O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra.
11 De ora em diante, serás maldito e expulso da terra, que abriu sua boca para beber de tua mão o sangue do teu irmão. 12 Quando a cultivares, ela te negará os seus frutos. E tu serás peregrino e errante sobre a terra.” 13 Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14 Eis que me expulsais agora deste lugar, e eu devo ocultar-me longe de vossa face, tornando-me um peregrino errante sobre a terra. O primeiro que me encontrar, matar-me-á.” 15 E o Senhor respondeu-lhe: “Não! Mas aquele que matar Caim será punido sete vezes.” O Senhor pôs em Caim um sinal, para que, se alguém o encontrasse, não o matasse.
25 Adão conheceu outra vez sua mulher, e esta deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Set, dizendo: “Deus deu-me uma posteridade para substituir Abel, que Caim matou.”
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 49/50

Imola a Deus um sacrifício de louvor!
 
Falou o Senhor Deus, chamou a terra,
do sol nascente ao sol poente a convocou.
Eu não venho censurar teus sacrifícios,
pois sempre estão perante mim teus holocaustos.
 
“Como ousas repetir os meus preceitos
e trazer minha aliança em tua boca?
Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos
e deste as costas às palavras dos meus lábios!
 
Assentado, difamavas teu irmão
e ao filho de tua mãe injuriavas.
Diante disso que fizeste, eu calarei?
Acaso pensas que eu sou igual a ti?
É disso que te acuso e repreendo
e manifesto essas coisas aos teus olhos”

Evangelho (Marcos 8,11-13)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jô 14,6).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
11 Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com Jesus e pediram-lhe um sinal do céu, para pô-lo à prova.
12 Jesus, porém, suspirando no seu coração, disse: “Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: jamais lhe será dado um sinal”.
13 Deixou-os e seguiu de barca para a outra margem.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício nos purifique e renove e seja fonte de eterna recompensa para os que fazem a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Eles comeram e beberam à vontade; o Senhor satisfizera os seus desejos (Sl 77,29s)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que nos fizestes provar as alegrias do céu, dai-nos desejar sempre o alimento que nos traz a verdadeira vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova



Vamos abrir nossos corações para a graça de Deus

Por que esta geração está pedindo um sinal? Garanto-vos que nenhum sinal será dado ” (Mc 8,12).

Hipocrisia ou ilusão de vida é pedir um sinal de graça quando temos graça. Qual é o sinal de que vamos perguntar a Deus se Ele está entre nós? Qual é o sinal que vamos pedir para encontrá-lo, se Ele já está aqui entre nós? Com licença, estamos vivendo uma religião cega, não vemos o que é óbvio, não vemos a graça. Mas o problema não é a graça, é o nosso coração que não se converte por ela.

A Palavra de Deus ali está sendo anunciada e proclamada; a Palavra de Deus está atuando, é libertadora, é curativa, mas não vemos, porque nossos olhos estão fechados; Então, não esperemos que Deus nos dê algum sinal, não esperemos que caia um trovão do céu, não esperemos que as nuvens corram de um lado para o outro, porque tem muita gente dizendo: “Olha, Deus vai mandar um sinal para nós! " Não precisamos de sinal, já estamos com a presença amorosa de Deus em todos os lugares que vamos.

Jesus é a Palavra viva, está ao nosso lado todos os dias, para que dela possamos nos alimentar. Ele está em todos os Tabernáculos do mundo inteiro, vivo e ressuscitado. Algumas pessoas precisam ir a Jerusalém para encontrar Jesus. Sem problemas! Eu já fui lá também. Mas Ele está na capela na área do mato, Ele está em nossas cidades e metrópoles; Ele está presente, vivo e real na hóstia consagrada, na Eucaristia.

O problema não é a graça, é nosso coração não se tornar por ela

Há pessoas que precisam de ver a Deus, mas Ele mesmo já disse: "Já tive fome ... estou com fome, com sede" (Mateus 25, 35). Passamos todos os dias por Jesus deitado ao nosso lado, mas não nos conectamos, porque queremos sinais que beneficiem nossa materialidade, nossas graças pessoais que, muitas vezes, são materiais, por isso não percebemos toda a manifestação poderosa e amorosa de Deus em nosso meio.

Nunca perguntei, nem vou pedir, nem quero que Nossa Senhora e Nosso Senhor apareçam, porque estou aqui, estou vendo e contemplando. Se não consigo encontrar Jesus na Eucaristia, na Palavra e no meu irmão, onde vou encontrá-lo?

Não ponhamos Deus à prova, coloquemos o nosso coração de joelhos, coloquemos o nosso coração penitente para nos abrirmos à graça, porque ela está aí, mas estamos a abandonar, porque não nos convertemos por ela.

Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ