13/04/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
II SEMANA DA PÁSCOA (Branco Ofício do dia)
Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia! (Ap 19,7.6)
Fazei-nos, ó Deus todo-poderoso, proclamar o poder de Cristo ressuscitado, e, tendo recebido as primícias dos seus dons, consigamos possuí-los em plenitude. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
4 32 A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum.
33 Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça.
34 Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas,
35 e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade.
36 Assim José (a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé que quer dizer Filho da Consolação), levita natural de Chipre, possuía um campo.
37 Vendeu-o e trouxe o valor dele e depositou aos pés dos apóstolos.
Palavra do Senhor.
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
Deus é rei e se vestiu de majestade,
revestiu-se de poder e de esplendor!
Vós firmastes o universo inabalável,
vós firmastes vosso trono desde a origem,
desde sempre, ó Senhor, vós existis!
Verdadeiros são os vossos testemunhos,
refulge a santidade em vossa casa
pelos séculos dos séculos, Senhor!
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Filho do homem há de ser levantado, para que quem crer possua a vida eterna (Jo 3,14s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
3 7 Disse Jesus a Nicodemos: “Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”.
9 Replicou Nicodemos: “Como se pode fazer isso?”
10 Disse Jesus: “És doutor em Israel e ignoras estas coisas!
11 Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho.
12 Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?
13 Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.
14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,
15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Era preciso que Cristo padecesse e ressurgisse dos mortos para entrar na sua glória, aleluia! (Lc 24,46.26)
Ouvi, ó Deus, as nossas preces, para que o intercâmbio de dons entre o céu e a terra, trazendo-nos a redenção, seja um auxílio para a vida presente e nos conquiste a alegria eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
O Espírito sopra a notícia de Deus em nossas vidas
“O vento sopra onde quer: você ouve a sua voz, mas não sabe de onde vem nem para onde vai. O mesmo acontece com todo aquele que é nascido do Espírito ” (Jo 3,8).
Que bênção a comparação é! Além disso, ao invés de comparar, é a imagem de que o Espírito é do vento. Porque o Espírito Santo é vento, é respiração, e você sabe o que o vento faz; o vento leva e traz, o vento traz a agitação do ar e leva as coisas de um lado para o outro.
O homem que nasce do Espírito é guiado pelo vento do Espírito, não permanece no previsível - humanamente falando - mas se deixa guiar pela graça. O homem do Espírito não está rodeado de certezas nem vive de inseguranças, mas vive pela fé, é guiado pela fé; todos os dias ele é guiado pelo Espírito. Não é que a pessoa não tenha identidade, pelo contrário, assume uma identidade espiritual, assume a identidade de um homem de Deus que se deixa guiar por Deus.
O homem e a mulher nascidos do Espírito, hoje, permanecem tristes, mas mergulham no Espírito e respondem com perdão e misericórdia. Hoje, eles não gostam mais dessa pessoa, mas vêem no Espírito o que está dentro deles. Ele não é aquela pessoa inconstante, mas é a pessoa doce, porque se deixa guiar pelo Espírito.
Quem se deixa conduzir pelo Espírito é conduzido ao novo de Deus
É dessa graça que precisamos! A graça de nascer do Espírito para ser guiado por Ele. E o Espírito é um vento incessante, que nunca se cansa de soprar, inspirar e criar.
Às vezes, procuro pessoas desanimadas, desanimadas, sem criatividade e sem saber o que fazer: não ceda ao desânimo, não ceda a esta monotonia. Mesmo que passemos por momentos monótonos, mesmo que passemos por momentos sem saber o que fazer, deixe o Espírito refazer nossa cabeça, nossa mente, nossos sentimentos, deixe-nos ser guiados pelo Espírito.
O Espírito traz criatividade, luz e direção, reinventa o que já inventou, cria o que foi criado; o Espírito sopra o novo de Deus, porque essa é a graça que recebemos.
Quem se deixa conduzir pelo Espírito é conduzido ao novo de Deus, e Deus torna novas todas as coisas em nossa vida quando permitimos que Seu Espírito remova o que não é Dele e sempre pode trazer o que é de Deus dentro de nós.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário