26/04/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
IV SEMANA DA PÁSCOA (Branco Ofício do dia)
O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)
Ó Deus, que, pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei de santa alegria os vossos filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 11 1 os apóstolos e os irmãos da Judéia ouviram dizer que também os pagãos haviam recebido a palavra de Deus.
2 E, quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis que eram da circuncisão repreenderam-no:
3 "Por que entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles?"
4 Mas Pedro fez-lhes uma exposição de tudo o que acontecera, dizendo:
5 "Eu estava orando na cidade de Jope e, arrebatado em espírito, tive uma visão: uma coisa, à maneira duma grande toalha, presa pelas quatro pontas, descia do céu até perto de mim.
6 Olhei-a atentamente e distingui claramente quadrúpedes terrestres, feras, répteis e aves do céu.
7 Ouvi também uma voz que me dizia: ‘Levanta-te, Pedro! Mata e come’.
8 Eu, porém, disse: De nenhum modo, Senhor, pois nunca entrou em minha boca coisa profana ou impura.
9 Outra vez falou a voz do céu: ‘O que Deus purificou não chames tu de impuro’.
10 Isto aconteceu três vezes e tudo tornou a ser levado ao céu.
11 Nisso chegaram três homens à casa onde eu estava, enviados a mim de Cesaréia.
12 O Espírito me disse que fosse com eles sem hesitar. Foram comigo também os seis irmãos aqui presentes e entramos na casa de Cornélio.
13 Este nos referiu então como em casa tinha visto um anjo diante de si, que lhe dissera: ‘Envia alguém a Jope e chama Simão, que tem por sobrenome Pedro’.
14 Ele te dirá as palavras pelas quais serás salvo tu e toda a tua casa.
15 Apenas comecei a falar, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, como no princípio descera também sobre nós.
16 Lembrei-me então das palavras do Senhor, quando disse: ‘João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.
17 Pois, se Deus lhes deu a mesma graça que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, com que direito me oporia eu a Deus?"
18 Depois de terem ouvido essas palavras, eles se calaram e deram glória a Deus, dizendo: "Portanto, também aos pagãos concedeu Deus o arrependimento que conduz à vida!"
Palavra do Senhor.
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
Assim como a corça suspira
pelas águas correntes,
suspira igualmente minha alma
por vós ó meu Deus!
A minha alma tem sede de Deus
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver
a face de Deus?
Enviai vossa luz, vossa verdade:
elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso monte santo,
até a vossa morda!
Então irei aos altares do Senhor,
Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei ao som da harpa,
meu Senhor e meu Deus!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus: 10 1 “Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.
4 Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.
5 Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6 Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar.
7 Jesus tornou a dizer-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.
10 O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Jesus se pôs entre os discípulos e lhes disse: a Paz esteja convosco, aleluia! (Jo 20,19)
Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramentos a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Cristo veio para que tenhamos vida plena
Não podemos nos deixar enganar, pois há um ladrão que veio para roubar, para destruir e matar a nossa vida. O ladrão não vem como ladrão, vem como enganador, como impostor, como aquele que ilude, que rouba a nossa vida das mãos de Deus e a leva para o mal. Ele não sossega enquanto não rouba, destrói e mata a nossa vida.
Cada vez ele começa a agir mais cedo. Estão roubando a vida das nossas crianças. Estão tirando o sentido da vida das nossas crianças cada vez mais cedo. Estamos permitindo que o ladrão entre em nossa casa, mas é o ladrão de almas e de corações, é o ladrão que está roubando os nossos filhos, está roubando a nossa juventude e os nossos lares para destruir e, por fim, matar a vida que há no sentido de viver, no coração dos jovens, dos filhos, dos homens e das mulheres, porque ele é destruidor e não sossega enquanto não tira o sentido da vida.
A cada minuto, uma pessoa no mundo está tirando a sua própria vida; a cada minuto, uma pessoa está perdendo o sentido de viver. A cada instante, as pessoas estão entregando-se ao desgosto pela vida. Precisamos trabalhar para resgatar a vida humana.
É com Jesus que queremos encontrar o sentido cada vez mais pleno da vida
Jesus veio para que tenhamos vida plena, vida em abundância, vida com gosto e com sentido. Não tiremos de Jesus o sentido da nossa vida, não tiremos a vida da nossa casa, da nossa família da vida de Jesus, porque o mal está entrando pelas janelas, pelas portas; o mal está entrando pelo ar, pelas fibras ópticas, o mal está entrando, penetrando, roubando, dilacerando, enganando, iludindo e, por fim, dividindo e matando a vida.
Não nos deixemos enganar, as drogas estão entrando com tanta facilidade e não são as drogas ilícitas do mundo, são muitos programas de televisão, os programas que entram pelas redes sociais, pela internet, que são verdadeiras drogas, fazem pessoas realmente viciadas, criam tendências negativas e destrutivas, são crianças que estão brincando de matar umas às outras.
É a indústria do mal que cada vez mais está espalhando morte e não podemos nos deixar seduzir pelo poder do mal, porque ele é destruidor, coloca as pessoas umas contra as outras e vamos perdendo o sentido de viver e tirando o sentido da vida dos outros.
Jesus veio para que tenhamos vida, é a vida de Jesus que queremos viver. É com Ele que queremos encontrar o sentido cada vez mais pleno da vida, e queremos permitir que a vida d’Ele esteja em nossa casa, em nossas famílias, em nossos lares. É a vida de Jesus que resgata a vida dos nossos jovens, que salva os nossos casamentos e os nossos lares. Por isso, tenhamos a vida em nome de Jesus.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário