19/04/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

III SEMANA DA PÁSCOA (Branco – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Ressuscitou o bom pastor, que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo rebanho, aleluia.

Oração do dia

Ó Deus, vós que mostrais a luz da verdade aos que erram para que possam voltar ao bom caminho, concedei a todos os que se gloriam da vocação cristã rejeitem o que opõe a este nome e abracem quanto possa honrá-lo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Atos 6,8-15)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 6 8 Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo.
9 Mas alguns da sinagoga, chamada dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele.
10 Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava.
11 Então subornaram alguns indivíduos para que dissessem que o tinham ouvido proferir palavras de blasfêmia contra Moisés e contra Deus.
12 Amotinaram assim o povo, os anciãos e os escribas e, investindo contra ele, agarraram-no e o levaram ao Grande Conselho.
13 Apresentaram falsas testemunhas que diziam: "Esse homem não cessa de proferir palavras contra o lugar santo e contra a lei.
14 Nós o ouvimos dizer que Jesus de Nazaré há de destruir este lugar e há de mudar as tradições que Moisés nos legou".
15 Fixando nele os olhos, todos os membros do Grande Conselho viram o seu rosto semelhante ao de um anjo.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 118/119

Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

Que os poderosos reunidos me condenem;
o que me importa é o vosso julgamento!
Minha alegria é a vossa aliança,
meus conselheiros são os vossos mandamentos.

Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes,
ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
Fazei-me conhecer vossos caminhos
e então meditarei vossos prodígios!

Afastai-me do caminho da mentira
e dai-me a vossa lei como um presente!
Escolhi seguir a trilha da verdade,
diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

Evangelho (João 6,22-29)

Aleluia, aleluia, aleluia.

O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar percebeu que Jesus não tinha subido com seus discípulos na única barca que lá estava, mas que eles tinham partido sozinhos.
23 Nesse meio tempo, outras barcas chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças.
24 E, reparando a multidão que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, entrou nas barcas e foi até Cafarnaum à sua procura.
25 Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: "Mestre, quando chegaste aqui?"
26 Respondeu-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal".
28 Perguntaram-lhe: "Que faremos para praticar as obras de Deus?"
29 Respondeu-lhes Jesus: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou".
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Subam até vós, ó Deus, as nossas preces com estas oferendas para o sacrifício, a fim de que, purificados por vossa bondade, correspondamos cada vez melhor aos sacramentos do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz; eu vo-la dou, mas não como a dá o mundo, diz o Senhor, aleluia! (Jo 14,27)

Depois da Comunhão

Deus eterno e todo-poderoso, que, pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós o sacramento pascal e infundi em nossos corações a fortaleza desse alimento salutar. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Lutemos para que Jesus seja o alimento da nossa família

“Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará” (João 6,27).

O que é a nossa vida senão levantar cedo para trabalhar e voltar para a casa no final do dia, para poder ganhar o pão de cada dia, o pão cotidiano para alimentar a nós e os filhos? É para isso que o pai e a mãe trabalham, é nisso que, muitas vezes, se resume os esforços humanos: para colocar o pão dentro de casa, o pão que o próprio Senhor disse aos nossos pais no paraíso, o pão ganhado com o suor do rosto.

É preciso ter consciência e, ao mesmo tempo, serenidade na vida para entender que a vida não se resume na luta pelo pão de cada dia. E que não falte! Porque, muitas vezes, quantos pais de família querem trabalhar e falta trabalho ou até um trabalho digno, ou quantas vezes o esforço humano não é compensado? Mas não podemos deixar de anunciar aquilo que Cristo está nos anunciando.

É necessário trabalhar, buscar o pão cotidiano para que não falte o alimento, não falte o necessário e o importante dentro de nossas casas e famílias. É importante também dizer que não podemos viver somente em função de trabalhar, não podemos viver somente em função de ter o pão dentro da nossa casa, ter o alimento, ter as nossas necessidades satisfeitas e saciadas com o fruto do nosso trabalho.

Não cansemos de nos esforçar para que Jesus seja o alimento da nossa casa e da nossa família

É preciso um esforço pelo alimento que permanece até a vida eterna, porque senão que frustrante seria a nossa vida se chegarmos no acaso dela e olharmos o que fizemos da vida: só trabalhamos e labutamos? Buscamos a cada dia o pão da vida, o pão que dá sentindo à nossa vida.

Por isso, o pai e a mãe que trabalham para colocar o pão dentro de casa, trabalhem, por favor, para alimentar os seus com o Pão da Palavra, com o Pão da Vida, com o Pão que é Jesus. Alimente a sua casa de Deus, alimente os seus filhos e a sua própria vida com Jesus, Palavra Viva, com Jesus o Pão vivo da Palavra e na Eucaristia, com Jesus o Pão da Vida que nos dá a vida a cada dia.

Isso se faz no cotidiano da vida, isso se faz alimentando-se na hora das refeições com a Palavra, isso se faz com a oração cotidiana, com o se colocar na presença de Deus.

Não permita que a família se reúna em torno da mesa somente para comer, mas que a família se reúna em torno da Palavra, em torno de Jesus. Que coloquemos em Jesus toda a nossa confiança e esperança, não cansemos de nos esforçar para que Jesus seja o alimento da nossa casa e da nossa família.

Esforce-se mesmo, porque o esforço é colocar força na nossa luta, e só conseguiremos colocar Jesus em nossas casas, se nos esforçarmos.

Se você faz corpo mole, se você segue a tendência do cansaço e do desânimo, se você esmorece, se deixa de rezar, se não leva os seus para rezar, se você não traz a Palavra para dentro de casa ela vai saindo, vai perdendo o espaço, vai perdendo o lugar; e Jesus tem perdido o lugar em nossas casas para a televisão, para a internet, redes sociais, smartfones; Ele tem perdido o lugar para as diversões e distrações da vida, e a nossa vida está se tornando sem sabor e sem gosto porque não estamos nos alimentando de Jesus, do Pão da Palavra e da Vida, e não estamos alimentando os nossos.

Esforce-se! Não somente pelo pão cotidiano, mas para que na sua casa tenha a cada dia o pão que dá a vida eterna.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ